17 de Julho de2024


Área Restrita

DESTAQUES Quarta-feira, 29 de Maio de 2024, 10:16 - A | A

Quarta-feira, 29 de Maio de 2024, 10h:16 - A | A

CULTURA

Curta metragem produzido em Primavera do Leste é finalista em festival internacional

Curta metragem ‘Como levar meu avô pro céu’, concorre com produções de 130 países

Jaqueline Hatamoto

Primavera do Leste volta a ser destaque, desta vez em nível internacional. O destaque vem com a indicação do curta metragem ‘Como levar meu avô pro céu’, produzido pela Face Filmes, com direção de Wanderson Lana e Thairo Menegati, a produção primaverense é um da das finalistas do festival Desaster de Ancara na Turquia.

130 países têm produções indicadas no festival que traz filmes que falam de desastres naturais ou provocados pela ação humana. E o curta, que tem em sua grande maioria atores da cidade, aborda a pandemia da Covid 19. A indicação surpreendeu a todos, afinal marca a trajetória do audiovisual produzido em Mato Grosso, para fora das fronteiras do estado.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

“Ficamos muito felizes com a indicação. É o cinema de Primavera, é um filme gravado na cidade, com atores, a grande maioria aqui da cidade, com a equipe, grande maioria aqui da cidade. E para nós mostrar essa capacidade de criação é fantástico. Geralmente o Mato Grosso era tido só como um receptor desta arte, parecia que a gente só podia receber trabalhos de fora. Isso não mudou, mas agora nós também somos produtores, nós também estamos exportando práticas culturais. E hoje temos um filme que levou o nome de Primavera do Leste para a Turquia e isso é maravilhoso”, explicou o diretor do filme e secretário municipal de cultura Wanderson Lana.

‘Como levar meu avô pro céu’ conta a história do início da Pandemia da Covid 19 em uma pequena cidade, onde as informações não chegam com facilidade. É nessa comunidade que vivem Juliana e seu avô, que infelizmente está muito doente. Diante do pior cenário, o avô prepara a neta para sua ausência, apostando na beleza do imaginário infantil no enfrentamento da perda. Para isso, o último pedido feito pelo avô é um tanto quanto inusitado. Juliana precisa encontrar um saci para pedir que seu avô se transforme em estrela ou passarinho, só assim ele poderá ir para o céu.

Para a criação do roteiro, Lana conta que se baseou em uma cena que ele viu em um bairro de Primavera do Leste, bem no início da pandemia.

“Bem no início da pandemia, eu estava em um bairro e vi uma família inteira, que compartilhava a mesma máscara. Para entrar no mercado uma criança usou a máscara dela, saiu a mãe precisava da máscara para entrar em outro comércio, e pegou a mesma máscara da criança. E essa cena a gente inclusive retrata no filme, até mesmo para as pessoas entenderem como era a situação da pandemia para pessoas que tinham condições financeiras e para pessoas que não tinham condições financeiras. E nessa família, o avô, muito preocupado com a morte quis preparar uma situação de luto para a sua neta com muito amor e carinho”, destacou Lana.

O curta metragem foi gravado na cidade de Alto Coité, distrito de Poxoréu. E apesar de ter sido produzido em 2021, ainda não foi exibido ao público. Isso porque, desde o seu lançamento, tem participado de festivais, que tem como exigência, que o material audiovisual seja inédito. Porém, essa espera pode estar próxima do fim.

“Para você concorrer num festival, o filme precisa ser inédito. Ou seja, ele não pode ter em nenhuma plataforma de streaming no YouTube ou em nenhuma outra maneira de divulgação. Os festivais neste ano são em grande maioria para inscrever filmes produzidos até 2021, e esse filme foi produzido em 2021, então acredito que até o ano que vem a gente consiga exibi-lo para toda população”, explicou o secretário.

Independentemente do resultado alcançado na Turquia, para Wanderson Lana, o prêmio já veio, que é o reconhecimento do audiovisual produzido em Primavera do Leste e no Mato Grosso. A principal conquista, está na abertura de portas, para outras produções que virão.

“Ganhando ou não, já somos vitoriosos. Essa é a primeira grande indicação de tantas outras que virão. Seja por este curta, ou pelos que estão sendo produzidos aqui na cidade. E estamos em êxtase em saber que estamos na Turquia concorrendo com outros 130 países, isso já é uma vitória. Olha onde esse filme chegou, olha onde Primavera está! Isso já é uma vitória”, finalizou Wanderson Lana.

 

Ficha técnica

‘Como levar meu avô pro céu’, tem Direção: Thairo Meneguetti e Wanderson Lana. Roteiro: Wanderson Lana. Produção Executiva: Edilene Rodriguez e Kiko Sontak (facesfilmes). Direção de Produção: Edilene Rodriguez. Direção de Fotografia: Duflair Barradas. Concepção Sonora: Marcello Amaufi. Direção de Arte: Edilene Rodriguez, Kiko Sontak e Wanderson Lana. Montagem: Dener Gonçalves, Trilha Musical: Marcello Amaufi.

Elenco: Amauri Tangará - Avô; Giovanna Campos - Juliana; Edilene Rodriguez - Mãe; Wanderson Lana - Pai; Denisvan Souza Costa - Saci; Marta Gonçalves Pantaleão - Tia; Thairo Meneghetti - Tio.

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]