17 de Outubro de2024


Área Restrita

DESTAQUES Quinta-feira, 10 de Outubro de 2024, 10:07 - A | A

Quinta-feira, 10 de Outubro de 2024, 10h:07 - A | A

DESENVOLVIMENTO

Shopping em Primavera do Leste: um sonho que está perto de tornar-se realidade.

Projeto foi apresentado no fim do mês passado e marca um importante passo no desenvolvimento da cidade.

Wellington Camuci

“Quando grandes marcas se unem, Primavera floresce”. Com este slogan foi apresentado em Primavera do Leste, o projeto do primeiro shopping do município. A concepção deste empreendimento que iniciou a partir da união das empresas, Campo Incorporadora e Incorporadora Cosentino, duas gigantes do segmento de incorporação imobiliária que se destacam por trazer empreendimentos inovadores que tem visibilidade inclusive, no cenário nacional, e a AD Shopping e Empreendi Real State, grandes empresas do ramo de gestão de shoppings centers no Brasil.

O empreendimento que marca um avanço no desenvolvimento de Primavera, nasceu de um sonho de ver o município prosperar, assim, iniciou a parceria dessas duas empresas de Primavera do Leste, a Cosentino, responsável pela fundação da cidade e a Campo Incorporadora, que, desde 2010, contribui significativamente para o crescimento ordenado do município, através de seus loteamentos planejados.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

“Após a inauguração do Shopping Sinop há três anos, nós já começamos a pensar na questão do Shopping em Primavera. E, neste caminho, acabamos nos encontrando com a Incorporadora Cosentino, que são pioneiros na cidade. Eles também tinham esse anseio e visão, e então, juntos, começamos a entender que havia uma sinergia em nossos negócios, além do fato de estamos no mesmo ramo de atividade”, destacou o diretor da Campo Incorporadora, Marco Antonio Kunzler.

Kunzler, salienta que o shopping não é da Campo ou da Cosentino, ou das outras empresas que fazem parte da sua concepção, é um shopping de Primavera do Leste e região.

“Em 2022, nós fizemos uma pesquisa de mercado com outro grupo que estava conosco, um grupo do Nordeste, que já tem shoppings, contratamos uma empresa especialista, e essa pesquisa apresentou-se bem favorável para a abertura de um shopping na cidade. Inclusive, a pesquisa nos mostrou o tamanho que o shopping deveria ter, quantos metros quadrados de lojas e tantas outras informações. Então, nós fomos amadurecendo essa ideia. Paralelamente a isso, o grupo da Campo Incorporadora, como eles já tem o shopping de Sinop, eles já vinham acompanhando esse crescimento de Primavera”, explicou o diretor comercial da Cosentino, Edgard Ometto Cosentino.

IMG_20240919_203743946.jpg

 Marco Antonio Kunzler, Edgard Ometto Cosentino, Roberto Martins e o arquiteto Carlos Dominguez

Marco, ressalta que todo o desenvolvimento do projeto, até o momento, passou por muitas etapas e ainda tem, um longo caminho a percorrer. Ele explica, “não são os indutores desse processo, ou os incorporadores, ou quem tem a iniciativa de fazer esse empreendimento, que faz um shopping sozinho. Um shopping é feito a quatro mãos. Nós estamos em uma fase agora, depois de discutir com a imobiliária Cosentino e desenvolver esse empreendimento na área deles, com todas as características, inúmeras reuniões e vários levantamentos, agora partimos para os projetos definitivos”, salienta o empresário.

Ainda, de acordo com Marco, enquanto trabalham no desenvolvimento do projeto do shopping, outra equipe trabalha na comercialização dos espaços para as chamadas “lojas âncoras”. “Quando você faz empreendimentos dessa natureza, você começa elencando e trazendo as lojas âncoras. Podemos citar como lojas âncoras, as que estão presentes em todos os shoppings centers, como Renner e Riachuelo, por exemplo. Então, a área comercial que está junto conosco na comercialização, começa a convidar essas marcas, que necessitam de espaços diferenciados para suas lojas”, explica.

 

Empreendimento deve ser inaugurando entre 3 e 4 anos

O Shopping de Primavera ainda está na fase de projetos, que poderá levar de oito a doze meses. E, após dois ou três anos, ele deve ser inaugurado, beneficiando não só Primavera do Leste, mas toda a região conhecida como a grande Primavera.

Conforme destaca o empresário Edgard, “As pessoas pensam apenas em Primavera. Mas, a cidade tem uma grande vantagem, que é ser polo da região. Hoje, nós estamos em uma localização que, dependendo da época do ano, cerca de 11 a 14 municípios dependem de Primavera do Leste. Essa pesquisa mostrou muito isso, essa população flutuante que existe na região”, salienta.

Marco explica que ter um shopping na cidade, traz diversos benefícios, inclusive na possibilidade de se obter mais investimentos no município.

“Existem hoje aproximadamente 620 shoppings no Brasil, apenas 223 cidades no país possuem shoppings centers, e é um sonho de toda a cidade ter um shopping center. Isso tem uma importância e um benefício muito grande para a cidade, pois ela muda de patamar. Cidades com shopping e sem shopping, têm categorias de investimento diferentes. Ter um shopping na cidade é motivo para outras empresas decidirem se instalar aqui, então ele é vital para isso”, explica Kunzler.

2.jpg

 

O Shopping de Primavera já tem endereço certo. Uma área de cerca de 22 hectares foi destinada ao empreendimento na região do Jardim das Américas. A área cedida pela Cosentino, e foi cuidadosamente pensada para beneficiar toda a cidade.

“Esses estudos mostraram que a região é excelente, é uma área que se você fizer um raio de 3,4 quilômetros, você atinge cerca de 75% da população de Primavera. Em menos de 5 a 8 minutos, a população consegue acessar o shopping, com avenidas estruturantes de locomoção muito rápidas. Esse local foi destinado para esse projeto, e não é somente de um shopping, é um complexo de prédios residenciais, comerciais, áreas para supermercados e hotéis, centro para multieventos. É uma área que vai dar vida a toda essa região”, ressalta Edgard O. Cosentino.

“Esse empreendimento não se resume única e exclusivamente a um shopping de varejo, ele será um complexo que vai ter moradias,  hotéis, escritórios, terá esse conceito muito moderno de você morar, trabalhar e viver muito próximo a tudo, sem ter que se deslocar para longas distâncias, isso acontece muito no convívio urbano, evidentemente a característica de Primavera, que tem um forte apelo para o agro, e que as pessoas têm que se deslocar para suas fazendas, mas esse tipo de empreendimento gera um novo estilo de vida com mais praticidade e conforto. E está em alta em diversos lugares do mundo, onde você pode morar, trabalhar, ter os seus momentos de lazer e entretenimento, sem ter que percorrer longas distâncias”, complementa Marco.

A arquitetura do futuro Shopping de Primavera ficou sob a responsabilidade do arquiteto Carlos Dominguez. Com uma vasta experiência na arquitetura e no desenvolvimento de diversos empreendimentos e shoppings centers pelo país, ele pensou em um shopping com as características de Primavera do Leste.

“Nós contamos com a escolha dos empreendedores de uma área que permitia uma certa liberdade criativa e isso é muito importante, o terreno é o principal. Então ele facilitou o desenvolvimento de uma ideia de shopping muito aberta, com grande integração com a natureza. Ele é muito rico em toda a parte externa. Não é um shopping fechado para dentro, ele tem muita área externa, muito lazer, e muito espaço para atividades complementares”, explicou o arquiteto.

Roberto Martins, porta voz da AD Shoping, Empreendi e das outras empresas que atuam na administração de vários shoppings pelo país, incluindo o shopping de Sinop, primeiro empreendimento do grupo no estado, explicou que pensar em um empreendimento em cidades que estão em desenvolvimento, como é o caso das duas primeiras cidades de atuação no estado, Sinop e Primavera do Leste, tem suas bénéfices, entre elas a de conseguir um bom espaço para a construção de um empreendimento dessa magnitude.

Ele destaca que ao construir shoppings em Mato Grosso é poder oferecer aos desbravadores desta terra, os frutos de todo o trabalho.

“Vir a Mato Grosso, significa atender as demandas de Mato Grosso, hoje, depois de anos de trabalho, depois de todo aquele povo que veio pra cá antes, que ralou uns 30 anos aqui e agora começa a colher os frutos do que eles construíram, começa a viabilizar uma série de outros investimentos, não só um shopping. Estamos entregando para população aquilo que ela trabalhou a vida inteira para ter”, salienta.

Roberto também explica que este é o momento certo para que Primavera do Leste possa receber um shopping, para ajudar, ainda mais, no desenvolvimento da cidade, que tem crescido rapidamente. “Eu olho para essa cidade e vejo que ela começou a ter muitos investimentos, muitas indústrias, serviços, a Rumo, por exemplo, chegando com o terminal, e uma série de outras coisas que estão acontecendo na região. Atualmente aqui tem cerca de 100 mil pessoas, daqui a dez anos, vai estar com 200 mil pessoas ou muito próximo disso e se não começar a pensar agora, quem vai atender tudo isso aqui?”, finalizou.

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]