A delegada AnaMaria Machado da Costa é a nova delegada regional de Primavera do Leste. Ela se torna a primeira mulher a ocupar o posto na região. Nordestina arretada, AnaMaria é de Maceió e iniciou a carreira junto a Polícia Civil há quase 13 anos. Em Primavera do Leste há mais de 10 anos, ocupa o cargo também de delegada titular da delegacia da mulher.
Em entrevista a delegada falou da sua trajetória e dos desafios do novo cargo.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
Jornal O Diário: Quando a senhora entrou para a Polícia Civil, e o que te despertou essa vontade de servir e proteger a sociedade?
AnaMaria Machado da Costa – delegada: Eu entrei (para PC) em 2012, são 12 anos e meio, praticamente, na Polícia Civil do Mato Grosso. Era um desejo que eu tinha desde pequena, de fazer parte da segurança pública, ser uma policial civil. Graças a Deus, através do concurso público, e de Deus eu consegui realizar esse sonho.
Jornal O Diário: A senhora não é de Mato Grosso, veio de qual estado?
AnaMaria Machado da Costa – delegada: Eu sou da nordestina, sou de Maceió.
Jornal O Diário: Conte-nos um pouco da trajetória, até assumir o cargo de delegada regional.
AnaMaria Machado da Costa – delegada: A minha primeira lotação foi na fronteira, na cidade de São José dos Quatro Marcos, onde eu substituí o Dr. Walfrido. Exerci minhas funções na fronteira por três anos e meio em várias cidades, como Cáceres, Araputanga, entre outras. Nestas cidades eu fiquei no combate à criminalidade o tráfico de drogas. Pelo trabalho realizado eu recebi um convite para delegacia especializada no combate ao tráfico de drogas que é a DRE em Cuiabá, que atua em todo o estado. Depois de um tempo exercendo essas funções eu pedi para vir para Primavera do Leste eu estou aqui há quase 10 anos. Primeiro fiquei na Delegacia de Roubos e Furtos, depois veio a ideia da Delegacia Especializada da Mulher, idosos, criança e adolescente, que eu tive essa alegria também em exercer minhas funções. E hoje o convite aqui para a Delegacia Regional de Primavera do Leste, salientando que eu estou coordenando não só a Primavera do Leste, mas toda a regional, que abrange Campo Verde, Poxoréu, Gaúcha do Norte, e Paranatinga.
Jornal O Diário: A senhora assumindo a Delegacia Regional, quem assume a Delegacia da Mulher?
AnaMaria Machado da Costa – delegada: Eu fui a primeira delegada, foi a primeira delegacia da mulher aqui da cidade, por isso tem meu coração. E eu continuo respondendo por essa delegacia também. Mas entre os meus projetos de gestão está o pedido da vinda de uma delegada para essa delegacia.
Jornal O Diário: Explica um pouco para gente, qual a função de uma delegada regional?
AnaMaria Machado da Costa – delegada: Uma delegada regional tem que, primeiramente apoiar, auxiliar todos os delegados, investigadores e escrivães no exercício da função deles. É mais uma atividade administrativa e o suporte, o apoio para que cada servidor saiba que vai ter recursos necessários para exercer suas funções com qualidade.
Jornal O Diário: Como pretende agir no combate as organizações criminosas?
AnaMaria Machado da Costa – delegada: Na nossa regional, nós temos resultados bons. Não só aqui como no estado. Tivemos a diminuição de homicídio, feminicídios. Por exemplo aqui em Primavera do Leste há quatro anos não temos feminicídio. Fora as outras operações, dos colegas de trabalho, da equipe da Polícia Civil, juntamente com outras instituições. Primavera do Leste tem operações que vem sendo desencadeadas desde 2016, focadas em cumprir medidas cautelares importantes pra mexer no financeiro da organizações. E o meu projeto, é juntamente com minha equipe, é combater mais ainda as facções. Um projeto em conjunto com todo o governo, com tolerância zero com relação à facção criminosa.
Jornal O Diário: A senhora se torna a primeira mulher a ocupar o cargo de delegada regional na nossa região, como a senhora se sente, entrando para história desta maneira?
AnaMaria Machado da Costa – delegada: Estou muito alegre, ainda mais por poder exercer a minha função nessa cidade que eu gosto tanto, que me acolheu, que é a Primavera. Acho que é uma força para as mulheres. Eu acho que foi o momento certo, me sinto preparada e tendo uma equipe que trabalha com excelência como a que tenho, e com o apoio também das instituições, que isso é muito importante. Tem tudo para dar certo.
Jornal O Diário: Gostaria que a senhora deixasse uma mensagem, para pessoas que assim como a senhora sonhou, sonham hoje em ser da polícia.
AnaMaria Machado da Costa – delegada: Sigam com Determinação, fé em Deus. Se você estiver com Deus, vai conseguir. Se ter fé, estudar, focar. A educação é a base de tudo. E não desista do seu sonho. Tenha determinação que vai acontecer. Para mim é uma alegria poder realizar esse sonho, e uma alegria tendo agora uma ascensão na minha carreira dentro da instituição que eu tanto amo.