Em Primavera do Leste o último informativo epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica apontou que de janeiro até o dia 31 de outubro foram notificados 48 casos de HIV. Apenas no mês de outubro foram 16 novos casos.
Outra doença sexualmente transmissível que preocupa e vem aumentando é a sífilis. O número de infectados no ano chegou a 94 pessoas e no mês de outubro foi registrado 16 casos.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
Importante lembrar que além dessas duas doenças sexualmente transmissíveis existem outras que também podem ser transmitidas via relação sexual, sendo elas: HPV, hepatite c, gonorreia e glamidia.
E a prevenção acaba sendo a única forma de que as pessoas não se contaminem. Para chamar a atenção para prevenção e em comemoração ao mês alusivo na luta contra aids, o dezembro Vermelho, diversas ações estão sendo realizadas pelo Centro de Testagem e Acolhimento - CTA e pelo Serviço de Atendimento Especializado - SAE), que juntos desenvolvem ações, em escolas, postos de saúde, hospitais, bares, Upas, realizando reuniões e palestras.
O desenvolvimento desse trabalho envolve um número grande de profissionais da área da saúde, como; médicos, enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos, assistentes sociais, assistentes administrativos, técnicos de enfermagem. Todos capacitados e orientados para acolher da melhor forma os pacientes que procurem ou sejam encaminhados até o CTA/SAE, onde receberão orientação ou tratamento se for o caso.
Segundo Sandra Vieira de Queiroz, coordenadora do CTA/ SAE e farmacêutica existem muitos mitos e dúvidas sobre o tema que para muitos ainda é um tabu.
“São muitos mitos e muitas dúvidas e muitas coisas a serem esclarecidas com relação ao tratamento do HIV “.
Sandra avalia que as mentiras e dúvidas lançadas sobre o tema geram desconforto, devido a desatualização.
“Todos esses mitos que envolvem a questão, com informações desatualizadas geram um certo desconforto”.
A profissional finaliza alertando e frisando a importância dos profissionais de Saúde, tanto para esclarecer, como para orientar a população de modo geral.
“É por isso que existe a equipe do CTA/ SAE para dar e passar informações não só no mês de dezembro, mas durante todo o ano”.
Monitoramento de casos será feito por painel nacional
Para celebrar a data Ministério da Saúde lançou um painel para monitorar os casos de HIV e AIDS.
O painel de monitoramento de cuidado do HIV é uma plataforma que trará transparência ao acesso à informação e sobre cuidados do HIV e AIDS no Brasil.
A ferramenta disponível no site da pasta reúne indicadores atualizados relacionados ao diagnóstico, início do tratamento e acompanhamento de pessoas com HIV e AIDS no país.