Enquanto o projeto de lei de autoria do governo do estado, que proíbe o uso de celulares em escolas, tramita na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso - ALMT, uma escola de Primavera do Leste já implantou a medida desde o início deste ano letivo, e os resultados têm sido a melhoria na concentração e na interação entre os alunos.
A escola Sebastião Patrício adotou a medida, com o consentimento dos pais. Assim, os alunos durante as aulas mantêm o aparelho celular desligado.
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“No começo deste ano (2024), nós fizemos uma reunião com os pais, essa reunião foi feita depois que discutimos o assunto junto ao nosso corpo docente. E eles aceitaram desde a primeira reunião essa proibição, então quando os alunos começaram o ano, eles já sabiam que não poderiam utilizar os aparelhos celulares na unidade escolar”, explicou Liliane Ferrari, diretora da unidade.
Para garantir um contato entre os pais e alunos em momentos de necessidade, a escola disponibilizou três telefones de contato.
“Disponibilizamos números de telefones para que os pais possam entrar em contato caso haja necessidade, seja por ligação ou mensagem, e avisamos os alunos. E essa comunicação tem dado certo”, expôs a diretora.
Além de apresentar uma melhorar na aprendizagem e concentração, a proibição do uso dos celulares no ambiente escolar resgatou a convivência entre os alunos.
“Hoje a gente consegue ver eles brincando no intervalo, temos pebolim, ping-pong, e outras atividades para que haja a socialização, esse é um processo que faz bem, por que a escola além do processo de aprendizagem tem um processo de ressocialização, e a ressocialização é fundamental”, finalizou a diretora.
Outro projeto já existe
Desde 2014, através da lei nº 10.117, o uso de aparelhos eletrônicos, como celulares, tablets entre outros, já é proibido em salas de aula do ensino fundamental e médio do Estado de Mato Grosso, para fins não pedagógicos. Ou seja, os aparelhos podem ser utilizados para pesquisas por exemplo.
A nova proposta, proíbe o uso até mesmo para fins pedagógicos. Claúdia Costa, coordenadora de gestão pedagógica da Diretoria Regional de Ensino – DRE de Primavera do Leste, explica, que atualmente as escolas do estado são dotadas de diversas tecnologias não sendo mais necessário o uso dos aparelhos celulares dos alunos.
“Em sala de aula a proposta é que o aluno use para fins pedagógicos, mas hoje não é mais necessário que os alunos usem os dispositivos, as escolas têm os cromebooks e outros dispositivos que permite que os alunos façam a sua pesquisa ou tenham acesso as informações”, disse.
A coordenadora ainda destaca que uma pesquisa recente revelou as consequências do uso dos celulares de forma excessiva pelos alunos, acaba prejudicando na aprendizagem.
“Nós temos uma pesquisa do PISA, que ressalta que o uso de aparelhos celulares de cinco a sete horas, prejudicou os estudantes, principalmente no componente de matemática. Pois ele perde o foco, se envolve com jogos, e isso acaba prejudicando diretamente a aprendizagem e a resolução de atividades”.
Pesquisa revelou apoio dos pais
O governador Mauro Mendes encaminhou no mês passado, o projeto de lei que visa proibir o uso de celulares pelos estudantes nas salas de aula da rede estadual.
O projeto segue tramitando na Assembleia Legislativa e, se aprovado, será sancionado pelo governador.
Segundo o governador, a medida é importante para alavancar o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes.
“Nós estamos trabalhando para melhorar a qualidade da educação em Mato Grosso, e essa medida é mais um passo importante nesse sentido. Sempre pensando no aprendizado do aluno e no seu desempenho em sala de aula”, afirmou o governador.
O governador relatou que uma pesquisa contratada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) revelou apoio majoritário dos pais à medida.
“Após uma pesquisa com mais de 1 mil pais de alunos da rede pública, 86% deles se mostraram favoráveis à proibição. Nós acreditamos que o uso de celulares em sala de aula tem tirado a atenção dos alunos e prejudicado o desempenho deles, e essa medida visa garantir um ambiente mais propício ao aprendizado”, destacou.
Mauro Mendes explicou que a iniciativa se inspira em outros estados brasileiros que já trilham o mesmo caminho.
“Temos convicção de que a aprovação do projeto trará resultados positivos para a educação em Mato Grosso, que já deu um salto significativo nos últimos anos, saindo da 22ª para a 8ª posição no ranking nacional do IDEB”, afirmou o governador.
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, disse que a medida é mais uma ação para evoluir o ensino no estado.
“Estamos muito felizes em dar mais um passo importante para a educação em Mato Grosso, o apoio dos pais a medida reforça a necessidade de criarmos um ambiente de aprendizagem mais focado e produtivo para os nossos alunos”, ressaltou o secretário.
Cristiane dos Santos Rocha 30/10/2024
Preciso de uma mordida é não tenho pág aluguel
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