26 de Abril de2024


Área Restrita

NOTÍCIAS Terça-feira, 09 de Agosto de 2022, 06:30 - A | A

Terça-feira, 09 de Agosto de 2022, 06h:30 - A | A

ECOPONTO VIROU LIXÃO

MP instaura procedimento para que poder público apresente solução para área localizada aos fundos do Buritis

Moradores denunciam descarte irregular de lixo e sofrem com fumaça proveniente de pequenos incêndios

JAQUELINE HATAMOTO

Um espaço que era para ser utilizado como ponto de descarte para resíduos construção civil, se tornou um verdadeiro lixão a céu aberto, e tem trazido problemas aos moradores dos bairros Buritis, Primavera III, Tuiuiú e região. Não bastasse o lixo acumulado, recentemente o local pegou fogo, e a fumaça tem invadido as casas e trazendo desconforto respiratório. Após denúncias feitas por moradores e pelo vereador Luís Costa, o Ministério Público – MP instaurou um procedimento e tem acompanhado de perto a situação, tendo em vista que o problema de descarte irregular de lixo e fogo no local são registrados constantemente.

Batizado de Ecoponto Tupã, o espaço foi criado para receber somente Resíduos Construção Civil – RCC, mas, de acordo com o secretário de Meio Ambiente Toninho Filho, a população vem descartando lixo, muitas vezes contaminados por óleo queimado. Como há todo tipo de resíduo, o local atrai catadores de recicláveis, que em busca de fios de cobre, precisam utilizar fogo para separar o cobre dos fios. E é isso que pode estar causando os incêndios.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

“A população vem descartando lixo muita das vezes contaminado com óleo que vem de mecânicas. Alguns catadores de recicláveis tem ido ao local e queimam fios elétricos para retirada do cobre, é esse fogo acaba indo para esse material com óleo”, explicou Toninho.

De acordo com informações as quais o Jornal O Diário teve acesso, após manifestação do MP, a prefeitura assumiu alguns compromissos para que pudesse pelo menos minimizar o problema.

O secretário de meio ambiente, destaca que entre as medidas a serem adotadas está o cercamento da área e o controle de entrada e saída de veículos que buscam o local para fazer o descarte. “Para conter esse descarte irregular e a entrada de catadores, estamos finalizando a construção do alambrado, onde será feito uma guarita para fiscalizar os caminhões antes de fazerem o descarte”.

 

WhatsApp Image 2022-08-02 at 09.56.54.jpeg

 

LIXO QUEIMA EM PROFUNDIDADE

No dia 01 de agosto, por volta das 13:00, o Corpo de Bombeiros foi acionado para combater um incêndio no local. O fogo rapidamente se alastrou, chegando também a uma área de reserva. O fogo consumiu uma área de aproximadamente 15 hectares de vegetação. Os bombeiros ficaram aproximadamente quatro horas tentando controlar a chamas, e mesmo assim essa não foi eliminada por completo, devido a quantidade de materiais lixo/entulho queimando em profundidade. Na sexta-feira, 05 de agosto, ainda era possível ver fumaça no local.

O bairro buritis foi um dos mais afetados pela fumaça, alguns moradores preferiram sair de casa. Uma dessas moradoras foi Amanda Santin Sontak, ela mora no final da Avenida Carnaúba, e como tem um filho de um pouco mais de 01 ano, preferiu sair de casa para que a criança não sofresse com a fumaça que invadiu a casa dela.

Amanda relatou que saiu de casa no dia 01 de agosto, quando o incêndio na região começou. Tentou retornar para casa no dia 02 de agosto. No dia 03, precisou internar o filho. “Ele ficou internado, deu bronquiolite, que é causada pela fumaça. Eu estou na casa da minha avó, e como minha casa é a última do bairro, está só a fumaça”, disse a moradora, em entrevista no dia 05 de agosto.

Outras pessoas que moram no bairro, mas que preferiram não se identificar, também relataram casos de alergia e dificuldade de respiração.

Em nota encaminhada a imprensa, o Corpo de Bombeiros de Primavera do Leste, destacou que foram realizados diversos procedimentos para que a queima no local fosse cessada, porém, sem sucesso. “Foi realizado o combate com sopradores e também tentativas de amenizar as chamas e poluição do aterro de recebimento de resíduos de obras da cidade, utilizando água da viatura e de um caminhão pipa da prefeitura, porém sem muito êxito”.

Questionado sobre o fogo e fumaça no local, o secretário de Meio Ambiente, destacou que uma força tarefa foi feita para controlar o fogo. “Em relação ao fogo e a fumaça que permanece no local, fizemos uma força tarefa essa semana, com duas escavadeiras hidráulica, um trator esteira, uma pá carregadeira e dois caminhões pipa, para fazer o aceiro e controlar o fogo. Porém esse fogo ele está interno por conta do óleo, e é muito difícil de conter essa fumaça”, explicou Toninho Filho.

Desde o início do incêndio na área, o Ministério Público acionou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e vem monitorando a situação.

O secretário de Meio Ambiente, diz que o poder público vem trabalhando ao máximo para evitar queimadas, e pede o apoio da população para que caso alguém veja alguma pessoa ateando fogo em algum local que faça a denúncia. “Estamos trabalhando ao máximo pra evitar as queimadas. Tendo em vista que 95% delas são criminais, orientamos que caso alguém veja alguém ateando fogo, que denuncie para a secretaria”.

As denúncias podem ser feitas via e-mail: [email protected] e pelo telefone – whatsapp – 66 999986771. São aceitas fotos e vídeos e não é preciso se identificar.

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]