18 de Outubro de2024


Área Restrita

DESTAQUES Quinta-feira, 18 de Julho de 2024, 11:05 - A | A

Quinta-feira, 18 de Julho de 2024, 11h:05 - A | A

TRADIÇÃO

25º Femart movimenta a cultura e a economia de Primavera do Leste

14 CTG’s do estado de Mato Grosso participaram da competição inter-regional

Jaqueline Hatamoto

Milhares de pessoas passaram pela sede do Centro de Tradições Gaúchas - CTG Querência Distante em Primavera do Leste, que sediou a etapa inter-regional do 25º Festival Mato-grossense de Arte e Tradição Gaúcha – Femart, no último final de semana. O evento movimentou a cidade e reuniu representantes de diversos CTG’s das mais variadas regiões do estado.

“O Femart é o grande encontro cultural do que a gente vive no dia a dia, dentro de cada entidade. É uma grande reunião de família, onde cada um vem com seu trabalho e sua história e aqui dentro fazem um grande congresso.  O Femart nada mais é que a celebração de uma cultura, dentro de um estado que nos recebeu de braços abertos. E o que vemos nesta edição em Primavera é a celebração de uma cidade, de um povo trabalhador, carinhoso e gentil que sempre nos recebe de braços abertos”, explicou o presidente do Movimento Tradicionalista de Mato Grosso – MTG-MT, Francisco Muller de Souza.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

O evento realizado em Primavera do Leste, até o momento, foi considerado o maior já realizado em termos de estrutura e público. A estimativa da organização é de que aproximadamente 10 mil pessoas passaram pelo evento que teve a duração de três dias.

apresentação 2.jpeg

 

“Foi a maior estrutura que já foi montada até agora para receber toda a população. Está sendo um dos maiores festivais que teve, seja na participação dos CTG’s, como da população de um modo em geral”, destacou o patrão do CTG Querência Distante, Jérri Bicca.

Representantes de 14 Centros de Tradições Gaúchas participaram do evento, em busca de pontos para chegar mais próximo de carimbar o passaporte para a etapa nacional que ocorre em 2025. Luciano Flecker, diretor artístico da Confederação Brasileira de Tradições Gaúchas – CBTG, explica que a etapa realizada em Primavera do Leste, é uma preparação para a final estadual.

“Aqui eles estão se preparando para etapa final, que será em Lucas do Rio Verde.  Lá na final se classificam os grupos para competição nacional que é o nosso Fenart (Festival Nacional de Arte e Tradição Gaúcha), que acontece em 2025 em Goiás”.

 

invernada 2.jpeg

 

Economia aquecida

Pizzarias lotadas, vagas em hotéis esgotadas, salões de beleza sem espaço nas agendas, além da movimentação em lojas de tecidos e nos ateliês de costuras. Isso mostra a força do evento que movimentou muito mais que as famílias que cultuam o tradicionalismo, mas também toda uma economia.

“Eventos desta magnitude acabam movimentando toda uma cadeia econômica, é hotel, alimentação, transporte. Isso demonstra um papel fundamental de eventos culturais, que além de trazer uma opção de lazer saudável para a população, movimenta todo a cidade economicamente”, destacou o secretário adjunto de cultura André Sontak.

“É um evento que com toda certeza movimenta toda a economia nos mais variados setores, trazendo renda para o comércio e prestadores de serviço. Um recurso que circula dentro da cidade e faz a economia girar”, destacou o prefeito Leonardo Bortolin.

 

apresnetação.jpeg

 

Primavera do Leste em destaque

Primavera do leste teve competidores nas mais variadas modalidades, com destaque para as apresentações das invernadas mirim e adulta, na categoria danças tradicionais. Os pequenos de Primavera, trouxeram para o tablado a história e desventuras de um peão, atrás do boi barroso. Uma temática nova, e feita exclusiva para esta inter-regional.

“É um conto que criamos, onde um sertanejo foi se aventurar lá pelo sul, e foi laçar o boi barroso para trazer para o plantel dele. Mas lá ele vive uma verdadeira desventura e acaba não conseguindo laçar o boi. Viemos com uma temática nova, e com muito colorido e diversão”, explicou a responsável técnica e coreografa do CTG Querência Distante de Primavera do Leste, Bruna Almeida.

Já o grupo adulto, trouxe a alegria dos bailes de fronteira, e as prendas e peões levantaram a torcida, que cantou junto.

“É uma música que traz uma grande diversão para a sala. E com certeza para a final, traremos uma nova proposta”, adiantou Bruna.

A missão mais difícil ficou para os jurados, que precisam avaliar cada detalhe de todas as apresentações, seguindo um regulamento criterioso.

“Nas danças tradicionais gaúchas temos bibliografia que busca resgatar essas danças. E é encima dessa bibliografia e desses estudos que é montada uma planilha de avaliação.  Entre os quesitos avaliados além de música, e da indumentária, bem como as coreografias montadas, harmonia do conjunto, intepretações artísticas, é que os grupos recebem nota”, explicou Luciano Flecker, diretor artístico da Confederação Brasileira de Tradições Gaúchas – CBTG

Emoção a flor da pele, que alcança até quem está na plateia, pois apesar de o objetivo ser a confraternização entre os Centros de Tradições Gaúchas, não deixa de ser uma competição, que envolve muito esforço e força de vontade, de todos que se dedicam a perpetuar a cultura tradicional gaúcha.

“Todos os grupos ensaiam uma média de quatro horas por dia, todos os dias da semana, sacrificando finais de semana e deixando de lado até mesmo a confraternização com a família, são meses muito intensos. E hoje vemos que todo esse esforço valeu a pena”, disse o responsável técnico do CTG Querência Distante de Primavera do Leste, Lucas Freitas.

O casal de instrutores de dança de Primavera do Leste, Lucas e Bruna, vieram exclusivamente do Rio Grande Sul, com a missão de realizar um trabalho especial com as invernadas. Em pouco meses, reuniram os veteranos, montando uma nova invernada. E trouxeram assim para a etapa inter-regional cinco invernadas.

“Nós nos surpreendemos com que encontramos aqui, em saber que mesmo tão longe do sul, o tradicionalismo é levado tão a sério, e isso nos enche de alegria. E é muito gratificante viver tudo isso durante o Femart”, expôs Lucas.

Centenas de troféus entregues, e Primavera do Leste mais uma vez se destacou na categoria danças tradicionais em grupo. Os pequenos da invernada mirim, conquistaram o primeiro lugar na categoria entrada de palco, e o terceiro nas danças tradicionais se mantendo na disputa, e bem próximos de conquistar a vaga para o nacional.

A invernada adulta sagrou-se campeã estadual na categoria entrada de palco e danças tradições, quebrando a invencibilidade mantido por Sorriso há 10 anos. Aumentando assim a expectativa quanto a próxima disputa que ocorre em outubro em Lucas do Rio Verde.

E não foi somente as invernadas que se destacaram, Primavera do Leste, também conquistou premiação nas categorias declamação, danças de salão, gaita e chula.

 

Perpetuando a tradição

O evento realizado em Primavera do Leste, faz jus ao lema do CTG Querência Distante, “Um por todos e todos pela tradição”, e demonstra que através da união e engajamento de pessoas, é possível celebrar e servir de exemplo para outras cidades. O prefeito de Primavera do Leste, e presidente da Associação Mato-grossense dos municípios – AMM, Leonardo Bortolin, falou da importância da entidade e de eventos como o Femart.

“Através da AMM (Associação Mato-grossense dos municípios), eu gostaria de conscientizar e incentivar os demais prefeitos de cidades onde tem o berço da tradição gaúcha, que invistam nesses locais, pois o CTG ele resgata a criança e o adolescente, trata-se de uma cultura da família”.

Um amor a tradição que se depender dos esforços do povo gaúcho será passado de geração para geração.

“Todo trabalho que fazemos é direcionado as nossas crianças, o adulto é uma consequência.  Se você trabalhar na formação da criança, na base dela, você terá um adulto exemplar em todos os sentidos. É fundamental para nossa cultura, que a criança esteja integrada desde cedo, para que venha absorvendo esse conhecimento, esse estilo de vida, e essa cultura tão linda que abrange o Brasil inteiro”, exemplificou Francisco Muller de Souza.

REALIZAÇÃO 

O 25° Femart etapa Inter-Regional teve a realização do Movimento Tradicionalista de Mato- Grosso e CTG Querência Distante; Prefeitura Municipal de Primavera do Leste através da Secult - Secretaria de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude; Governo do Estado de Mato Grosso através da Secel - Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer. Com apoio da Confederação Brasileira Tradicionalista Gaúcha e do deputado Estadual Beto dois a um.

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]