Na noite de segunda-feira (21), as ruas de Primavera do Leste foram tomadas por uma carreata e, em carro aberto, integrantes das invernadas artísticas do CTG Querência Distante, percorreram a cidade para anunciar as conquistas do último final de semana (18 a 20/10), no Festival Mato-grossense de Arte e Tradição Gaúcha – o Femart. A etapa final ocorreu na cidade de Lucas do Rio Verde, e contou com a participação de 14 Centros de Tradições Gaúchas de todo o estado de Mato Grosso, que competiram nas mais variadas categorias. Um final de semana inteiro para enaltecer a tradição gaúcha através da arte.
“O Femart é o grande encontro cultural do que a gente vive no dia a dia, dentro de cada entidade. É uma grande reunião de família, onde cada um vem com seu trabalho e sua história e dentro da competição fazem um grande congresso. O Femart nada mais é do que a celebração de uma cultura, dentro de um estado que nos recebeu de braços abertos”, destacou o presidente do Movimento Tradicionalista de Mato Grosso – MTG-MT, Francisco Muller de Souza.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
Representantes dos Centros de Tradições Gaúchas participaram do evento, em busca de pontos e de carimbar o passaporte para a etapa nacional que ocorre em 2025, em Cristalina, Goiás.
A Invernada Adulta do CTG Querência Distante levou para os tablados a história de Velha Joana, a primeira moradora de Primavera do Leste. Homenageando assim, todos os pioneiros que construíram a cidade.
“Foi uma forma que encontramos de homenagear a todos que construíram juntos a cidade de Primavera do Leste, essa cidade que recebe tão bem a cultura vinda do Sul e que nos abraça a cada evento realizado”, disse a 1ª prenda adulta de Mato Grosso, Amanda Roza, em entrevista concedida uma semana antes da competição.
O grupo adulto conquistou o primeiro lugar, e se torna agora, campeão estadual de Danças Tradicionais em grupo. Quebrando a hegemonia de Sorriso - MT, que há 12 anos consecutivos vencia a competição. O grupo venceu ainda na categoria coreografia de entrada de palco e conquistou a segunda colocação na saída de palco. A invernada adulta já tem participação garantida no nacional no próximo ano
Os pequenos também fizeram bonito, a invernada mirim, trouxe troféus para casa, ficando na segunda colocação em Danças Tradicionais. Além do primeiro lugar em coreografia de entrada de palco, e terceiro em saída. A invernada trouxe a história das aventuras de Zé Carreiro e o Boi Barroso e muita animação.
“É um conto que criamos, onde um sertanejo foi se aventurar lá pelo Sul, e foi laçar o boi Barroso para trazer para o plantel dele. Mas lá ele vive uma verdadeira desventura e acaba não conseguindo laçar o boi. Viemos com uma temática nova, e com muito colorido e diversão”, explicou a responsável técnica e coreografa do CTG Querência Distante de Primavera do Leste, Bruna Almeida.
A invernada veterana, que estreou em competições no Femart, ficou com o quarto lugar na categoria danças tradicionais. O evento contou ainda com a participação da invernada pré-mirim, que recebeu medalhas e a nota 10, pela apresentação. E é neles que está o futuro da tradição.
“Todo trabalho que fazemos é direcionado as nossas crianças, o adulto é uma consequência. Se você trabalhar na formação da criança, na base dela, você terá um adulto exemplar em todos os sentidos. É fundamental para nossa cultura, que a criança esteja integrada desde cedo, para que venha absorvendo esse conhecimento, esse estilo de vida, e essa cultura tão linda que abrange o Brasil inteiro”, o presidente do MTG.
Individuais
Destaque também para as categorias individuais, com campeões em chula, declamação, gaita, violão, danças tradicionais de salão. Assim o rol de troféus do CTG Querência Distante vai ficando lotado. Resultado da dedicação de todos que se esforçam para manter viva uma tradição.
“A patronagem tinha como missão levar as invernadas para o Femart e garantir a classificação para o nacional. Hoje colhemos o fruto da dedicação de todos, que muitas vezes deixam seus afazeres para ensaiar horas e horas, bem como o esforço de pais, que trazem seus filhos ao CTG e investem diretamente na cultura. É um esforço de todos, desde os integrantes, até da própria prefeitura, que através da Secretaria de Cultura investe no CTG, e nos ajuda a manter viva essa tradição. 2024 foi um ano de conquista para o Querência Distante, e um ano que ficará marcado”, finalizou o patrão Jerri Bicca.
Confira a Premiação Geral
Grupo:
1º - Danças Tradicionais Adulto
2º- Danças tradicionais Mirim
4º - Danças tradicionais veterana
1º – Coreografia de Entrada - Adulto e Mirim
2º - Coreografia de saída Adulto
3º - Coreografia saída Mirim
INDIVIDUAIS:
1º - Chula Adulto - Fernando Luchese
3º - Chula Mirim- Antony Feldhaus Gomes
3°- Declamação prenda juvenil- Emilly lima
1º - Declamação juvenil - Mateus Cavalini Ribeiro
1º - Declamação Mirim - Miguel Rohde Josefi
1º - Dança de Salão adulto - Carlos Chaves e Camila Falabreti
2º - Dança de Salão Xiru - Darley e Simone Camargo
2°- Conjunto instrumental- Matheus prestes, Guilherme, Henrique
3° Gaita piano juvenil- Guilherme Ferraza
1º - Gaita ponto até oito baixos juvenil - Henrique Dezan
2° - Gaita piano juvenil- Henrique Dezan
1º - Violão juvenil - Pedro Dallacorte