A mato-grossense Ana Sátila, da canoagem slalom, foi eleita a atleta mais inspiradora do ano e conquisto o "Prêmio Inspire". O título veio através do voto popular, e a canoísta recebeu 48,3% dos votos do público. A categoria faz parte do Prêmio Brasil Olímpico 2024, organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que reuniu os maiores nomes do esporte brasileiro. A premiação foi realizada no Rio de Janeiro, na semana passada.
Ana Sátila, iniciou na carreira em Primavera do Leste, onde treinava nas corredeiras do Rio das Mortes, na Lagoa Municipal Vô Pedro Viana, considerada uma das maiores raias de canoagem do Brasil.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
A atleta mostrou sua força e garra com sua performance nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Ao longo de 11 dias, competiu em 15 provas de três modalidades diferentes, um feito que não passou despercebido pelo público. A atleta brasileira encerrou a sua participação nos Jogos em 8º lugar no caiaque cross, 4º no K-1 e 5º na C-1. Foi a melhor posição de um brasileiro na competição olímpica, apesar de não conquistar uma medalha. Mas seu verdadeiro triunfo foi se tornar um ícone de dedicação e perseverança.
A votação expressiva no “Prêmio Inspire”, evidencia o impacto da trajetória de Sátila, que ao receber o prêmio, fez questão de destacar que todo o seu esforço e dedicação ao esporte valeram a pena.
“Eu não estava preparada para chegar e receber esse prêmio. Isso aqui é muito mais difícil do que competir 15 vezes nos Jogos Olímpicos (risos). Sempre fui uma atleta sonhadora, mas nunca imaginei ganhar um prêmio como esse. Muito obrigado a todos que votaram em mim. Sempre fui a primeira a chegar e a última a ir embora. Sempre me perguntei se algum dia isso teria um retorno positivo. Essa noite está me mostrando isso”, declarou Ana.
Conhecida em todo mundo
Ana Sátila cresceu em Primavera do Leste município em que começou a remar ainda na infância. Principal nome da Canoagem Slalom no Brasil, a atleta viralizou nas Olimpíadas pela extensa quantidade de competições, chegando a participar de 15 provas em 10 dias.
Prêmio Sabino Albertão
Ana Sátila e outros atletas olímpicos e paraolímpicos de Mato Grosso, que competiram nas Olimpíadas e Paralimpíadas de Paris 2024, participaram na noite de terça-feira (17), da cerimônia de entrega do Prêmio Sabino Albertão. Em sua 3ª edição, a premiação tem como tema “Heróis Olímpicos” para celebrar os nove esportistas do Estado convocados nas duas maiores competições do planeta.
Além de Sátila, participaram da premiação a lutadora de taekwondo Caroline dos Santos e a jogadora de rugby Isadora Lopes, que são indicadas ao prêmio Atleta do Ano, e os medalhistas paralímpicos de judô, Arthur Silva e Érika Zoaga, homenageados especiais no “Hall da Fama”.
Os vencedores da premiação mato-grossense ainda não haviam sido divulgados. até o fechamento desta edição.