O advogado mato-grossense, Breno Miranda, presidente do IBAJUD – Instituto Brasileiro da Insolvência, participará do II Simpósio de Reestruturação Empresarial e Mediação promovido pela OAB de Primavera do Leste. O evento, que acontece na próxima quinta-feira (19), reunirá especialistas e profissionais do Direito Empresarial e Falimentar para discutir temas relevantes relacionados à recuperação de empresas e à mediação como ferramenta para a solução de conflitos empresariais.
O debate sobre a recuperação de empresas e mediação de conflitos ganha ainda mais relevância diante do expressivo aumento no número de pedidos de recuperação judicial no Brasil. Segundo o Indicador de Falências e Recuperação Judicial da Serasa Experian, os pedidos de recuperação judicial no país dispararam 71% no primeiro semestre de 2024, chegando a 1.014. O agronegócio, setor crucial para a economia brasileira, também enfrenta desafios: 76 produtores rurais que atuam como pessoa jurídica solicitaram recuperação judicial nos três primeiros meses de 2024, o maior número já registrado desde 2018.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
“O debate e a busca por soluções eficazes para a recuperação de empresas e a mediação de conflitos em um contexto desafiador são fundamentais. O aumento expressivo nos pedidos de recuperação judicial, especialmente no agronegócio, um setor vital para o país, exige atenção e ações conjuntas para garantir a sustentabilidade e a preservação de empregos e renda”, afirma Breno Miranda, presidente do IBAJUD. “Os impactos climáticos recentes podem tornar mais grave esse cenário, com potencial para elevar o número de pedidos de recuperação judicial. Diante disso, é imperativo redobrar a atenção e implementar medidas efetivas para mitigar possíveis efeitos desse panorama adverso”, complementa.
Com o objetivo de aprofundar ainda mais a discussão sobre a recuperação empresarial no país e fortalecer o setor, o IBAJUD promoverá dois importantes eventos em novembro: o VII Congresso Internacional de Insolvência, em São Paulo, nos dias 07 e 08, e o 1º Seminário de Insolvência Empresarial de Mato Grosso, em Cuiabá, no dia 22.