O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), mantido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), fornece orientações sobre quando acioná-lo e também para a conduta da pessoa que acompanha a vítima durante o processo de socorro médico. De acordo com a coordenadora do Samu, Silvana Kruger, as instruções repassadas pelos médicos do serviço, por ligação telefônica, são essenciais para os primeiros socorros e podem evitar que a vítima vá a óbito ou tenha sequelas permanentes. “É essencial que a vítima ou o seu acompanhante saiba passar as informações corretas do ocorrido, para que possamos passar as primeiras orientações a fim de estabilizar a vítima e dar as instruções à equipe que prestará o atendimento no local”, explicou. O Samu atende a população em situações de urgência e emergência 24 horas por dia e atua de maneira integrada com os demais serviços de saúde, prestando o primeiro atendimento a pacientes em risco. O serviço é gratuito e fica disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, através do número 192.
Como devo me comportar ao acompanhar uma ocorrência do Samu? - Mantenha a calma; - Fiquei próximo à vítima; - Informe endereço, pontos de referência, idade, e se possível, doenças que o paciente possua; - Descreva com clareza o acontecido, para receber as orientações necessárias; - Siga as orientações passadas pelo médico.
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Quando ligar para o Samu? - Problemas cardiorrespiratórios; - Queimaduras graves; - Dor forte no peito (infarto); - Engasgos; - Acidentes ou traumas com vítimas; - Afogamentos; - Acidentes de trânsito com vítimas; - Suspeita de infarto ou AVC; - Crises convulsivas; - Situações de urgência e emergência, com risco de morte ou sofrimento do paciente.