02 de Janeiro de2025


Área Restrita

NOTÍCIAS Quarta-feira, 31 de Julho de 2024, 16:28 - A | A

Quarta-feira, 31 de Julho de 2024, 16h:28 - A | A

EDIFICAÇÃO SEGURA

Corpo de Bombeiros lança campanha de orientação e fiscalização sobre normas de segurança contra incêndio

Objetivo da campanha é que as edificações cumpram as normas de segurança contra incêndio e pânico

Jaqueline Hatamoto

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) lançou a campanha "Edificação Segura", com o objetivo de incentivar empresas, comércios e instituições a regularizarem suas edificações de acordo com as normas de segurança contra incêndio e pânico. A intenção é orientar os responsáveis pelas edificações de pequeno e médio portes sobre a obtenção do Certificado de Segurança, que pode ser solicitado online pelo site do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso.

“O corpo de bombeiros do estado deflagrou essa operação, que tem como objetivo repassar a sociedade a importância dos alvarás e de manter as edificações seguras. O foco são comércios de baixo ou médio risco, que tem acesso ao alvará simplificado”, explicou o tenente do Corpo de Bombeiros, Cuiabano Kunze.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

A campanha oferece uma abordagem simplificada para edificações com menos de 750 metros quadrados que não realizem atividades de risco. Essas edificações podem obter o certificado por meio de um processo 100% online, sem a necessidade de projeto de engenharia ou vistoria prévia, com baixo custo na taxa de segurança. O certificado emitido é válido por um ano. 

“São edificações de menor risco ou de risco médio, e que não há a aglomeração de pessoas. Nestes casos, através do próprio site, por meio de documentos básicos como CNPJ, comprovante de área construída e documentos pessoais do responsável, é possível fazer a solicitação, sem a necessidade da visita de oficial do Corpo de Bombeiros ao estabelecimento, que também deve anexar os dados sobre extintores, faixas refletivas entre outros e assim, estando de acordo, terá acesso a documentação”, explicou o tenente.

3 passos para Processos Simplificados_page-0001.jpg

 

Durante a campanha, bombeiros militares visitarão locais com grande fluxo de empresas, para fornecer orientações sobre as medidas de segurança necessárias, como saídas, sinalização, iluminação de emergência e extintores.

Além disso, estão sendo afixados adesivos que possuem um QR Code que dá acesso a uma cartilha digital, a fim de proporcionar essas orientações de forma totalmente digital, por meio de uma ação sustentável. Os adesivos estão fixados em locais públicos e privados com grande fluxo de pessoas.

O tenente-coronel BM Jean Carlos Pinto de Arruda Oliveira, diretor-adjunto da Diretoria de Segurança Contra Incêndio e Pânico (DSCIP), destaca a importância da campanha para desmistificar o processo de obtenção do certificado, tornando-o mais acessível e menos complexo do que muitos imaginam.

A expectativa é que prefeituras e Câmaras de Dirigentes Lojistas se juntem à campanha para ampliar seu alcance e efetividade.

“Ao esclarecer as etapas e requisitos, a campanha Edificação Segura ajuda a facilitar a compreensão sobre a importância de uma edificação que segue as normas de segurança e incentiva mais pessoas a buscarem o certificado", pontua o tenente-coronel.

A campanha Edificação Segura prevê ainda a emissão de notificações digitais com um alerta às empresas sobre os prazos de validade dos alvarás e a necessidade de renovação.

“Esse tipo alvará é exigido ao retirar o alvará da prefeitura, e obriga os empresários a manter os itens preventivos básicos. A gente faz a notificação e posteriormente pode ser que sofra uma multa”, finalizou o tenente do corpo de bombeiros de Primavera do Leste Cuiabano Kunze.

O tenente-coronel BM Jean Carlos Pinto de Arruda Oliveira, diretor-adjunto da Diretoria de Segurança Contra Incêndio e Pânico (DSCIP), destaca a importância da campanha para desmistificar o processo de obtenção do certificado, tornando-o mais acessível e menos complexo do que muitos imaginam.

A expectativa é que prefeituras e Câmaras de Dirigentes Lojistas se juntem à campanha para ampliar seu alcance e efetividade.

“Ao esclarecer as etapas e requisitos, a campanha Edificação Segura ajuda a facilitar a compreensão sobre a importância de uma edificação que segue as normas de segurança e incentiva mais pessoas a buscarem o certificado. A DSCIP vai monitorar, de forma sistemática, os alvarás vigentes e vencidos e, consequentemente, vai emitir as notificações digitais através de e-mail e Whatsapp. Já as empresas consideradas de alto risco serão fiscalizadas de forma presencial”, concluiu o tenente-coronel Jean Carlos Pinto de Arruda Oliveira.

O alerta emitido não apresentará nenhum tipo de boleto de cobrança ou pedido de pagamento de qualquer natureza. Para mais informações, estão disponíveis os contatos de telefone 193.

Adesivo regularização_page-0001.jpg

 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]