A Farmácia Municipal de Primavera do Leste bateu recorde de atendimentos em 2024, superando a marca de 68 mil auxílios prestados à população, de janeiro até o dia 11 de dezembro deste ano. Os números de medicamentos distribuídos gratuitamente também impressionam. Foram mais de 412 mil medicações entregues, superando a marca de todo o ano de 2023, com 362 mil fármacos ofertados. A iniciativa fortalece a rede de saúde pública do município e contribui para o bem-estar dos cidadãos.
A UPA foi o local com maior dispensação de medicamentos, sendo dispensados mais de 184 mil fármacos aos pacientes em atendimento na Unidade. Em segundo lugar, a Farmácia Central (localizada na Av. Campo Grande, nº 612), concedeu mais de 103 mil remédios à população.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
O aumento na distribuição também se deve à criação de uma nova farmácia descentralizada, em abril deste ano, no Bairro Guterres. “Entendendo a importância de promover saúde com eficiência, investimos na construção de mais três farmácias descentralizadas na nossa gestão. Assim, a pessoa não precisa ir até a região central para fazer a retirada do seu remédio, o que garante agilidade nos atendimentos” ressaltou o prefeito Leonardo Bortolin.
Atualmente a Farmácia Municipal conta com 145 tipos medicamentosos disponíveis, divididos nas diversas formas, a exemplo dos diuréticos, os que combatem inflamações, antimicrobianos, vermífugos, analésicos, vitaminas, contraceptivos, colírios, medicamentos de controle especial, entre outros. Os mais distribuídos são os de uso crônico, que precisam ser ingeridos de forma contínua, como os anti-hipertensivos e antidiabéticos.
A coordenadora da assistência farmacêutica, Lucineide Rocha Maximino, destaca a excelência do serviço prestado na distribuição dos medicamentos e pondera que nas poucas vezes em que faltaram fármacos nas unidades, a escassez foi originada devido a problemas externos, como a indústria que não conseguiu fabricar a medicação por falta de insumos ou o fornecedor que não realizou a entrega programada, por exemplo.
Acesso aos medicamentos
As medicações são organizadas entre as que fazem parte da rede básica e as que integram o componente especializado, conhecidas como “de alto custo”. Os medicamentos da farmácia básica devem ser retirados mediante receita médica proveniente do SUS de Primavera do Leste e os pacientes precisam residir no município, salvo exceções de responsabilidade compartilhada com as demais esferas de Governo.
Já a medicação de alto custo é regida por protocolos. Para ter acesso a esse tipo de fármaco é necessário que ele conste na lista dos componentes especializados de medicamentos, assim como a patologia/doença a ser tratada. Entre os medicamentos desse tipo com maior distribuição estão os hormônios do crescimento, insulinas, os que evitam trombofilia gestacional, antidepressivos e ansiolíticos.
Distribuição descentralizada
Dez anos após a criação da primeira unidade descentralizada, em 2014, Primavera do Leste conta atualmente com quatro Farmácias descentralizadas. Elas estão localizadas em pontos estratégicos, próximas às Estratégias de Saúde da Família (ESF’s). Com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h, todas contam com um farmacêutico e um assistente de farmácia.
A primeira unidade descentralizada foi criada no bairro Primavera III (anexa a Biblioteca Modelo). Ela atende as necessidades farmacológicas da população dos bairros Buritis, Primavera III, Universitário, Jardim das Américas e adjacências. Em 2024, a Unidade distribuiu 47.576 medicamentos.
A segunda unidade teve a inauguração em abril de 2019 no bairro São José. Ela está localizada na Av. Ângelo Ravanello, 51 e contempla os bairros Cristo Rei, Gnoato, Cohab Tancredo Neves, Santa Clara e bairros próximos. Neste ano, a unidade entregou 15.118 fármacos.
Em março de 2020, foi inaugurada a terceira unidade, no Poncho Verde. Ela fica localizada dentro da ESF 5 (atrás da UPA) e atende os bairros Poncho Verde, Novo Horizonte, Jardim Luciana, São Cristóvão, Santa Felicidade e proximidades. Neste ano, a unidade distribuiu 53.523 medicações.
A unidade mais recente, no bairro Guterres, atende os moradores do Guterres, Araras, Tuiuius, Parque Industrial e adjacências. Ela está situada na Rua Colibrí, nº 478. Desde a criação, ela já soma 8.007 medicamentos fornecidos à população local.
As farmácias regionalizadas facilitam o acesso aos medicamentos e a população pode retirar os remédios mesmo em unidades fora de sua localidade. “Independente do bairro que o paciente morar, ele vai ser atendido pela farmácia em que ele procurar o serviço. Então se um paciente mora no Primavera III e for até o centro ou na unidade do São José, por exemplo, ele vai ser atendido”, finalizou Lucineide.
*COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO