Desde muito pequenas, as crianças sonham com várias profissões que querem seguir na vida adulta, ser astronauta, policial, médico, bombeiro, sempre estão no topo da lista dos sonhos infantis e, em comum, são idealizados pelos pequenos como heróis, muitas vezes sem capas.
Para alimentar este sonho e manter viva a vontade de fazer a diferença na vida das pessoas e da própria comunidade, bombeiros da 6ª Companhia Independente de Bombeiros Militar – 6ª CIBM de Primavera do Leste, têm visitado as escolas de educação infantil do município realizando uma experiência imersiva com os pequenos, com o projeto Bombeiros na Creche.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
As ações realizadas nas escolas municipais, levam os alunos a se imaginar atuando como verdadeiros bombeiros. Eles conhecem de perto o trabalho, o veículo que todos já tiveram vontade de andar, o uniforme, capacete, e vários outros equipamentos.
Uma destas visitas aconteceu na semana passada e envolveu alunos da EMEI São José, localizada no bairro São José, que aguardavam ansiosos a chegada dos bombeiros e da viatura de combate a incêndio, proporcionando uma experiência prática e interativa. E na segunda-feira (25), foi a vez dos pequenos da EMEI Sonho Encantado, do Guterrez.
Durante a visita, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer os militares, explorar a viatura de combate a incêndio e aprender sobre os equipamentos utilizados em ocorrências reais. Além disso, os pequenos participaram de um deslocamento simulado com a sirene ligada, vivenciando parte do dia a dia dos bombeiros e se divertiram manuseando o mangotinho da viatura, jogando água e simulando um combate a incêndio.
Um dos bombeiros responsáveis pelo projeto é o subtenente Rogério Costa, que não esconde o quão agradável é fazer parte deste projeto. “Nós como bombeiros ficamos muito mais contentes do que as crianças. Enquanto bombeiros, a gente atua em vários tipos de ocorrências que muitas vezes são desagradáveis, incêndio, pessoas presas em ferragens, e com esta oportunidade de estar perto das crianças, nós ficamos muito felizes”, destacou.
Rogério ainda ressalta a importância de as instituições estarem perto das crianças, principalmente quando se trata de forças de segurança pública. “Várias crianças querem ser bombeiros e se os bombeiros não ocuparem seu espaço na sociedade, as crianças vão procurar outros atores, youtubers, cantores. Então quando a gente vai numa creche, a criança vê o que o bombeiro realmente existe e tá perto da criança e no futuro ela pode querer ser um bombeiro, um militar”, finalizou.
Bombeiros nas escolas
Um outro projeto realizado em Primavera do Leste é o Projeto Social Bombeiros nas Escolas, que tem como principal objetivo conscientizar e capacitar os alunos para agir de maneira preventiva e responsável diante de situações de risco. O encerramento do projeto neste ano, aconteceu no dia 21 de novembro.
O evento, realizado com a participação de alunos e professores, foi marcado pela entrega de certificados a 180 estudantes e 15 professores da extensão da Escola Estadual Paulo Freire, abrangendo os períodos matutino e vespertino, em reconhecimento à sua dedicação e envolvimento no projeto.
O Bombeiros nas Escolas busca, ainda, promover valores essenciais como ética, cidadania e responsabilidade social. Durante o programa, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental participaram de uma formação abrangente, que incluiu temas como primeiros socorros, combate a incêndios, prevenção a queimadas, ética e cidadania, acidentes domésticos e afogamentos, entre outros assuntos fundamentais para a segurança e o bem-estar da comunidade.
A iniciativa destacou-se pelo caráter prático e educativo, proporcionando aos alunos habilidades que não só protegem suas próprias vidas, mas também os preparam para agir em benefício de outras pessoas. O projeto também fortaleceu os vínculos entre o Corpo de Bombeiros, a escola e a comunidade, evidenciando o papel transformador da educação na construção de uma sociedade mais segura.
O encerramento celebrou o sucesso do projeto e o impacto positivo gerado em todos os participantes, reafirmando o compromisso da 6ª CIBM com a formação cidadã e a segurança pública, além de inspirar ações contínuas em prol de uma sociedade mais consciente, responsável e justa.