Jaqueline Hatamoto
No dia 2 de janeiro de 2025, Primaverado Leste deu boas-vindas ao seu novo secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Evaldo Takizawa.
O profissional foi empossado pelo prefeito Sérgio Machnic e tem missão de representar o município diante das demandas do setor agrícola e ambiental, áreas essenciais para o desenvolvimento
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
local e regional.
Evaldo traz em sua trajetória uma forte ligação com a agricultura. Há 30 anos radicado em Mato Grosso, ele possui uma visão prática e profunda dos desafios e necessidades dos produtores da região.
Formado em Agronomia há quase 35anos, o novo secretário tem se dedicado, a organização da pasta, bem como a buscar soluções que atendam às necessidades dos agricultores e preservem o meio ambiente, um equilíbrio essencial para o progresso da cidade.
A expectativa é que, com um profissional que compreende profundamente as demandas do campo e a realidade ambiental da região, o município siga avançando na busca por soluções que conciliem produção e preservação ambiental, mantendo- se como um dos maiores polos de desenvolvimento do Mato Grosso.
O secretário concedeu uma entrevista ao Jornal O Diário, onde destacou quais serão as primeiras ações a frente da pasta.
Jornal O Diário : Primeiramente eu gostaria que o senhor se apresentasse para a população.
Evaldo Takizawa - Secretário de Agricultura e Meio Ambiente: Eu sou engenheiro agrônomo formado há quase 35 anos e filho de pequenos agricultores.
Meus pais cultivavam café, já criamos galinha poedeira, nós cultivávamos a moreira para tratar bicho da seda. Nós vivíamos em 6 hectares, éramos 12 pessoas.
Então o meu contato com a agricultura vem desde que eu nasci.
Esse é o Evaldo, que está há 30 anos aqui no Mato Grosso, tenho dois filhos, um filho mora em São Paulo e minha filha mora conosco aqui em Primavera do Leste, cursa nutrição, então, de certa forma, tem alguma ligação também com aquilo que a gente come.
Jornal O Diário: O senhor assumiu agora recentemente o cargo de secretário de meio ambiente.
O que o senhor acredita que é o principal desafio à frente da pasta?
Evaldo Takizawa - Secretário de Agricultura e Meio Ambiente: Acho que o principal desafio é colocar em prática as competências da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.
Já existe uma lei que, de certa forma, organiza basicamente, o que a gente precisa fazer. Então precisamos organizar para cumprir as competências que já estão determinadas
por lei. Acho que esse seria o primeiro passo e o nosso objetivo.
Jornal O Diário: Explique um pouco como o senhor pretende organizar dessa secretaria que é de extrema importância, afinal de contas, Primavera do Leste, é considerada polo do agronegócio?
Evaldo Takizawa - Secretário de Agricultura e Meio Ambiente: Dentro da nossa secretaria, nós temos uma divisão que é a agricultura e outra divisão que é o meio ambiente.
Então, a agricultura tem o papel de ser a solução para o meio ambiente. Muitas vezes ela é observada ou vista de uma forma totalmente contraditória.
A minha missão, na verdade, é fazer, e praticar a junção entre a agricultura e o meio ambiente, de forma que a agricultura seja o grande guardião do meio ambiente, agora os métodos para fazer isso? É claro que primeiro a gente precisa conhecer exatamente todas essas estruturas, as leis, e a partir disso, fazer um trabalho para que tudo ande no mesmo sentido.
A agricultura como uma guardiã do meio ambiente.
Jornal O Diário: De que forma que o senhor pretende trabalhar para que todos sejam atendidos, principalmente os pequenos produtores?
Evaldo Takizawa - Secretário de Agricultura e Meio Ambiente: É claro que as pessoas e a população de maior necessidade têm prioridade no governo do prefeito Sérgio. Então, com certeza, nós vamos trabalhar a partir dessas prioridades, a população que mais necessita do apoio do poder público terá prioridade nesse trabalho, só que para isso nós precisamos realmente identificar com uma clareza muito grande a ordem de prioridade.
Eu acredito que com a orientação de Deus a gente vai conseguir enxergar quem são as pessoas mais necessitadas desse apoio do poder público, tendo em vista que não pretendemos trabalhar com favorecimentos.
Neste primeiro momento nós estamos em uma fase de reconhecimento, então nós estamos ainda na primeira semana de governo e a partir dessa semana a gente já começa a enxergar alguns pontos do qual a gente precisa trabalhar.