23 de Dezembro de2024


Área Restrita

NOTÍCIAS Terça-feira, 27 de Junho de 2023, 09:30 - A | A

Terça-feira, 27 de Junho de 2023, 09h:30 - A | A

Etapa Araguaia

Peças 100% produzidas em Primavera movimentam etapa do Fetran

Nesta etapa foram 22 trabalhos apresentados

Jaqueline Hatamoto

Primavera do Leste foi palco da Etapa Araguaia da 18ª edição do Festival Estudantil Temático de Teatro para o Trânsito – O Fetran, no palco, 22 peças produzidas na cidade e encenadas por artistas do município. Assim, a cidade conseguiu reunir em um festival apenas produções primaverenses. O que mostra a força cultural da cidade.

“Primavera abraçou o teatro antes do projeto. O projeto veio para cá e tem uma etapa só da cidade. Nós sempre convidamos outras cidades da região, às vezes vem pessoas de outros lugares, mas Primavera, o festival cresceu tanto, que conseguimos fechar uma programação completa apenas com peças daqui. Aqui em Primavera do Leste, vemos que realmente o teatro é utilizado como um transformador social”, destacou o agente da PRF Eneias Cavalcante.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

O secretário de Cultura, Wanderson Lana, ressalta que a cidade conseguir fechar uma programação, com peças produzidas 100% no município, mostram a força da Escola Municipal de Teatro.

“É um regional, mas geralmente os grupos da cidade conseguem fechar toda a programação. Nesta etapa foram 22 trabalhos apresentados. Isso mostra o empenho da escola de teatro, que vem realmente fazendo a diferença”.

O Fetran foi criado pela Polícia Rodoviária Federal em Mato Grosso, em 2004, e é executado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e as prefeituras municipais. A intenção do projeto é difundir a educação e a conscientização de jovens estudantes a respeito do trânsito, usando o teatro como ferramenta.

E o projeto tem alcançado resultados significativos, e realmente transformado hábitos no trânsito.

“Nós temos acompanhado um número grande de acidentes. Mas vemos algo que melhorou que foi parte desses alunos vindo e assistindo o Fetran, que tem realmente modificado a forma de tratar o trânsito. Por exemplo a relação com as faixas de pedestres. Quem mora em Primavera do Leste sabe da relação dos motoristas com a faixa, para alguém conseguiu atravessar era um sacrifício. E agora vemos que é algo que já está mais seguro. Sabemos que tem muita coisa que precisa melhorar, e esse processo e educação é fundamental”, expôs o secretário Wanderson Lana.

O vereador e Policial Rodoviário Zancanaro, destacou o papel social do festival, que traz a população para debater o trânsito.

“É um festival que faz a diferença, quando a gente leva a preocupação para dentro das famílias, vira uma discussão. Tem também o fato que a criança quando aprende, ela passa a cobrar o adulto para que obedeça às regras. Então o Fetran traz o problema para ser dividido com toda sociedade, onde cada um se torna um instrumento para proteger vidas. E se conseguirmos salvar uma vida, já vai ter valido a pena o trabalho”, disse.

 E no palco não importa a idade, eles passam o recado, para o qual se prepararam por meses. Como é o caso da turma infantil, que tem artistas a partir de 4 anos de idade e que não se intimidaram mesmo diante de uma plateia de 200 pessoas.

“Nós da escola de teatro passamos 3 a 4 meses se preparando, com iniciação teatral. Ver as crianças se desafiando, isso é muito gratificante”, destacou Ana Dorst, que é coordenadora de teatro.

Os vencedores desta etapa se classificam para a etapa final que será realizada em Cuiabá, em outubro. Até lá outras etapas seguem por todo estado promovendo a educação para o trânsito com o compromisso de transformar atitudes para salvar vidas.

 

Foram distribuídos 60 prêmios individuais e os vencedores de cada categoria foram:

Infantil:

Vencedor: História de Princesa

Escola Municipal de Teatro – Polo Centro Cultural Primavera II

Indicados: Mééé

Escola Municipal de Teatro – Polo 13 de Maio/Centro Cultural

Para Ninguém se Esquecer de Mariana

Escola Municipal de Teatro – Polo Cras Mabília dos Santos Furtado

 

Infanto-Juvenil:

Vencedor:  Bicho Homem

Escola Municipal de Teatro – Polo Centro Cultural Evangeline Alcântara Takeuchi

Indicados: Agora o que que é esse?

Escola Municipal de Teatro – Centro Cultural Primavera II

Juventude Transitando

Escola Municipal de Teatro – Polo Cras Mabília dos Santos Furtado

 

Juvenil:

Vencedor: Desoxirribonucleico

Escola Municipal de Teatro – IFMT

Indicado: Nem mesmo o céu é o limite

Escola Municipal de Teatro – Polo Alda G. Scopel

 

Veja todos os vencedores clicando aqui.

Álbum de fotos

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]