Primavera do Leste foi palco da Etapa Araguaia da 18ª edição do Festival Estudantil Temático de Teatro para o Trânsito – O Fetran, no palco, 22 peças produzidas na cidade e encenadas por artistas do município. Assim, a cidade conseguiu reunir em um festival apenas produções primaverenses. O que mostra a força cultural da cidade.
“Primavera abraçou o teatro antes do projeto. O projeto veio para cá e tem uma etapa só da cidade. Nós sempre convidamos outras cidades da região, às vezes vem pessoas de outros lugares, mas Primavera, o festival cresceu tanto, que conseguimos fechar uma programação completa apenas com peças daqui. Aqui em Primavera do Leste, vemos que realmente o teatro é utilizado como um transformador social”, destacou o agente da PRF Eneias Cavalcante.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
O secretário de Cultura, Wanderson Lana, ressalta que a cidade conseguir fechar uma programação, com peças produzidas 100% no município, mostram a força da Escola Municipal de Teatro.
“É um regional, mas geralmente os grupos da cidade conseguem fechar toda a programação. Nesta etapa foram 22 trabalhos apresentados. Isso mostra o empenho da escola de teatro, que vem realmente fazendo a diferença”.
O Fetran foi criado pela Polícia Rodoviária Federal em Mato Grosso, em 2004, e é executado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e as prefeituras municipais. A intenção do projeto é difundir a educação e a conscientização de jovens estudantes a respeito do trânsito, usando o teatro como ferramenta.
E o projeto tem alcançado resultados significativos, e realmente transformado hábitos no trânsito.
“Nós temos acompanhado um número grande de acidentes. Mas vemos algo que melhorou que foi parte desses alunos vindo e assistindo o Fetran, que tem realmente modificado a forma de tratar o trânsito. Por exemplo a relação com as faixas de pedestres. Quem mora em Primavera do Leste sabe da relação dos motoristas com a faixa, para alguém conseguiu atravessar era um sacrifício. E agora vemos que é algo que já está mais seguro. Sabemos que tem muita coisa que precisa melhorar, e esse processo e educação é fundamental”, expôs o secretário Wanderson Lana.
O vereador e Policial Rodoviário Zancanaro, destacou o papel social do festival, que traz a população para debater o trânsito.
“É um festival que faz a diferença, quando a gente leva a preocupação para dentro das famílias, vira uma discussão. Tem também o fato que a criança quando aprende, ela passa a cobrar o adulto para que obedeça às regras. Então o Fetran traz o problema para ser dividido com toda sociedade, onde cada um se torna um instrumento para proteger vidas. E se conseguirmos salvar uma vida, já vai ter valido a pena o trabalho”, disse.
E no palco não importa a idade, eles passam o recado, para o qual se prepararam por meses. Como é o caso da turma infantil, que tem artistas a partir de 4 anos de idade e que não se intimidaram mesmo diante de uma plateia de 200 pessoas.
“Nós da escola de teatro passamos 3 a 4 meses se preparando, com iniciação teatral. Ver as crianças se desafiando, isso é muito gratificante”, destacou Ana Dorst, que é coordenadora de teatro.
Os vencedores desta etapa se classificam para a etapa final que será realizada em Cuiabá, em outubro. Até lá outras etapas seguem por todo estado promovendo a educação para o trânsito com o compromisso de transformar atitudes para salvar vidas.
Foram distribuídos 60 prêmios individuais e os vencedores de cada categoria foram:
Infantil:
Vencedor: História de Princesa
Escola Municipal de Teatro – Polo Centro Cultural Primavera II
Indicados: Mééé
Escola Municipal de Teatro – Polo 13 de Maio/Centro Cultural
Para Ninguém se Esquecer de Mariana
Escola Municipal de Teatro – Polo Cras Mabília dos Santos Furtado
Infanto-Juvenil:
Vencedor: Bicho Homem
Escola Municipal de Teatro – Polo Centro Cultural Evangeline Alcântara Takeuchi
Indicados: Agora o que que é esse?
Escola Municipal de Teatro – Centro Cultural Primavera II
Juventude Transitando
Escola Municipal de Teatro – Polo Cras Mabília dos Santos Furtado
Juvenil:
Vencedor: Desoxirribonucleico
Escola Municipal de Teatro – IFMT
Indicado: Nem mesmo o céu é o limite
Escola Municipal de Teatro – Polo Alda G. Scopel
Veja todos os vencedores clicando aqui.