14 de Outubro de2024


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NOTÍCIAS Sexta-feira, 06 de Setembro de 2024, 11:05 - A | A

Sexta-feira, 06 de Setembro de 2024, 11h:05 - A | A

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Prefeitura disponibiliza número de WhatsApp para receber reclamações sobre a falta de água

Concessionária se comprometeu a ampliar capacidade de produção de água

Wellington Camuci

Em coletiva realizada nesta sexta-feira (6), pela prefeitura de Primavera do Leste, algumas medidas para tentar resolver o problema de desabastecimento de água na cidade, problema esse que tem afetado boa parte da população em diversos bairros de Primavera do Leste.

Um número de WhatsApp está sendo disponibilizado pela prefeitura, para que a população encaminhe as reclamações quanto ao desabastecimento. Caso não consiga resolver com a concessionária, basta enviar os dados e o relato do problema para o número (66) 99971-0559.

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“Nós não vamos admitir que a população fique sem água e a gente entende que muitas das vezes, a gente tenta ligar na empresa e a gente é praticamente um palhaço. Então a gente está chamando ainda mais essa responsabilidade para a prefeitura, no sentido de ter um telefone que agora é exclusivo para reclamação de água”, explicou o prefeito Leonardo Bortolin.

De acordo com o prefeito, foi exigido da empresa concessionária Águas de Primavera, soluções urgentes para os problemas apresentados. Entre as medidas está a ampliação da capacidade de produção de água na Estação de Tratamento de Água – ETA para 15 litros por segundo.

“Nós já estamos desde o ano passado em uma queda de braço muito forte com a concessionária, desde o ano passado nós dissemos que não iríamos mais suportar ou deixar, ser omisso a esse problema. A gente entende que o problema não tá na captação, mas tá na forma de distribuição dessa água”, ressaltou Bortolin.

Segundo a concessionária, este aumento será suficiente para mitigar os problemas de desabastecimento. Bortolin ressaltou que parte dessa água que parte dessa quantidade extra de água produzida será destinada a região do Castelândia e Pioneiro, uma das mais afetadas pelo desabastecimento, um problema que se arrasta há anos.

Outra medida foi a reativação de um poço tubular profundo existente no Bairro Buritis, que já está em funcionamento, e a perfuração de mais um poço na região, devendo entrar em operação ainda neste fim de semana.

 

Concessionária foi notificada

Na quinta-feira (5), o Procon municipal de Primavera do Leste notificou a concessionária Águas de Primavera, devido aos relatos e reclamações por parte da população em relação ao serviço prestado pela empresa. Concomitante a isso, o Ministério Público de Mato Grosso foi oficiado para que tome conhecimento e, se necessário, ajuíze Ação Civil Pública.

O caso também foi encaminhado para a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, para aplicações de sanções à concessionária, bem como a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Barra do Garças – AGERBARRA, órgão responsável pela fiscalização da concessionária.

 

Outras medidas

Desde quarta-feira (4), a Águas de Primavera disponibilizou atendimento em três lojas temporárias nos bairros Castelândia, Buritis e Poncho Verde, para que a população possa solicitar diversos serviços e também registrar reclamações. Além disso, a concessionária deve manter no local caminhões-pipas para suprir a demanda de água em toda a cidade.

Confira os pontos de atendimento:

Complexo Esportivo Leonardo Wernner, próximo ao Hospital das Clínicas, no Parque Castelândia

Praça Dr. Anderson Clayton Batistela Boese, no Buritis IV, na Rua Mangabeira, esquina com a Avenida Eldevir Victorino

Praça São Cristóvão, na Rua Alberto Baraldi, 204-250, no bairro São Cristóvão

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