17 de Maio de2024


Área Restrita

NOTÍCIAS Quinta-feira, 02 de Maio de 2024, 09:56 - A | A

Quinta-feira, 02 de Maio de 2024, 09h:56 - A | A

SAÚDE PÚBLICA

Unidades de saúde de Primavera do Leste enfrentam superlotação

Doenças como gripe e dengue, têm sido as principais causas de procura por atendimento

Wellington Camuci

600 atendimentos. Está uma média de pessoas que procuram por atendimento na Unidade de Pronto Atendimento - UPA de Primavera do Leste nos últimos dias. Esta alta demanda tem causado uma superlotação na unidade e uma fila de espera de horas por um atendimento.

E o aumento não é só na UPA, as Estratégias de Saúde da Família – ESF, principais portas de entrada de atendimento no Sistema Único de Saúde – SUS, também tem apresentado um grande aumento na procura, o que tem gerado descontentamento e muitos problemas.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Entre as principais causas que tem levado a população em busca de atendimento médico está a dengue que, mesmo estando abaixo dos números de 2023, tem apresentado quadros mais graves, levando muitas pessoas para a UPA e outras unidades. Desde janeiro, 1.688 casos registrados. Mas, além da dengue, os casos de síndromes gripais, onde se inclui Influenza, H1N1, Covid-19, entre outros, também têm se agravado na cidade.

Na sessão da Câmara de Vereadores da última segunda-feira (29), os parlamentares utilizaram a tribuna para falar sobre a alta demanda a necessidade de uma nova Unidade de Pronto Atendimento ou, ao menos, uma policlínica na na região do Buritis e Primavera III. “Eu tenho uma indicação dessa policlínica lá naquele bairro Buritis desde 2018, vê o quanto essa cidade cresceu e a UPA ela está sufocada com pacientes. Quero chamar a atenção de todos os nobres vereadores, para fazermos um movimento, pressionar o Executivo. Lembrando quem executa é o prefeito, aqui é Poder Legislativo, não é Poder Executivo”, destacou o vereador Wellis Marques Rosa Campos – Kinha Juriti.

O presidente da Câmara, Valdecir Avantino - O Vado, ressaltou o alto número de atendimentos que estão sendo realizados nas unidades e também por médicos em clínicas particulares. Segundo ele, em um dia na semana passada, foram atendidas 620 pessoas na UPA. “Lá realmente não tem como, se o executivo não tomar uma medida, não vai aguentar. Conversei com um amigo meu, um médico particular atendeu 120 pessoas em um dia, particular, imagina na UPA. Isso porque o ESF 11 e o 4 que atende até 11 horas da noite e atende 80, 90 pessoas ao dia. A UPA não para, então nós temos que rever isso aí.”

A vereadora Karla da Saúde destacou também a alta demanda nos 17 ESF’s que estão atendendo acima da capacidade. Ela ressalta a necessidade da população procurar as unidades para que possa passar por uma triagem. “A população precisa procurar a sua unidade de saúde. ‘Ah, mas eu chego lá não tem médico!’ Pede para falar com a enfermeira com o técnico de enfermagem, para que possa ser passado aí nessa triagem. As enfermeiras das nossas unidades são muito competentes, elas estão lá coordenando essas unidades, elas vão atender vocês, fazer essa triagem e ver essa necessidade de vocês aí da consulta.”

 

Campanha de vacinação contra a Influenza

A campanha que iniciou no final de março, está sendo realizada em todas as unidades de saúde que funcionam das 07h30 às 10h30 e das 13h às 16h30. Além disso, as unidades ESF 4 – Parque Eldorado e ESF 11 – Buritis, permanecem com vacinação noturna das 18h à meia-noite.

De acordo com os dados do Ministério da Saúde, até o dia 29 de abril, das 20.972 pessoas do público alvo, apenas 32,62% foram imunizadas. “É importante destacar a importância da vacinação, especialmente para esses grupos, já é uma vacina voltada para esses grupos mais vulneráveis imunologicamente. Então a gente pede que essas pessoas procurem a se vacinar, colocar a dose anual em dia, principalmente porque hoje nós temos a verificação laboratorial da circulação da H1N1 no nosso município”, finalizou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Mônia Maia.

Vacinação.jpg

 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]