17 de Julho de2024


Área Restrita

NOTÍCIAS Quinta-feira, 13 de Junho de 2024, 09:30 - A | A

Quinta-feira, 13 de Junho de 2024, 09h:30 - A | A

MEIO AMBIENTE

Voluntários se unem para limpeza de córrego responsável pelo abastecimento de Água da cidade

7% do abastecimento de água vem do Boa Esperança

Jaqueline Hatamoto

Centenas de quilos de lixo foram retirados das margens e do entorno do Córrego Boa Esperança em Primavera do Leste. No final de semana, centenas de voluntários se juntaram para limpeza do córrego que é fonte de recurso hídrico na cidade. A limpeza faz parte do cronograma de eventos em alusão a Semana do Meio Ambiente, desenvolvida pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente – SAMA.

“Demos uma intensificada nas ações ambientais, e na educação ambiental também. Antes talvez as pessoas não tinham incentivo para ser um voluntário e ajudar ao meio ambiente. E hoje vemos uma mudança no comportamento ambiental e no aumento de pessoas envolvidas com a causa, o que para gente é muito bom, pois são mais pessoas no ajudando com o cuidado com o meio ambiente e nossas nascentes”, destacou o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Higor Nascimento.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

A limpeza ocorreu na área que fica aos fundos da Câmara Municipal e no local foram encontrados resíduos como plásticos, garrafas pet, latinhas, restos de telhas e placas. Mas como esse lixo chegou até o local? A resposta é fácil, através da ação humana, o descarte irregular feito muitas vezes pela janela do carro, dispensando os resíduos de forma não adequada. 

“É aquele lixo que as pessoas jogam pela janela do seu veículo, ou que acondicionam de forma errada e acaba sendo trazido pela chuva, e vindo parar nas fontes de recursos hídricos importantes, como é o caso do córrego Boa Esperança, que hoje também tem sua água captada para ser tratada e depois disponibilizada para a população”, expôs a técnica em meio ambiente, Renata Bergonzi.

O córrego Boa Esperança tem a mesma função hídrica do que o Córrego Traíras, a água dele é captada, tratada e disponibilizada para o consumo, por isso ações como a realizada pela SAMA, são de suma importância para garantir a segurança hídrica da cidade.

“O córrego Boa Esperança, ajuda na parte da captação da água, deste local saem de 5 a 7% da água que é tratada e entregue a população. Quanto mais sujeira tiver, menor será a captação e isso pode afetar o sistema hídrico, por isso ações como essas são de suma importância”, frisou David Garib, coordenador de responsabilidade social e comunicação das Águas de Primavera.

Essa não é a primeira vez que uma ação como essa é a realizada. E sempre a limpeza conta com a ajuda de pessoas que doam seu tempo e disposição, pois sabem da importância da ação para a melhoria da qualidade de vida de toda a população.  Entre os voluntários estava Renato Tardin, e o grupo de escoteiros do qual ele faz parte, e que sempre estão envolvidos em ações deste tipo.

“Quando decidimos ser escoteiros fazemos um juramento, que e ajudar ao próximo e cuidar do meio ambiente e do futuro das crianças, e por isso fazemos questão de ajudar sempre”, finalizou.

Álbum de fotos

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]