Nos dias 29, 30 de novembro e 01 de dezembro, foi deflagrada em todo o estado de Mato Grosso, a operação Tolerância Zero. Na cidade de Primavera do Leste-MT, o 14º Batalhão da Policia Militar foi o responsável por coordenar a ação que teve como foco especialmente os pontos críticos de tráfico de drogas e bairros conhecidos pela incidência de crimes violentos. O objetivo da operação era o combate ao crime organizado.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
Durante os três dias foram realizados bloqueios e saturação nos bairros, com abordagens, checagem e condução.
A Operação Tolerância Zero contra o crime organizado é uma estratégia com o objetivo de combater de maneira incisiva e eficiente as organizações criminosas que atuam em áreas urbanas.
A principal característica dessa operação é a aplicação rigorosa da lei, sem concessões ou flexibilizações, visando erradicar ou reduzir significativamente os índices de violência e criminalidade associados a atividades ilegais, como tráfico de drogas, homicídios, extorsões e roubos.
Durante a operação, em Primavera, foram apreendidas drogas e pessoas com mandado de prisão. Nos bloqueios, motocicletas e automóveis com características adulteradas foram apreendidos.
Operação no estado
A Polícia Militar de Mato Grosso conduziu 422 pessoas suspeitas e apreendeu 490 quilos de entorpecentes na primeira edição da Operação Tolerância Zero, encerrada neste domingo (01.12), em todo o Estado. A operação intensificou a presença e atuação da Polícia Militar em todo o território estadual.
Os dados foram divulgados no início desta semana, pela Superintendência de Planejamento Operacional e Estatística (Spoe-PMMT). Durante a operação foram registrados 483 boletins de ocorrências e 20 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO).
No mesmo período, foram registradas 55 ocorrências relacionadas ao tráfico e uso ilícito de drogas. Entre os destaques, estão as apreensões de 20 tabletes de maconha dentro de uma BMW, em Várzea Grande, e a localização de 18 tabletes de maconha e cocaína, em uma residência abandonada de Barra do Garças.
Também entre as apreensões por tráfico, a PM prendeu um casal que transportava tabletes e pacotes de maconha, no município de Itiquira. E em Primavera do Leste, três homens foram conduzidos com 15 tabletes de drogas e armas de fogo, após a PM desarticular um ponto de venda de entorpecentes de uma facção criminosa no Vale Verde.
Ainda na produtividade da operação, quatro foragidos da Justiça tiveram seus mandados de prisão cumpridos em abordagens. Além disso, 15 armas de fogo e simulacros foram apreendidos, e oito veículos roubados e furtados foram recuperados pelas forças policiais.