03 de Outubro de2024


Área Restrita

ARTIGOS Quarta-feira, 07 de Agosto de 2024, 10:09 - A | A

Quarta-feira, 07 de Agosto de 2024, 10h:09 - A | A

ERNESTO DE SOUSA FERRAZ NETO

Bondade

“Os ideais que iluminaram o meu caminho são a bondade, a beleza e a verdade”(Albert Einstein)

A expressão bondade corresponde “à qualidade daquele que possui uma alma nobre e generosa”. Trata-se de alguém que está naturalmente propenso em ajudar e fazer o bem; a palavra tem como sinônimos: benevolência, benignidade, magnanimidade.

A bondade cabe em qualquer lugar e pode acontecer a qualquer momento. Ela independe de condições financeiras, tempo e outros fatores correlatos: basta ter apenas vontade.

Aqueles que se disponibilizam em ser prestativos em ajudar ao próximo certamente são seres especiais, solidárias por natureza, e possui almas cheias de bondades e presteza.

Ser bondoso ou gentil com as demais pessoas pode significar disposição em colaborar com o outro, ser fraterno com o próximo. A pessoa bondosa é alguém que está disposto a ser cortês e entende a dor alheia, como se fosse sua dor (possui, portanto, empatia).

Ao fazer o bem não espere retribuição daqueles que ajudou. No entanto, o bem voltará para você quando menos esperar, afinal, “aqui se faz, aqui se paga”.

A bondade e a maldade podem estar contidas em qualquer coração, apesar de serem antagônicas, existe uma linha muito tênue que as separam, e como o amor e o ódio. Ambas cabem em qualquer lugar. 

Para Fernando Pessoa “a bondade é a delicadeza das almas grosseiras”. Já para Cora Coralina, é necessária fazer a sua manutenção diária. Segundo ela “há um esforço para ser melhor a cada dia. Pois bondade também se aprende”.

Renato Russo afirmou que “ter bondade é ter coragem”. O que leva a crer que é fundamental o ânimo e força de vontade para colocá-la em prática.

É da natureza humana ser proativo e bondoso, e como consequência, ser alguém humanitário, o próprio termo origina da palavra bom. E para sê-lo é essencial ter a consciência de bondade estampada na alma. Lembrando que isto é uma das suas principais características e que deve fazer parte da essência da pessoa e, portanto, deve ser aplicado na convivência diária com os demais.

Isto porque o ser humano é dotado de uma grande capacidade de adaptação no seu cotidiano (e também no processo da aprendizagem) e, como resultado disso, ele tem muitas possibilidades para assimilar coisas boas na medida em que as aprende. Este processo não tem limites, visto que a bondade é infinita.

Por essas razões a palavra bondade expressa grandeza, tanto é que o seu significado mais amplo é: “representa o povo que habita a terra. Enfim, toda a Humanidade é ainda é sinônimo de gênero humano; gente ou raça”.

Como bondade entendem-se todas as boas ações praticadas pelas pessoas de bem. O termo remete a ideia de alguém benevolente, amável, que procura sempre ajudar o outro. A benevolência significa demonstrar bondade ou boa vontade em relação às outras pessoas.

O ato quando praticado não espera retorno, tão pouco há recompensas, e deverá acontecer espontaneamente.

Certa vez perguntaram a um sábio por que ele tratava bem aqueles que eram falsos e não nutriam bons sentimentos por ele. Ele simplesmente respondeu: “O mal não está em mim”.

 “A bondade em palavras cria confiança; a bondade em pensamento cria profundidade; a bondade em dádiva cria amor” (Lao-Tsé).

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]