Entende-se como esperança o sentimento de quem vê como possível a realização daquilo que deseja; confiança em coisa boa; fé em que tudo irá se resolver.
No aspecto religioso o termo está em segundo plano em relação às três virtudes da teologia, justamente com as duas palavras similares que é fé e caridade (grifadas por mim).
Representada pelo símbolo de uma âncora, a esperança é vista como talvez a última forma para resolução ou solução de algo ruim.
Nestes tempos difíceis que assolam o planeta, a esperança talvez tenha sido a única coisa esperada pelas pessoas. Não apenas no que diz respeito à questão relacionada à saúde (pandemia Covid-19), mas ainda pelas questões que envolvem políticas e religião, principalmente naqueles países que sofrem pela má administração ou através de regimes religiosos.
Espera-se muito pela solução dessas três situações consideradas hoje as responsáveis pela insegurança de algumas nações
Há que afirme que a esperança é a única coisa que resta de uma nação quando tudo parece estar perdido. Um povo cheio de esperança, além de demonstrar ter muita fé, pode superar seus problemas com mais facilidade.
Segundo Victor Hugo “A esperança seria a maior das forças humanas, se não existisse o desespero”. No entanto, para Aristóteles “A esperança é o sonho do homem acordado”.
A vida real do ser humano consiste em ser feliz, principalmente por estar sempre na esperança de sê-lo muito em breve (Edgar Allan Poe).
Ter esperança pode representar um acalento a nossa alma. Corações esperançosos têm maiores chances de alcançar suas ambições.
Pessoas que demonstram ter esperança sabem que a qualquer momento coisas boas poderão lhes acontecer. Para elas, muitas vezes, o impossível poderá ser tornar algo possível, porque “esse esperar” está no coração. E justamente no coração que milagres acontecem. Daí a importância de manter o modo esperança sempre ativado. E a sua manutenção é a maior prova de força que as pessoas podem se dar a si próprias.
Importante lembrar que qualquer pessoa pode ser uma esperança na vida de outro. Isto pode acontecer através de uma atitude positiva, principalmente quando alguém está passando por situações complicadas e sem conseguir ver uma luz no fim do túnel. As suas experiências (orientações) podem ajudá-la e até salvar sua vida. Assim procure instruí-la relatando suas experiências para que ela entenda que a falta de esperança às vezes pode ocorrer entre as pessoas em algum momento da vida. Seja o seu encorajador. As crises existem e podem ser superadas.
A esperança é o que nos traz a bonança após a tempestade, ela nos permite abrir o guarda-chuva da tranquilidade e nos dá forças para tentar quantas vezes for necessário, mesmo quando todo o mundo nos diz para desistir.
Acreditar é também uma forma de esperança. Aquele que acredita nas suas capacidades pode ter a força de mudar o mundo. Principalmente de mudar a sua vida e a vida daqueles que se encontram à sua volta.
Por fim, ter esperança é uma plus a mais em novas vidas para a concretização de um sonho. No entanto, não se deve esperá-la sempre, ela poderá não acontecer.
“É bom ter esperança, mas é ruim depender dela”. (Filosofia Judaica).
*Ernesto de Souza Ferraz Neto é professor da rede pública de ensino