A cada novo dia, um recomeço. É como uma página em branco a ser escrita pela vida. O teor do seu conteúdo é algo incerto, e incerto é também o seu fechamento. O futuro é uma incógnita.
Para algumas pessoas, recomeçar algo é sempre muito difícil, principalmente quando as razões das mudanças dizem respeito ao comportamento ou a sua rotina; as mudanças, muitas vezes, exigem o desapego de algo da qual gostamos muito.
No entanto, as mudanças são fundamentais em nossas vidas, uma vez que muitas delas possibilitam evoluir e crescer de acordo com as novas necessidades. Muitas delas podem abrir novas portas e servir como estímulos. E dar um novo “gás” para seguir em frente.
Com as mudanças, podem-se obter novos direcionamentos na vida, elas permitem conhecer novos lugares, novas pessoas e como consequências, novas culturas.
Assim, o ato de mudar ou recomeçar pode nos dar múltiplas possibilidades e diferentes oportunidades: elas contribuem para o nosso conhecimento e crescimento pessoal e muitas vezes até profissional.
Mas recomeçar não é algo fácil de realizar. Há certa resistência (algo até natural no homem) que pode dificultar a sua assimilação. Estudos indicam que o “novo” é assustar para grande parte das pessoas.
O poeta Braulio Bessa escreveu que “Quando o mal for evidente/ e o amor se ocultar, /quando o peito for vazio, quando o abraço faltar... É hora do recomeço. Recomece a AMAR”.
Algumas mudanças são necessárias, em geral, elas podem ajudar aumentar a baixa autoestima, por isso são essenciais, dependendo do momento e das dificuldades enfrentadas.
Embora todas as mudanças de alguma forma afetam nosso cotidiano e trazer alguma insegurança ou mesmo causar certos desconfortos, elas são necessárias. E não realizá-las ou delas desistir talvez seja o pior a caminho a ser tomado.
Recomeços requerem planejamentos. Não se pode ter um recomeço feito no improviso; tal ato requer determinação e força de vontade. Ter iniciativa também é muito importante em todo o processo. Isto implica em dar novas oportunidades a si mesmo. E ainda renovar as esperanças. O que significa acreditar em si próprio. E acreditar nas mudanças é ter a oportunidade de vivenciar coisas novas, descobrir novas façanhas,
Existem pessoas que somente pelo fato de mudar de opinião e de alguns conceitos ultrapassados, sentem-se melhor em relação à sua vida.
Recomeçar algo diferente é algo a ser feito pelos fortes. Os fracos sequer tentam iniciar, esses geralmente esperam a chegada de tempos melhores e com isto a vida passa.
Não importa em que ponto da vida a pessoa tenha parado. Este talvez seja o momento de retomada. O importante é seguir em frente. E todas as tentativas de mudanças são válidas, desde que elas possam contribuir para a nossa felicidade.
Por isso, todo recomeço deve ser considerado como ponto de partida. São com eles que os desafios são enfrentas, barreiras são ultrapassadas e obstáculos vencidos. Afinal, recomeçar é um ato de brabura.