21 de Dezembro de2024


Área Restrita

DESTAQUES Quinta-feira, 26 de Setembro de 2024, 09:26 - A | A

Quinta-feira, 26 de Setembro de 2024, 09h:26 - A | A

ELEIÇÕES 2024

Conheça as propostas dos candidatos a prefeito em Primavera do Leste

Veja as entrevistas com os dois candidatos a prefeito, Ademir Goes e Sergio Machinic

Jornal O Diário

As eleições municipais estão marcadas para o dia 06 de outubro. Em Primavera do Leste são 54.4976 eleitores aptos a votar no pleito de 2024 para escolher o novo prefeito, vice e os 15 vereadores para o mandato 2025-2028.

Dois candidatos concorrem ao Executivo Municipal de Primavera do Leste. De um lado o atual vice-prefeito Ademir Goes (União) que tem como candidato a vice-prefeito Marcos Bravin (PRD), presidente licenciado do Sindicato Rural. Do outro lado concorre Sérgio Machinic (PL), como vice, a atual vereadora Iva Viana (Republicanos).

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Faltando poucos dias para as eleições, o jornal O Diário e o site Clique F5, traz uma entrevista com os dois candidatos a prefeito de Primavera do Leste, abordando temas de grande importância para a população.

Cada candidato recebeu as mesmas perguntas para que pudesse discorrer sobre cada tema. Esta é uma oportunidade para que o eleitor primaverense conheça um pouco mais de cada um e as propostas para Primavera do Leste.

As entrevistas estão em ordem alfabética.

 

ADEMIR GOES

Ademir-removebg-preview cortado.png

 

Ademir Goes, 56 anos. Como sempre digo, tenho três grandes amores na minha vida: Deus, porque sem ele não somos nada; minha família, em especial a minha esposa Márcia que está comigo há 35 anos e Primavera do Leste que é pra mim o melhor lugar do mundo; é onde criei meus filhos e vou criar meus netos e, se Deus assim quiser, os meus bisnetos. Sou formado em agronomia, empresário, agricultor e um lutador pelas políticas do agronegócio.

 

JORNAL O DIÁRIO: Por que decidiu se colocar à disposição como candidato a prefeito?

ADEMIR GOES: Para ajudar a população de Primavera do Leste, fazer nossa cidade se desenvolver ainda mais. Melhorar a condição de vida de toda a população. Fizemos grandes projetos, mas sei que ainda tem muita coisa a ser feita e eu estou pronto para realizá-las. Muita gente some e só aparece em período eleitoral, eu não, estive com o Prefeito Léo Bortolin durante todos esses anos.

Eu já venho participando do Conselho Político de Primavera do Leste há mais de 16 anos. Em 2020 veio o convite do prefeito Léo Bortolin para ser vice-prefeito e eu falei que só aceitaria se eu pudesse ser atuante, ir às reuniões, conhecer os bairros, conhecer como funcionava a máquina pública. Todos os desafios que enfrentamos nos últimos anos me prepararam para que eu aceitasse o desafio de concorrer à Prefeitura de Primavera do Leste.

 

JORNAL O DIÁRIO: Qual sua proposta de governo?

ADEMIR GOES: Desenvolvemos um plano de governo robusto e que contempla múltiplas áreas para que Primavera continue avançando. As 10 (dez) principais propostas de nossa gestão são:

1 Guarda municipal nas escolas, Postos de Saúde e CRAS / 2 Criação de uma UPA Pediátrica / 3 Novos Postos de Saúde com horário estendido / 4 Transporte coletivo em todas as regiões / 5 Programa Trânsito Inteligente / 6 Casas Populares / 7 ZAP da Prefeitura / 8 Programa Graduação / 9 UPA Veterinária e Castramóvel / 10 Programa Primeiro Emprego. O plano de governo completo pode ser conferido no site: https://ademirgoespva.com.br

 

JORNAL O DIÁRIO: Caso seja eleito, qual será sua prioridade na formação de sua equipe de secretários?

ADEMIR GOES: Conhecimento técnico, gentileza e agilidade para atender a população. Como eu vim da iniciativa privada, também tenho um posicionamento bem direto. Se o secretário não funcionar, se a população não estiver gostando, vai ser trocado na hora. Nós precisamos entender que somos funcionários do povo e precisamos atender aos interesses do povo.

 

JORNAL O DIÁRIO: Se eleito, qual a sua prioridade já no início do mandato?

ADEMIR GOES: Nosso primeiro foco é a Saúde. Já iniciaremos com a implantação da UPA Pediátrica e abertura dos postinhos (ESFs) nos 3 períodos: de manhã, de tarde e de noite, aumentando e melhorando o atendimento. Continuar com o projeto de fila zero, aumentar o número de vagas nas creches com a construção de mais escolas e muito mais. Quero ser conhecido como o prefeito que mais construiu escolas em Primavera. E, claro, implementar o transporte público que ligue toda cidade, inclusive com a linha 109 que vai ligar a região do Vale Verde a todos os bairros do município.

 

JORNAL O DIÁRIO: Primavera do Leste é uma cidade que vem crescendo a passos largos ano a ano. Quais são as propostas para que os serviços básicos como saúde, educação e infraestrutura consiga acompanhar esse crescimento?

ADEMIR GOES: Queremos melhorar o atendimento e acabar com as filas de espera para consultas e exames. Com os postinhos que vão atender de manhã até de noite, aumento do número de médicos e equipes, Whatsapp para agilizar agendamentos de consultas e outras medidas necessárias e importantes, queremos ser, em pouco tempo, o melhor sistema de saúde pública do Estado.

Na educação, além de melhorar nosso projeto do Kit escolar, queremos construir novas escolas e aumentar o número de vagas em creches. Vamos ampliar os projetos de atividades no contraturno e levar nosso Projeto Escola do Futuro com aulas de robótica, drone, edição e arte designer para todas as escolas municipais.

Na Infraestrutura queremos acelerar ainda mais o crescimento econômico de nossa cidade e, para isso, vamos começar tirando o fluxo de caminhões e carretas de dentro da cidade, protegendo a população, melhorando o trânsito e ajudando no melhor escoamento da safra, através da construção, em parceria com o Governador Mauro Mendes, do Anel viário que vai ligar a MT 130 no km 06 até a BR 070 no trevo que vai para Poxoréu. E ainda faremos duas passagens que vão melhorar o deslocamento da população: a primeira, sob a MT 130, que vai ligar a região da Chevrolet ao Jardim Luciana e a segunda, abaixo da BR 070, que ligará a região do Jardim Progresso com a Av. Florianópolis.

 

JORNAL O DIÁRIO: Em seu ponto de vista, o que Primavera do Leste tem de bom e no que a cidade precisa melhorar?

ADEMIR GOES: Primavera, para mim, é uma das melhores cidades para se viver em todo o Brasil. Hoje a industrialização é uma realidade que melhorou o emprego e renda da população. Nossas escolas têm profissionais da educação capacitados e uma estrutura que nos orgulha. Na saúde aumentamos para 05 os médicos que atendem na UPA, reformamos os postinhos e a própria UPA, e zeramos a fila de várias cirurgias e exames. Mas sabemos que precisamos melhorar na saúde, e rápido. Por isso desenvolvemos propostas e ações contundentes para essa área. Temos que implementar o transporte público, que faliu depois da pandemia, ligando toda a cidade de Primavera do Leste e a região do Vale Verde. E na educação queremos mais políticas de educação inclusiva, principalmente para nossas crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em nossas redes de ensino, ampliando os convênios já existentes com clínicas como a Anjo Azul, por exemplo, e ainda buscamos novas parcerias com as demais clínicas da nossa cidade para expandir o número de vagas e ampliar nossa rede de atendimento inclusiva.

 

JORNAL O DIÁRIO: O agronegócio ainda é o carro chefe da economia local, mas o cenário tem se modificado um pouco com a chegada de novas indústrias que utilizam produtos do agro como matéria-prima. Como prefeito, se eleito, o que você pretende fazer para conseguir trazer mais indústrias para a cidade, ampliando essa oferta de emprego? E em relação a formação de mão de obra qualificada?

ADEMIR GOES: Trouxemos a tão sonhada industrialização e continuamos trazendo novas empresas para Primavera do Leste. Abrimos mais distritos industriais para atrair essas empresas que possuem subsídios para se instalarem em Primavera do Leste, desde que ofertem uma quantidade mínima de empregos para população. Entramos com uma forte parceria com a FarmShow e estamos conseguindo trazer investidores do mundo inteiro para Primavera. E vamos ofertar cursos de formação técnica (em parceria com instituições como SENAC, SENAI, SEST/SENAC e outras) de maneira gratuita para melhorar a condição salarial. Vamos ligar esses cursos direto as empresas e indústrias que querem contratar. Estamos interessados em indústrias e empresas que diminuam o preço da cesta básica e em produtos de primeira necessidade como foi a vinda do Machadão, Atacadão e Havan.

JORNAL O DIÁRIO: Primavera do Leste possui uma frota que se aproxima de 78 mil veículos, organizar o trânsito é algo necessário e urgente. De que forma pretende fazer isso, caso seja eleito?

ADEMIR GOES: Já temos o plano de Mobilidade Urbana que queremos implementar em Primavera do Leste. A primeira situação é colocarmos semáforos inteligentes, que já são usados em capitais, e melhorar o fluxo principalmente na região da Rua Piracicaba com a Avenida São João, em regiões de grande fluxo da cidade. Implementar o transporte público diminuindo o número de veículos na rua. Vamos ainda aumentar o número de ciclovias. Fizemos várias ligações como a região do São Cristóvão, Poncho Verde e Vertente das Águas com o Parque Eldorado; fizemos a ligação do Buritis ao Tuiuiú através da Avenida Eldevir Viécilli e a Avenida da Torres – que inclusive vamos entregar a duplicação e a nova sinalização –, fizemos ainda a ligação do Primavera 3 ao Jardim Europa e da Rua Piracicaba ao Bairro Castelândia e vamos continuar fazendo novas ligações para melhorar o fluxo. E, o próprio anel viário, que irá tirar o trânsito pesado do centro da cidade.

 

JORNAL O DIÁRIO: Com uma média de 1000 nascimentos por ano, como organizar vagas em creches?

ADEMIR GOES: Nossa cidade cresce de maneira muito acelerada e não existe segredo. Vamos construir mais escolas de educação infantil (creches) e ampliar as creches já existentes que são passíveis de ampliação, como a Sonho de Criança no Bairro São Cristóvão, até que todo pai tenha o direito a vaga do seu filho respeitada.

 

JORNAL O DIÁRIO: Com mais pessoas chegando a cada dia na cidade, um dos problemas enfrentados é moradia. Além disso, há um déficit de casas populares. No seu governo como isso poderá ser resolvido ou amenizado? Como pretende enfrentar os aluguéis altos?

ADEMIR GOES: Vamos entregar o maior projeto de moradia de todos os tempos em Primavera do Leste. Serão 4.600 moradias entre casas e apartamentos. E vamos atrás de mais casas populares. Temos o apoio do Governador Mauro Mendes e, com a parceria com o Estado, vamos conseguir trazer mais projetos habitacionais. Se tem um compromisso que quero fazer – e que já estamos fazendo – é o de realizar o sonho da casa própria. Ressalto que o prefeito Leonardo Bortolin vai estar comigo no meu conselho político durante toda a gestão e queremos fazer de Primavera do Leste um lugar bom para todos. Esse é meu compromisso!

 

SERGIO MACHINIC

Sérgio.jpg

 

Sergio Machnic, 65 anos. Sou empresário, pecuarista e um dos pioneiros de Primavera do Leste, cidade que escolhi há 42 anos para viver.

Mesmo estando fora de cargos eletivos, nunca parei de trabalhar pelo desenvolvimento da cidade e de contribuir para a qualidade de vida das pessoas.

 

JORNAL O DIÁRIO: Por que decidiu se colocar à disposição como candidato a prefeito?

SERGIO MACHNIC: Eu percebi um sentimento de mudança na cidade, principalmente vindo da população que vive nos bairros. Lá a realidade é um pouco diferente do centro da cidade.

Ouvi família, amigos mais próximos. Conversei com as lideranças do PL e principalmente com Eduardo Bolsonaro, que foi decisivo para aceitar esse desafio.

Decidi que chegou a hora de deixar um legado e fazer a mudança que as pessoas me falavam que queriam ver.

Eu me sinto preparado para esta missão. Fui o vereador mais votado em 1988, fui Secretário de Obras e chefe de DVOP de Poxoréu, implantei o INMETRO em Mato Grosso durante o governo de Dante de Oliveira e atuei diretamente para trazer o linhão 138, que resolveu o problema do fornecimento de energia em Primavera do Leste.

 

JORNAL O DIÁRIO: Qual sua proposta de governo?

SERGIO MACHNIC: Nossa proposta principal é fazer as mudanças que Primavera do Leste precisa para que as pessoas possam viver com mais dignidade. Primavera não pode ser para poucos. Ela tem que ser para todos. Está nas mãos de um único grupo há oito anos, que teve tempo suficiente para resolver os problemas mas ainda quer mais quatro.

Por isso, vamos atuar de maneira forte na reestruturação da saúde, na implantação do transporte público com acessibilidade e gratuito para idosos e pessoas com deficiência, na construção de moradias, na articulação de novos investimentos com a chegada de novas empresas e, principalmente, para resolver o problema da água.

Essa questão da água é muito séria e só precisa de boa vontade pra resolver. As reclamações de falta de água, de água com gosto de sabão, chegam pra mim todos os dias, junto com o valor da conta, que sempre é alto. Esse problema se arrasta sem solução já tem algum tempo. Então, é preciso capacidade de diálogo com a empresa responsável e medidas consistentes pra resolver.

 

JORNAL O DIÁRIO: Caso seja eleito, qual será sua prioridade na formação de sua equipe de secretários?

SERGIO MACHNIC: O critério é um só: capacidade técnica junto com experiência na gestão pública.

 

JORNAL O DIÁRIO: Se eleito, qual a sua prioridade já no início do mandato?

SERGIO MACHNIC: Reestruturar os serviços de saúde. A população espera dois anos por uma cirurgia, um ano por um exame simples. UPA sempre lotada, sem capacidade de ampliar os atendimentos.

É urgente reorganizar os postos de saúde, fazer convênios com os hospitais, realizar mutirões de exames e cirurgias e buscar mais recursos para construir policlínicas para mulheres, crianças e idosos.

 

JORNAL O DIÁRIO: Primavera do Leste é uma cidade que vem crescendo a passos largos ano a ano. Quais são as propostas para que os serviços básicos como saúde, educação e infraestrutura consiga acompanhar esse crescimento?

SERGIO MACHNIC: Hoje esses serviços já não acompanham o crescimento da cidade. Então, é preciso fazer os estudos e tomar as medidas rápidas, porque as reclamações e denúncias sobre os serviços da prefeitura só aumentam.

Quando os serviços públicos funcionam a prefeitura ajuda a baixar o custo de vida. Se a saúde funciona, se a escola é de qualidade e a criança aprende, se tem transporte público, você consegue oferecer o melhor e não pesar tanto no orçamento das famílias.

Além disso, quando a cidade tem uma boa estrutura de água, esgoto, ruas asfaltadas e iluminação, fica mais fácil atrair novos investimentos, pois isso tem peso na decisão do empresário quando vai expandir seu negócio.

Então, é agir rápido: reestruturar os postos de saúde, desafogar o UPA, construir policlínicas, construir mais salas de aula, aumentar o número de creches e implantar o transporte público são medidas fundamentais.

 

JORNAL O DIÁRIO: Em seu ponto de vista, o que Primavera do Leste tem de bom e no que a cidade precisa melhorar?

SERGIO MACHNIC: Primavera é uma cidade acolhedora, jovem e que inspira o trabalho. Tem muito o que evoluir para voltar ao seu lugar de destaque regional, especialmente na saúde, moradia e transporte. É inadmissível que uma cidade com mais de 100 mil habitantes tenha apenas quatro ônibus em funcionamento.

O crescimento acelerado da cidade exige da prefeitura medidas rápidas para que os serviços essenciais de saúde funcionem adequadamente, para que comportem o crescimento da cidade. Nosso plano de governo contempla projetos estruturantes para atender o crescimento da cidade pensando nos próximos 50 anos.

 

JORNAL O DIÁRIO: O agronegócio ainda é o carro chefe da economia local, mas o cenário tem se modificado um pouco com a chegada de novas indústrias que utilizam produtos do agro como matéria-prima. Como prefeito, se eleito, o que você pretende fazer para conseguir trazer mais indústrias para a cidade, ampliando essa oferta de emprego? E em relação a formação de mão de obra qualificada?

SERGIO MACHNIC: Primavera é a quinta economia do Estado do Mato Grosso, mas perdeu o posto de destaque regional em diversas áreas, como saúde e moradia. Com minha capacidade de diálogo, vou ampliar as parcerias para atrair novos investimentos, novas empresas, mais indústrias e fortalecer a economia local, que precisa de mais incentivos e melhorias na segurança pública e acessibilidade.

Quero dar uma atenção especial ao jovem, criando programas de estágios e facilitar o acesso ao primeiro emprego. Além disso, firmar parcerias para oferecer cursos gratuitos de formação de mão de obra. Vamos criar uma área na Prefeitura para apoiar o empreendedor local e investir no turismo de negócios.

 

JORNAL O DIÁRIO: Primavera do Leste possui uma frota que se aproxima de 78 mil veículos, organizar o trânsito é algo necessário e urgente. De que forma pretende fazer isso, caso seja eleito?

SERGIO MACHNIC: Nós tomamos conhecimento de que há um plano de mobilidade, mas ainda que não entrou em execução. Nós precisamos entender porque isso ainda não avançou. Mas, já quero deixar claro que vamos corrigir o que for preciso e tomar medidas rápidas.

Nossa cidade precisa de mais sinalização, renovar e adequar as faixas de pedestre, manutenção permanente das principais vias de tráfego e principalmente de organização no transporte público, com linhas que contemplem os bairros e ônibus com conforto e acessibilidade. Hoje, as pessoas que usam o transporte público sofrem com atrasos diários. A prefeitura não construiu abrigos e os ônibus não oferecem o mínimo de conforto para o trabalhador.

Temos que pensar, também, nos jovens que estudam à noite e precisam do transporte para se deslocar com segurança. Sem acesso ao transporte público, eles têm o futuro prejudicado.

 

JORNAL O DIÁRIO: Com uma média de 1000 nascimentos por ano, como organizar vagas em creches?

SERGIO MACHNIC: É urgente a construção de novas salas para ampliar as vagas nas creches e também nas escolas de ensino fundamental. Esse é um compromisso que fiz com as famílias de Primavera do Leste.

Também temos o projeto de, no período de férias, ter um reforço na equipe de profissionais da educação para que as creches funcionem como colônia de férias, para que as mães possam trabalhar e ter um lugar seguro para deixar seus filhos.

Ter uma rede bem estruturada de educação é importante para atrair novos investimentos. E além da estrutura vamos estar perto dos nossos professores, ofertando a qualificação necessária para evoluir na aprendizagem dos nossos alunos.

 

JORNAL O DIÁRIO: Com mais pessoas chegando a cada dia na cidade, um dos problemas enfrentados é moradia. Além disso, há um déficit de casas populares. No seu governo como isso poderá ser resolvido ou amenizado? Como pretende enfrentar os aluguéis altos?

SERGIO MACHNIC: Se a gente analisar as famílias que vivem com até um salário mínimo em Primavera do Leste, o déficit habitacional é de 9 mil unidades. É muito alto. Nós vamos reformular o projeto de aluguel social, para que ele chegue a quem mais precisa. Vamos construir moradia social com verba do município e conquistar mais recursos com os deputados estaduais, federais e governo do estado. Eu sou uma pessoa que dialogo com todos e vou usar isso para reduzir esse déficit.

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]