19 de Setembro de2024


Área Restrita

DESTAQUES Quarta-feira, 10 de Maio de 2023, 08:00 - A | A

Quarta-feira, 10 de Maio de 2023, 08h:00 - A | A

37 anos

Investimento no setor cultural de Primavera do Leste é destaque no estado

O teatro municipal agora é considerado a casa do festival de Teatro Velha Joana

Jaqueline Hatamoto

MPB no Lago, Rock’n roll e bailes em Praças, espaço para aulas de teatro e dança. E uma gestão que investe pesado em cultura e lazer. Assim pode ser definida Primavera do Leste, quando se trata de cultura. Tornando assim o município uma referência no segmento.

“Em todos os lugares que eu chego e falo que sou de Primavera do Leste, as pessoas logo fazem referência aos investimentos que é feito aqui. Qual cidade no estado tem rock em praça uma vez no mês? Qual cidade que tem MPB no lago todo final de semana? Ou baile na praça? Eu desconheço um município que invista tanto assim em cultura”, explicou o secretário de Cultura de Primavera do Leste, Wanderson Lana.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Neste ano, dois importantes espaços para fomento da arte, cultura e cidadania, foram inaugurados, o teatro municipal e a nova estrutura do Centro Cultural Professora Evangeline Alcântara Takeuchi. O local conta com mais de 200 lugares, incluindo espaços reservados para pessoas com deficiência, além de um palco com 143 m², incluindo coxia (lugar situado dentro da caixa teatral em que o elenco aguarda para entrar em cena) e proscênio (espaço entre a beira do palco e a primeira fila de assentos).

“Para mim essa foi uma das maiores conquistas, quem passou por lá antes se lembra que o espaço era pequeno e não cabia quase ninguém. Mas, mesmo assim, não deixamos de fazer a arte, de encenar. Realizamos apresentações em terrenos, quadras, praças, sempre envolvendo muita gente”, ressaltou Lana.

O teatro municipal agora é considerado a casa do festival de Teatro Velha Joana, e o lugar preferido da Cia de Teatro Faces, primeira companhia de teatro de Primavera do Leste que deu frutos e criou outras ramificações, como os Primitivos, grupo que foi selecionado para participar do Palco Giratório do Sesc, reconhecido no cenário cultural brasileiro como um importante projeto de difusão e intercâmbio das Artes Cênicas.

Os Primitivos vão representar Primavera do Leste com a peça ‘O Adeus de Maria”, que traz a história de Maria-de-Barro, que passa os dias esperando que as coisas mudem em sua comunidade e que consiga se sentir, finalmente, feliz. Durante uma noite estrelada, ela conhece um Curió viajante com quem não consegue deixar de conversar, causando uma comoção social na comunidade de pássaros que não aceita a presença de pássaros pretos retintos na região. Entre as maldades de um Canário e a curiosidade dos Pardais, muita comédia, amor, luta e superação nessa história para infância e adolescência que discute preconceito estruturais, o racismo e a constante luta por uma segunda chance.

“Esses autores são alunos dos alunos do Faces. São 18 anos de teatro que criou um mercado consumidor e grandes profissionais que hoje se encontram circulando pelo cenário. Eu sou muito orgulhoso deste pessoal. Das coisas que eu tenho, e das coisas que eu fiz como servidor público, estou muito orgulhoso de ver esses jovens alçando voos. São jovens que muitas vezes eram desacreditados, e que hoje são atores incríveis, e eu sinto muito orgulho deles, e quero dizer que existe no mundo um lugar para todos vocês”, descreveu o secretário.

 

UM ESPAÇO DEDICADO A DANÇA

Em Primavera do Leste a dança tem o poder de transformar vidas. Atualmente a Escola Municipal de Dança reúne 600 alunos, e tem polos espalhados por todo município. A representatividade da dança é tão grande, que a Escola Municipal de Dança vai ganhar um espaço para chamar de seu.

O secretário de cultura adianta que o espaço, será um dos mais bonitos da cidade. “O trabalho que a Escola Municipal de Dança capitaneados pela professora Sandra Furtado faz, é de excelência enorme. Por isso já estamos na fase de elaboração do projeto para um prédio novo para a escola, que vai ser construído na região do lago, que será um grande complexo cultural, unindo a escola de dança, música, observatório, museu. É uma das obras mais bonitas já pensada, vai atender mais de 1.000 pessoas”, adiantou Lana.

ESCOLA DE DANÇA.jpg

 

O secretário destaca que a cultura faz parte do desenvolvimento de Primavera do Leste.

“Tudo que foi construído em Primavera vai dando certo por que a população ela exige isso. Eles não querem só trabalhar, eles querem qualidade de vida, querem a possibilidade de ter uma feira literária. Primavera é muito feliz na realização da cultura. E este seguimento muito respeitado e muito amado. O investimento em cultura é uma forma de abraçar cada pessoa que ajuda a construir essa cidade”, finalizou o secretário Wanderson Lana.

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]