19 de Setembro de2024


Área Restrita

DESTAQUES Quarta-feira, 10 de Maio de 2023, 08:30 - A | A

Quarta-feira, 10 de Maio de 2023, 08h:30 - A | A

37 anos

Primavera do Leste se consolida como polo regional de saúde

Município é referência para cidades da Grande Primavera

Wellington Camuci

Não é de hoje que Primavera do Leste tem sido o destino de muitos moradores da região que buscam atendimento de saúde, seja de baixa, média ou alta complexidade. Com 17 unidades do Estratégia de Saúde da Família e diversos convênios com hospitais particulares, o município tem se consolidado como polo regional.

Desde a pandemia da Covid-19, que mostrou uma precariedade no sistema de saúde pública em Mato Grosso, com falta de leitos em todas as regiões, Primavera do Leste mostrou a força que a união do poder público com a sociedade civil tem para sanar alguns problemas. Junto com várias entidades, o município deu um passo além e abriu dezenas de leitos hospitalares para poder atender a toda a população.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Em convênio com o governo do estado, Primavera chegou a ter 30 leitos de Unidade de Terapia Intensiva – UTI, exclusivamente para atendimento a pacientes graves diagnosticados com Covid-19. Parte destes leitos, após a redução dos casos graves da doença, passaram a ser utilizados para pacientes gerais que necessitavam de uma UTI.

Antes da disponibilização destes 10 leitos, o município mais próximo era Rondonópolis, que inclusive é a referência dos 19 municípios da região. Os leitos foram incluídos na rede estadual e hoje atendem pacientes de todas as cidades de Mato Grosso, através da Central de Regulação da Secretaria de Estado de Saúde.

Em 2022, a população recebeu mais uma boa notícia, Primavera do Leste, que já era referência na microrregião em relação a atendimento de maternidade, passou a ter mais 10 leitos de UTI, desta vez, as unidades habilitadas para atendimento pelo Sistema Único de Saúde – SUS são neonatais, ou seja, para atendimento de recém-nascidos que, precisavam se deslocar para outras cidades, como Rondonópolis e Cuiabá, para ter uma chance de vida.

Preparada para receber bebês que nascerem antes das 37 semanas de gestação, com baixo peso ou que possuem algum problema, a UTI neonatal é o ambiente dentro do hospital muito importante para o desenvolvimento do recém-nascido, como alterações cardíacas ou respiratórias, por exemplo. O bebê permanece na UTI até que possa crescer, atingir bom peso e se tornar apto a respirar, sugar e deglutir.

Na sexta-feira da semana passada, dia 05, a prefeitura, juntamente com a Secretaria de Estado de Saúde, inaugurou oficialmente 10 novos leitos de UTI pediátrica. Os leitos já estão disponíveis desde a segunda quinzena de abril e são cofinanciados pela SES, um investimento de aproximadamente R$ 600 mil por mês.

A abertura dos novos leitos se deu após o surto de dengue e de síndromes respiratórias que superlotaram a rede de saúde e as unidades de UTI pediátrica se mostraram insuficientes. Em Primavera do Leste, uma criança indígena de 1 ano, moradora de General Carneiro, morreu por complicações da dengue enquanto aguardava um leito com urgência. Em Rondonópolis, um menino de 9 anos também morreu nas mesmas condições.

Na época, 25 crianças estavam na fila da Central de Regulação aguardando um leito. Em tempo recorde, leitos foram abertos em alguns hospitais para atender a demanda. Atualmente, os 10 leitos disponíveis em Primavera do Leste estão ocupados por pacientes que foram regulados pela SES. Mesmo com a ocupação total, os leitos são um alento para os pais que conseguem ficar mais próximos dos filhos durante o tratamento.

 

Unidade de saúde em horário estendido

Mais uma novidade na saúde de Primavera do Leste foi implantada em abril. Para atender a grande demanda de consultas ambulatoriais, que acabavam superlotando a Unidade de Pronto Atendimento, a Secretaria Municipal de Saúde lançou o Programa Saúde Toda Hora. Duas unidades de saúde passaram a atender livre demanda em horário especial.

Das 17 horas até a meia-noite, as unidades do Estratégia de Saúde da Família – ESF IX e XI, nos bairros Primavera III e Buritis, oferecem atendimento médico e de enfermagem a população. As unidades ficam em uma das regiões mais populosas de Primavera do Leste, facilitando o acesso à saúde da população.

ESF BURITIS.jpg

 

Os moradores desses bairros e de outras localidades, serão atendidos por uma equipe de plantão formada por médicos e técnicos. Nas duas unidades será possível tomar medicação, fazer curativo, entre outros atendimentos. Caso seja constatado algum paciente com sintoma mais grave, a equipe médica realizará o encaminhamento para a Unidade de Pronto Atendimento – UPA.

O Programa ‘Saúde toda hora’ busca atender à demanda espontânea, proporcionando maior acessibilidade aos moradores e tem o intuito de desafogar a UPA, oferecendo atendimento médico de forma descentralizada nas unidades básicas de saúde em horário estendido.

O programa será permanente e os atendimentos podem ser realizados baseados em sintomas leves, como por exemplo, dor de cabeça, febre, curativos, entre outros. Caso haja necessidade, dependendo da demanda, poderá ser implantando em outras unidades de saúde de Primavera do Leste.

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]