19 de Setembro de2024


Área Restrita

DESTAQUES Terça-feira, 13 de Junho de 2023, 14:02 - A | A

Terça-feira, 13 de Junho de 2023, 14h:02 - A | A

Destaque

Professoras de Primavera vão produzir material didático para alfabetização de alunos da rede pública

Profissionais estão entre as 12 selecionadas em todo estado

Jaqueline Hatamoto

Um material didático regionalizado e com as especificidades e características do estado de Mato Grosso. Essa é a proposta da Associação Nova Escola, em parceria com a Secretaria de Educação de Mato Grosso – Seduc, e Associação Bem Comum, que selecionou professores, para juntos criarem um material didático para os alunos da rede pública. Gracieli Bruschi e Cleusa dos Santos, duas professoras de Primavera do Leste, foram selecionadas e serão, junto a outras 10 professoras autoras do material.

193 profissionais da educação se inscreveram para participar do desafio. Destes 60 foram selecionados para a fase de entrevistas e 12 escolhidos como autores. Gracieli, ficará responsável por produzir o material para os alunos do 1º e 2º ano do ensino fundamental. Já Cleusa, fará o material destinado aos professores da educação infantil. Uma responsabilidade grande, para as professoras, que atualmente ocupam cargos técnicos dentro da Secretaria Municipal de Educação.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Gracieli conta que surgiu dentro do sistema de ensino, uma necessidade de se criar um material didático mais regionalizado, e a Seduc, então abriu as inscrições para que os profissionais se inscrevessem para colaborar na produção do material didático. Profissionais de todo o estado se inscreveram.

“Eu fiquei feliz, é uma honra muito grande, e ao mesmo tempo sinto o peso da responsabilidade, pois ser professora autora de um material didático tão importante é muita responsabilidade. Vamos dividir o material em capítulos e no final juntamos tudo. Eu espero de verdade, contribuir para a educação, e também levar o nome da nossa cidade”, contou.

A professora relata que o material especifico, vai ajudar os alunos a se familiarizarem com os conteúdos ensinados. Tornando a aprendizagem mais gratificante.

“Esse material é votado para o estado de Mato Grosso, com nossas especificações, animais que fazem parte da nossa região, rios, ou seja, é regionalizado mesmo. Para que as crianças possam se sentir próximas ao material que está trabalhando. Eu acredito que a criança vai sentir mais próximas e vai se sentir pertencente. Vai conhecer e ter proximidade”, relatou a professora que há 18 anos se dedica a profissão.

Cleusa dos Santos, é professora há quase 19 anos, caberá a ela produzir o material didático que será utilizado pelos profissionais que atuam na educação infantil.

“É algo desafiador, saber que esse material é algo que vai auxiliar muito na prática pedagógica, desde o planejamento. Esse material vai trazer essa flexibilidade e vai levar o professor a olhar de fato para o objetivo e pensar na atividade e de que forma vai contribuir para o desenvolvimento”, explicou Cleusa, que ainda destacou que a educação infantil, é objeto de sua pesquisa de mestrado, e falar sobre o tema é sempre muito gratificante.

“Gosto muito, pensar que é um material que vem para esta etapa, que vai reafirmar qual o currículo da educação infantil, é algo é muito importante”.

A secretária municipal de educação, Adriana Tomasoni, ressaltou que ter duas profissionais que hoje atuam no corpo técnico da secretaria, selecionadas para participar da criação do material didático, é muito importante e demonstra o alto nível dos profissionais da educação municipal.

“Essas professoras fizeram a inscrição, concorreram com profissionais de todo estado. As duas estão no corpo técnico da secretaria, para nós é satisfatório, pois vemos que temos uma equipe técnica preparada, que consegue concorrer e fazer o diferencial”.

Como o prazo para conclusão do material e curto, as profissionais tem se desdobrado para conseguir entregar dentro das datas previstas pela Seduc. A ideia é que o material didático seja disponibilizado no próximo ano letivo, ou seja, 2024.

“Estamos trabalhando a noite, para concluir a edição do material, e ainda tem todo o processo de sistematização. Temos até julho para concluir. Mas esse material regionalizado será entregue a partir de 2024”, finalizou Cleusa.

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]