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NOTÍCIAS Quinta-feira, 05 de Dezembro de 2024, 08:47 - A | A

Quinta-feira, 05 de Dezembro de 2024, 08h:47 - A | A

PROGRAMA FEDERAL

Aeroporto de Primavera do Leste está na lista para leilão de aeroportos regionais

Lista inclui 51 estruturas regionais da Amazônia Legal e do Nordeste

Wellington Camuci/Com informações O Globo e Abear

 

Na semana passada, o Ministério de Portos e Aeroportos deu início, a uma série de roadshows para apresentar aos concessionários de aeroportos privatizados detalhes do leilão dos terminais regionais. Entre os aeroportos listados está o de Primavera do Leste e de outras seis cidades de Mato Grosso.

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A proposta é conceder, nessa primeira etapa, 51 pequenos terminais da Amazônia Legal — que abrange Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia, Roraima e Tocantins — e do Nordeste. Serão 11 lotes com até oito terminais.

Batizado de “AmpliAR”, o programa pretende levantar investimentos de R$ 3,4 bilhões para que esses aeroportos possam receber, pelo menos, uma aeronave de pequeno porte. O edital deverá ser lançado no início de fevereiro e a previsão é que o certame ocorra em maio.

Ao todo, serão ofertados 89 terminais e outros 13 a serem construídos pelo setor privado, somando 102 incluídos no Plano Aeroviário Nacional (PAN). O investimento total é estimado em R$ 7,3 bilhões, em três anos.

O programa foi desenhado a partir de uma decisão do Tribunal de Contas (TCU), que autorizou aos vencedores descontar os investimentos nos contratos atuais, na forma de reequilíbrio econômico financeiro.

Isso poderá ser feito com a prorrogação da concessão em até cinco anos, aumento de tarifa ou redução do valor da outorga devida à União. Os critérios serão definidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), após o leilão.

Segundo a Secretaria de Aviação Civil (SAC), ligada ao Ministério, ganhará o bloco quem oferecer o menor deságio proporcional em relação a um preço teto fixado para cada um. O ganhador precisará carregar os blocos arrematados até à vigência do contrato original.

Todos os atuais concessionários poderão participar da concorrência, com exceção das empresas em processo de relicitação, como Viracopos (Campinas). Caso não haja acordo com o Galeão para que a Changi continue com a concessão, o concessionário também não poderá disputar regionais.

Os 16 aeroportos administrados pela Infraero também ficarão de fora, além de terminais cedidos a estados e municípios que foram concedidos ao setor privado e alguns outros que estão em obra com recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac).

A adesão de estados e municípios ao programa é voluntária. Um dos princípios do programa é que sejam leiloados apenas terminais que são deficitários.

Antes da publicação do edital, a proposta ficará em consulta pública para que representantes da sociedade possam encaminhar sugestões.

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) marcou presença na apresentação do programa AmpliAR. A presidente da ABEAR, Jurema Monteiro, celebrou a iniciativa e ressaltou sua importância para o desenvolvimento do setor e para a mobilidade dos brasileiros. “É muito importante ver a Secretaria Nacional de Aviação Civil iniciar o debate para ampliar a aviação regional com estímulo à demanda. Um programa que olha além da infraestrutura é essencial para o Brasil. Países que priorizaram o transporte aéreo como serviço essencial expandiram a mobilidade de forma significativa. É isso que buscamos com o programa AmpliAR”, declarou Monteiro.

O diretor de Segurança e Operações de Voo da ABEAR, Raul de Souza, reforçou o comprometimento da entidade em colaborar com o projeto: “Estamos ansiosos para conhecer a lista dos aeroportos contemplados e iniciar estudos sobre essa nova etapa da aviação nacional. A ABEAR participará ativamente da consulta pública quando for disponibilizada.”

O programa AmpliAR promete transformar o panorama do transporte aéreo regional, promovendo maior conectividade entre diferentes regiões do Brasil e fomentando o desenvolvimento econômico e social em áreas menos atendidas. Os investimentos planejados não apenas fortalecem a infraestrutura aeroportuária, mas também impulsionam setores como o turismo, comércio e serviços.

 

Veja a lista de aeroportos

 Acre: Marechal Thaumaturgo

Acre: Tarauacá

Amazonas: Carauari

Amazonas: Eirunepé

Amazonas: Lábrea

Amazonas: Santo Antônio Do Içá

Amazonas: São Paulo De Olivença

Amazonas: Barcelos

Amazonas: Fonte Boa

Amazonas: Manicoré

Amazonas: Santa Isabel Do Rio Negro

Amazonas: São Gabriel Da Cachoeira

Amazonas: Apuí

Amazonas: Borba

Amazonas: Itacoatiara

Amazonas: Maués

Amazonas: Parintins

Amapá: Oiapoque

Pará: Almeirim

Pará: Breves

Pará: Salinópolis

Pará: Itaituba

Pará: Jacareacanga

Pará: Novo Progresso

Pará: Oriximiná

Pará: Paragominas

Pará: Redenção

Pará: São Félix Do Xingu

Pará: Tucuruí

Rondônia: Cacoal

Rondônia: Costa Marques

Rondônia: Guajará-Mirim

Rondônia: Vilhena

Bahia: Guanambi

Bahia: Lençóis

Bahia: Paulo Afonso

Maranhão: Barreirinhas

Pernambuco: Araripina

Pernambuco: Garanhuns

Pernambuco: Serra Talhada

Piauí: São Raimundo Nonato

Maranhão: Bacabal

Maranhão: Balsas

Tocantins: Araguaína

Mato Grosso: Aripuanã

Mato Grosso: Cáceres

Mato Grosso: Juína

Mato Grosso: Tangará Da Serra

Mato Grosso: Canarana

Mato Grosso: Porto Alegre Do Norte

Mato Grosso: Primavera Do Leste

 

 Internacionalização do Marechal Rondon

 Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) concedeu a internacionalização do Aeroporto Marechal Rondon, localizado em Várzea Grande, a publicação da portaria ocorreu no início desta semana.

O documento designa “como internacional o Aeroporto de Cuiabá/Várzea Grande - Marechal Rondon (SBCY) para operações de serviços aéreos regulares e não regulares, neles compreendidos os públicos de passageiros, charter de passageiros, de carga e mala postal, bem como serviços de táxi-aéreo, aviação geral e privados”.

O governador Mauro Mendes destacou que a operacionalização internacional do principal aeroporto de Mato Grosso vai impulsionar o desenvolvimento regional.

“Mais um passo importante para trazer mais negócios e turismo ao nosso Mato Grosso. O Estado está há anos cobrando e fornecendo todo o apoio para que essa conquista pudesse virar realidade. É um ganho extraordinário”, afirmou.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, ressaltou que o aval da Anac dá início a um novo marco para Mato Grosso.

“Esta decisão fará com que Mato Grosso cresça ainda mais. É o início de uma nova era para o Estado. Estamos abrindo novas possibilidades para o turismo, comércio e transporte internacional. Da parte do Governo do Estado, já criamos o programa Voe MT, o qual serve para estimular que as companhias tenham interesse na operação de voos internacionais com a mudança”, destacou o secretário.

A expectativa é que, com a internacionalização, o aeroporto se torne um hub logístico de importância para a região Centro-Oeste, ampliando as conexões aéreas e proporcionando um ambiente propício para novos negócios e parcerias internacionais.

 

 

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