Nesta quarta-feira (11), o juiz Roger Bim Donega, emitiu um ofício para as forças de segurança onde solicita reforço no policiamento na região do fórum de Primavera do Leste e da Cadeia Pública da cidade. O magistrado teria sido motivado por ameaças que recebeu de um grupo de indígenas, que não concordam com a prisão de um indígena no último dia 5.
Segundo consta no documento, familiares do réu membros de uma comunidade indígena, compareceram ao Fórum e, perante a assessoria do magistrado, em tom ameaçador, exigiram a soltura do acusado, preso preventivamente sob a acusação de crime grave, e foi orientado a procurarem a Defensoria Pública.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
Passado três dias o cacique teria voltado ao fórum e pedido novamente a soltura do indígena ameaçando tomar “providências de acordo com a cultura deles” caso o réu não fosse liberado até essa terça-feira (11).
No ofício o magistrado solicita que sejam adotadas medidas para garantir a segurança das instalações do Poder Judiciário, e seus servidores, bem como a preservação da ordem pública.
Entre as medidas adotadas estão: patrulhamento no entorno do Fórum e em pontos estratégicos de forma intensificada. Instauração de procedimento investigativo, se necessário pela Polícia Civil, para apurar condutas que possam configurar crime. E reforço na segurança da cadeia Pública, no local de custódia do réu, especialmente diante de possíveis tentativas de intervenção externa.
O magistrado ainda determinou que a diretoria do fórum, adote medidas administrativas para controle de acesso ao prédio, restringindo a circulação de pessoas às áreas de atendimento estritamente necessárias e, oriente os servidores quanto ao protocolo de segurança, acionando imediatamente as autoridades competentes em caso de necessidade.
Até o início da tarde desta quarta-feira (11), nenhuma ocorrência atípica havia sido registrada.
Não foi informado por qual motivo o indígena foi preso, nem de qual aldeia ele seria.