14 de Outubro de2024


Área Restrita

NOTÍCIAS Segunda-feira, 30 de Setembro de 2024, 09:30 - A | A

Segunda-feira, 30 de Setembro de 2024, 09h:30 - A | A

EMPREENDEDORISMO E SOLIDARIEDADE

Alunos do CEP vivenciam na prática o que é empreender

Além de desenvolver a capacidade empreendedora, o lado social não ficou de fora

Wellington Camuci

Decidir, planejar, executar e vender. Estes são alguns passos que os alunos do Centro Educacional Primavera, de Primavera do Leste, tiveram que passar para conhecer de perto o grande universo do empreendedorismo. Toda a produção da Feira do Empreendedor, desde a escolha do produto até a venda foram feitas pelos próprios estudantes.

Mesmo que não seja algo novo na realidade brasileira, o empreender ganhou muito destaque nos últimos anos, seja em crises econômicas, que afeta a empregabilidade, ou na recente pandemia que pegou o mundo despreparado para enfrenta-la, como resultado, milhares de pessoas tiveram que se reinventar. A saída, empreender.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

A Feira do Empreendedor foi, mais uma vez, sucesso e envolveu toda a comunidade escolar. Professores, coordenadores, alunos, pais, amigos, lotaram o espaço da feira realizada no dia 20 de setembro. Além de desenvolver a capacidade empreendedora, o lado social não ficou de fora, com os lucros revertidos a entidades sociais. “Todo esse lucro, este ano, nós vamos doar para entidades sociais do nosso município. Funciona assim, cada grupo escolhe uma entidade que fará a doação do lucro da feira”, explicou a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, Silvana Estela Soto Fávaro.

Esta foi uma oportunidade para os alunos conhecerem de perto um pouco do que é empreender. Pensar no produto, organizar, calcular os custos, produzir, pensar no preço do produto e, é claro, vender. E nesta etapa final, o que não faltou foram táticas de convencer o “cliente” a comprar.

Mas é claro que a Feira do Empreendedor não foi um trabalho de apenas dois dias. Para chegar até este resultado, os alunos estão desenvolvendo atividades desde o início do ano. “Nós estamos desde o início do ano desenvolvendo esse projeto, onde os alunos tiveram toda uma preparação. Então eles fizeram, pesquisaram no mercado, fizeram plano de negócio, para que hoje eles pudessem expor os seus produtos aqui na nossa tradicional Feira do Empreendedor. E com isso, eles foram levados a entender o que é ser empreendedor”, destacou a coordenadora.

A Feira do Empreendedor movimentou toda a classe discente do Centro Educacional Primavera, desde os pequenos do Ensino Fundamental I, até os mais velhos do Ensino Médio. Uma oportunidade de pensar e aprender de maneira ampla como funciona toda a cadeia produtiva, até o consumidor final. Além, é claro, da vivência real da vida financeira, como destaca a professora do Ensino Fundamental, Sandra Silva Batista.

“O primeiro momento que foi desafiador foi tratar de dinheiro em espécie. No decorrer de todo o processo que nós desenvolvemos em sala, e agora aqui na feira está sendo concretizado, você vê que eles estão adorando a ideia de empreender, e eu como professora estou muito feliz com a minha turma, e por ser uma turma de segundo aninho, é uma turma com crianças de 7 para 8 anos, está gostoso de ver, é prazeroso”, explicou a professora.

Estefano Alrieri, professor de matemática do Ensino Médio, ressalta que a Feira do Empreendedor fortalece a formação profissional dos alunos. “[A feira] contribui totalmente na carreira deles, o que eles vão escolher, porque eles estão passando por todo o processo do que é empreender no nosso país, desde a fabricação, a dificuldade do convencimento do produto que eles fabricaram, da questão da parte financeira, do custo que eles tiveram, de toda a produção, da formação da equipe, o trabalho da equipe, a divisão de pensamentos, porque cada um tem a sua forma de pensar, a sua forma de agir, e esse projeto ele vem como um todo, para mostrar para eles o que é o empreender na nossa vida.”

A Feira do Empreender se destaca em ensinar os alunos a pensarem ‘fora da caixa’, e compreenderem toda a dimensão do que há por traz de um negócio, seja ele o mais simples. “Cada grupo representa um negócio, como se eles estivessem montando o seu próprio negócio. Então, para eles entenderem que eles têm concorrência, que tem que ser produto de qualidade, para que eles possam entrar no mercado de trabalho. E com isso, com certeza, entendendo o verdadeiro sentido da palavra Empreendedorismo”, finalizou a coordenadora Silvana.

Álbum de fotos

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]