01 de Julho de2024


Área Restrita

NOTÍCIAS Quarta-feira, 26 de Junho de 2024, 14:00 - A | A

Quarta-feira, 26 de Junho de 2024, 14h:00 - A | A

POLÍTICAS PÚBLICAS

Audiência para discutir políticas públicas voltadas ao TEA é realizada

Mais de 150 pessoas aguardam na fila de espera por atendimento especializado

Jaqueline Hatamoto

Segundo levantamento feito pelo poder público, Primavera do Leste está entre os municípios do estado que mais tem casos de autismo detectado e, proporcionalmente, a cidade que mais laudos emite.  Tornando um desafio para os gestores lidar com os cuidados básicos e atendimentos voltados ao público com Transtorno do Espectro Autista – TEA. Diante dessa realidade, foi realizada na Câmara Municipal, na semana passada, uma audiência pública com o tema: “Os direitos das pessoas com o Transtorno Espectro Autista e a responsabilidade do estado”.

A realização da audiência foi proposta pela vereadora Giovana Paula, que se sensibilizou com um pedido feito por mães atípicas.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

“As mães me procuraram relatando várias dificuldades, várias portas fechadas, várias necessidades que a pessoa atípica tem, quanto ao acesso a um diagnóstico precoce, de um tratamento eficaz, de uma educação com excelência. Então tem várias questões que elas não têm conseguido políticas públicas favoráveis a esse tema. São pessoas que precisam ter os direitos preservados”, destacou a parlamentar.

A vereadora destacou que esta abertura para que a população se manifeste, surge em um momento peculiar, tendo em vista o aumento de diagnósticos de TEA.

“É preciso se discutir a socialização, inserção e inclusão verdadeira, pois é uma realidade que está aí. Hoje já há estudos que comprovam, que a cada 35 nascimentos, uma criança nasce com o TEA, então se faz necessário discutir agora, e chamar a atenção do poder público agora. Caso contrário, a sociedade pagará no futuro bem próximo um preço alto”, frisou.

Em Primavera do Leste existe a Clínica Anjo Azul, que oferece de forma gratuita o atendimento multidisciplinar e individualizada, que é gerida pela Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Primavera do Leste - AMA. Mais de 100 pessoas são atendidas na clínica, porém, a fila de espera conta com mais de 150 pessoas que aguardam algum tipo de atendimento.

“Para nós, o maior desafio enfrentado é o acesso a atendimento. Nós como Ong não conseguimos atender a todos. E até mesmo quem não busca o apoio da associação, também não consegue um atendimento”, ressaltou a diretora da AMA, Renata Polatto, que fez questão de frisar sobre a importância da audiência pública.

“Não tem outro caminho, que não seja de pensar sobre, discutir sobre e todos juntos encontrarmos uma saída para que todos tenham acesso a políticas públicas que possam ajudar”.

O público presente também pode apresentar questionamentos e falar um pouco sobre os desafios que norteiam o tema. As ideais debatidas irão agora compor uma ata, que será analisada pelos vereadores, para que eles possam juntos, propor soluções para os problemas apresentados.

“Nosso foco principal foi primeiramente sanar as dúvidas dos pais em relação ao que já existe na cidade em relação a atendimento de pessoas diagnosticadas com TEA. O próximo passo agora será o de, juntos aos demais vereadores, pensarmos de que forme podemos ajudar e também acionar o executivo”, finalizou Giovana Paula.

 

INVESTIMENTOS

O prefeito Leonardo Bortolin participou da audiência por meio de videoconferência e aproveitou o momento para destacar todos os investimentos que o poder público tem feito em diversas áreas, como saúde e educação. Entre as novidades apresentadas, está a criação de um Centro de Atenção Psicosocial – Caps, exclusivo para atendimentos de crianças. Bem como o credenciamento de Clínicas Multidisciplinares para o atendimento de 120 pessoas, diagnosticas com Transtorno Espectro Autista, que aguardam na fila, ajudando assim a desafogar a lista de espera da Clínica Anjo Azul.

“Políticas públicas que tratem sobre o tema é algo bastante recente no Brasil, mas Primavera tem feito investimentos em vários segmentos. Começo destacando a abertura da Clínica Anjo Azul, em uma parceria protagonizada pela Ama, que recebe R$ 50 mil mês, para poder auxiliar no atendimento das crianças.  E já organizamos a doação de Doação de uma área, para a construção de uma sede própria para clínica. Na área da educação, investimos em um material didático exclusivo para tratar do tema nas escolas, e contratamos cuidadores para desde a chegada desta criança na escola até a saída ela receba todo o cuidado e atenção.  Abrimos credenciamentos para clinicas para garantir o atendimento, e ainda ampliamos nosso quadro com a contratação de neurologistas entre outras especialidades”, explicou o prefeito.

Desde fevereiro deste ano, Primavera do Leste passou a ser uma das referências de Mato Grosso quando o assunto é inclusão. Tudo se deve a investimentos em um novo material pedagógico inclusivo para a rede municipal através do projeto “O Mundo do Theo”.

O projeto é desenvolvido através de um kit pedagógico inclusivo destinado às crianças, professores e famílias, para auxiliar no desenvolvimento de ações e atividades para crianças com transtorno do espectro autista (TEA).

“O Mundo Theo é um material pedagógico inclusivo para poder trabalhar tanto com as crianças de todas da sala de aula, bem como os professores e os pais para poder demonstrar e ensinar como conviver com uma criança autista. Como essa criança enxerga e sente o mundo da sala de aula e o mundo externo. É um material muito profundo, de inclusão e que Primavera sai com esse programa piloto no estado de Mato Grosso”, explicou o prefeito Leonardo Bortolin.

O projeto foi dividido em duas etapas. Na primeira, foram distribuídos 5.700 kits para aulas do segundo ao quinto ano. Já na segunda fase serão mais 3.800 kits para estudantes da pré-escola ao primeiro ano do ensino fundamental. O total investido no projeto de inclusão é de R$ 1,2 milhão.

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]