17 de Julho de2024


Área Restrita

NOTÍCIAS Sexta-feira, 21 de Junho de 2024, 15:04 - A | A

Sexta-feira, 21 de Junho de 2024, 15h:04 - A | A

CAPACITAÇÃO

Especialista referência internacional em hanseníase capacita profissionais de saúde de Primavera do Leste

O treinamento incluiu conteúdos teóricos e práticos, como exames físicos em pacientes

Prefeitura de Primavera

Durante a tarde de ontem (20) e a manhã de hoje (21), médicos e enfermeiros da atenção básica de Primavera do Leste receberam uma capacitação sobre hanseníase na Faculdade Anhanguera. A qualificação foi ministrada por um dos mais conceituados hansenólogos do país e referência internacional no tema, Dr. Jason Antônio Barreto, que atua no Instituto Lauro de Souza Lima de Bauru/SP, renomada instituição quando se trata de pesquisas e treinamentos sobre a doença.

Alguns dos conteúdos abordados durante a capacitação foram como fazer diagnóstico inicial de hanseníase, tratamento das intercorrências, orientações sobre a doença, entre outros. O treinamento incluiu conteúdos teóricos e práticos, como exames físicos em pacientes, por exemplo, oportunizando uma aprendizagem realista aos cerca de 20 participantes presentes.  “Com esse trabalho, a nossa ideia é que aumente a suspeição em hanseníase, assim como o diagnóstico. E aumentar ainda a expertise desses profissionais para realizarem o tratamento adequado”, explicou Jason Barreto.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

WhatsApp Image 2024-06-21 at 12_32_53 (1).jpeg

 

A hanseníase é uma doença hiperendêmica no Brasil. O país é o que registra mais casos no mundo proporcionalmente ao tamanho da população. E Mato Grosso é um dos Estados campeões de registro dessa patologia. “Quando se trata essa doença tardiamente ou quando ela não é tratada, causa incapacidade física permanente. Então é importante que tenhamos constantemente capacitações para conseguir identificar e controlar a doença”, frisou o coordenador do Programa de Hanseníase e Tuberculose do município, Lourenço da Cruz, especialista na área e com mais quatro décadas de experiência sobre o tema.

A ONG Koblenz Brasil (Kobra), representada pelo alemão residente no Brasil, Manfred Robert Göbel, foi a responsável por trazer o especialista de renome internacional para Primavera do Leste. A instituição tem projetos de combate à hanseníase no país e atua como parceira da Prefeitura Municipal. Organizado pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, o evento contou ainda com o auxílio do responsável técnico pelo Programa Municipal de Hanseníase de Cuiabá, Cícero Fraga de Melo.

 

Sintomas da doença

Os principais sintomas que pessoas com hanseníase apresentam são dores nos braços e pernas, câimbras, formigamentos, dormência, redução da força muscular e alterações de sensibilidade na pele. Os que se identificarem com esses sintomas precisam recorrer à uma unidade de saúde para identificação e confirmação da doença e assim ser encaminhado para o tratamento adequado o quanto antes.

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]