03 de Novembro de2024


Área Restrita

NOTÍCIAS Quarta-feira, 17 de Maio de 2023, 06:50 - A | A

Quarta-feira, 17 de Maio de 2023, 06h:50 - A | A

EDUCAÇÃO

Escolas de MT começam a receber câmeras de segurança

São 5.500 equipamentos que serão instalados em todas as unidades estaduais

Jaqueline Hatamoto

As câmeras de monitoramento nas escolas estaduais de Mato Grosso começaram a ser testadas, de acordo com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e a de Segurança Pública (Sesp), na sexta-feira (12).

A primeira fase de testes contempla 20 unidades escolares, segundo a Seduc. A medida tem como objetivo garantir ação imediata da força policial, caso seja necessária, além de ser uma ação para tranquilizar a comunidade.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

São cinco mil e 500 equipamentos para monitorar e dar segurança às unidades após as ameaças e atentados sofridos nesses locais em algumas regiões do Brasil. As primeiras câmeras, ainda em fase de testes, estão sendo colocadas em unidades escolares de Cuiabá.

Os equipamentos contam com um sistema avançado de filmagem, rotação em 360 graus, zoom e reconhecimento facial, com a finalidade de auxiliar o planejamento da ação policial, facilitando a análise e a tomada de decisões estratégicas e operacionais nas unidades.

O Diretor Regional de Educação do polo de Cuiabá, Fábio Bernardo, acredita que a implantação das câmeras vai contribuir para uma resposta ágil nas ações.

Segundo ele, “a instalação desses equipamentos representa um avanço nas tecnologias e na segurança dos nossos estudantes”.

Ele acredita que essa “é uma ferramenta que vai reforçar o monitoramento e a vigilância eletrônica das escolas”.

A diretora do Liceu Cuiabano, uma das mais tradicionais escolas da capital, Layane Queçada, conta que na unidade estão sendo implantadas 16 novas câmeras para melhorar a eficiência do monitoramento dos corredores, entradas e áreas escolares

A medida foi implementada como uma resposta aos ataques violentos nas escolas no país e às ameaças que causaram pânico em colégio do interior.

De acordo com o governo, as câmeras também vão contribuir na prevenção do bullying e auxiliar os professores no monitoramento de eventuais discussões entre alunos no pátio.

O controle das câmeras funcionará em tempo real, segundo a Seduc, o que faz parte do programa institucional "Vigia+MT", com foco na garantia da segurança dentro e fora das escolas.

“Estamos trabalhando em parceria com a Segurança Pública para proporcionar um ambiente seguro para nossas crianças, adolescentes e profissionais da educação. Todos precisam ter tranquilidade para trabalhar e aprender. Essa parceria vai interligar as unidades de ensino com o sistema de segurança do estado, o que irá facilitar a ação policial quando houver necessidade”, destacou o secretário de Educação, Alan Porto.
Outro ponto positivo, segundo o secretário de Segurança Pública, César Augusto Roveri, é que o controle de acesso as unidades será monitorado em tempo real. “Isso faz com que possamos prevenir crimes e antecipar ações. Quem ganha com isso é a sociedade que terá um ambiente mais seguro”, ressaltou.

 

 

Autores de ameaças identificados em MT
Em Arenapólis, a Polícia Civil identificou um jovem de 18 anos que criou um perfil em rede social e postou mensagem fazendo ameaça à Escola Estadual João Ponce de Arruda. A Polícia Civil prendeu o rapaz em Várzea Grande, que foi ouvido na DRCI.

Em Ipiranga do Norte, a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes Informáticos e unidades dos municípios, está atuando em conjunto visando identificar todas as contas de redes sociais que estão propagando informações sobre atentados em escolas.

A Delegacia de Sorriso, com apoio da PM de Ipiranga do Norte, conseguiu deter um adolescente responsável pelas mensagens de ameaças contra uma escola do município. Ele vai responder a ato infracional.

Em Nova Xavantina, um adolescente publicou, em uma rede social, uma ameaça contra uma escola pública da cidade. Logo que foi acionada pela Delegacia do município, a equipe da DRCI fez as investigações que resultaram na identificação do autor. O adolescente foi localizado e encaminhado à unidade policial para esclarecimentos. Ouvido pelo delegado Raphael Diniz, o adolescente disse que a postagem seria apenas uma ‘brincadeira’. A mãe do menor também foi ouvida.

A DRCI também fez diligências junto com a Delegacia de Campo Verde para apurar a informação sobre uma mensagem divulgada em rede social com ameaça a uma escola supostamente localizada em Campo Verde. Após a investigação, a Polícia Civil identificou o autor da mensagem e apurou que a escola em questão é do município de Santa Bárbara d’Oeste, no interior de São Paulo.

 

 

 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]