O Teatro Municipal de Primavera do Leste se prepara para receber a 18ª edição do Festival Velha Joana, um dos mais importantes na cena das artes cênicas no Centro-Oeste do Brasil. Serão 54 espetáculos de diferentes regiões do país, que serão apresentados entre 8 e 17 de novembro, somando dez dias de programação intensa. Os ingressos são gratuitos e serão distribuídos no local, 30 minutos antes de cada espetáculo.
O grupo Teatro Faces, fundado em 20 de março de 2005 para construir uma cena teatral, ainda inexistente, em Primavera do Leste, abre o Festival Velha Joana com o espetáculo “A Fábrica de Brincadeiras”. O espetáculo, que teve sua estreia em 2008, retorna agora conectando diferentes gerações através das memórias lúdicas compartilhadas em contos, cantigas e canções.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
Para construir a peça, três gerações de teatro da cidade se reunirão para uma celebração às infâncias no palco, visitando as brincadeiras e os causos da década de 90 da região de Primavera do Leste e Poxoréu. A abertura está marcada para a partir das 18:30.
Neste ano, o Festival Velha Joana recebeu mais de 730 inscrições de todo o Brasil, resultando em um trabalho intenso de curadoria para construção de uma programação diversa e potente que refletisse a força do que é realizado pelos grupos de teatro do país. Durante os dez dias de evento, o público poderá desfrutar de apresentações teatrais, performances, encontros e rodas de conversa.
“O Festival de Teatro Velha Joana é uma grande festa do Teatro Brasileiro que acontece em Primavera do Leste. Conseguimos ver e acompanhar grandes nomes do teatro do nosso país, no mesmo palco em que estudantes de teatro de 5 anos de idade estreiam suas obras. É a potência do efêmero sem deixar de se preocupar com o futuro da cena”, comenta Wanderson Lana, idealizador e um dos coordenadores do Festival Velha Joana.
Além do Teatro e Centro Cultural, o Festival Velha Joana, terá apresentações em outros pontos da cidade, como Lago Municipal, Pista de Caminhada, Escola Mauro Weis, Centro de Tradições Gaúchas, e também pelas ruas da cidade.
“Trata-se de um festival de movimento, todos já sabem que ele não fica em um único lugar, as ruas se tornam palco, as apresentações tomam os locais públicos e outros espaços. Assim é nosso festival”, destacou Lana.
O Velha Joana, além de fomentar a arte a cultura na cidade e na região, tem ainda um papel fundamental na economia.
“São pessoas que vem para cidade e ocupam hotéis, movimentam o setor de gastronomia e entretenimento noturno, pois eles vêm para cidade, participam do festival, e também saem para conhecer, por isso movimenta toda uma economia”, disse Lana.
Para o festival, são esperados atores e grupos dos mais variados estados.
“Serão mais de 500 atores e técnicos que passarão pelos espaços de apresentação da cidade. Grupos de todas as regiões do país durante 10 dias de muitas trocas e fortalecimento das Artes da Cena de Mato Grosso”, salienta Ana Dorst, também coordenadora do festival.
A programação completa pode ser acessada no Instagram: @velhajoanafestival ou pelo site www.festivalvelhajoana.com.