13 de Dezembro de2024


Área Restrita

NOTÍCIAS Quarta-feira, 27 de Novembro de 2024, 16:13 - A | A

Quarta-feira, 27 de Novembro de 2024, 16h:13 - A | A

COMUNIDADE

Prefeitura inicia limpeza de Lago Municipal de Primavera do Leste

Secretaria de Meio ambiente ressalta que há um cronograma de limpeza, mas que população pode contribuir

Wellington Camuci

Há alguns dias, a população de Primavera do Leste vem questionando e registrando a sujeira dentro do Lago Municipal Vô Pedro Viana e também na orla, em imagens divulgadas nas redes sociais, é possível ver, inclusive, um animal morto dentro do lago. Segundo a população, o cartão postal da cidade estaria abandonado.

De acordo com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente – SAMA, há um cronograma de limpeza de espaços públicos e que a limpeza no lago começou nesta terça-feira (26), e deve seguir até sexta-feira (29).

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

O secretário Rogério Delmon explicou que a maior parte do lixo encontrado no lago foi trazido pelas chuvas e que a população pode contribuir não jogando lixo nas ruas. “Por conta do período das chuvas, grande parte desse lixo que a lagoa acaba recebendo, vem da própria população que joga na rua, acaba entrando nos bueiros e essa água, ela é desembocada dentro do lago municipal e acaba fazendo com que fique esses lixos lá na beirada”, ressaltou.

Gato morto.jpg

Gravação da sujeira e animal morto foi feita por moradores e postada nas redes sociais

Além das limpezas realizadas pela própria prefeitura, o secretário destacou a participação da sociedade civil organizada nos mutirões de limpeza em córregos e nascentes localizados na cidade. “Junto com a sociedade civil organizada, a gente sempre faz mutirões para limpar tanto a nascente do Córrego Traíras, quanto o Lago Municipal. Mas eu sempre reitero, peço para a população de Primavera não estar jogando lixo na rua, porque se não acaba indo para os córregos, para o Lago Municipal e isso não é legal, não é bonito para a nossa cidade.”

Rogério reforça a necessidade da população ter consciência em relação ao meio ambiente e a o lixo, tanto em espaços públicos quanto em casa. “Uma coisa que a gente sempre pede é que quem caminha no lago, quem consome alimentos no lago, sempre leve a sua sacolinha, jogue na lixeira ou leve para casa. Nós já mudamos todos o sistema de coleta de lixo no município, hoje a maioria dos bairros recebem a coleta três vezes na semana, nós temos a coleta seletiva também, então a gente sempre está buscando alternativas para que esse lixo tenha o destino correto”, finalizou.

 

Lago 1.jpg

 

Águas pluviais são a principal fonte de abastecimento do lago

Desde que foi criado o Lago Municipal Vô Pedro Viana, manter ele abastecido, ou seja, cheio de água, sempre foi um problema. No início, além das águas das chuvas, água de um córrego era bombeado para o lago, porém, o volume era insuficiente para mantê-lo.

Com o passar dos anos, a estrutura do fundo do lago foi naturalmente hipermeabilizando, mantendo-se com um volume de água mais alto, mesmo em tempos de seca. Porém, às aguas provenientes das chuvas e galerias pluviais, ainda são a principal fonte de abastecimento de água. E não só do lago municipal, mas também do Córrego Traíras, responsável pelo abastecimento de água de pelo menos 80% da cidade.

Hoje, o lago se tornou o principal ponto de encontro das famílias primaverenses, que conseguem unir saúde e lazer em um único lugar. Afinal, lá existem playgrounds, pista de caminhada, espaço de esportes, biblioteca e diversos outros atrativos que fazem com que centenas de pessoas frequentem o local diariamente.

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]