18 de Maio de2024


Área Restrita

ARTIGOS Quarta-feira, 24 de Janeiro de 2024, 09:30 - A | A

Quarta-feira, 24 de Janeiro de 2024, 09h:30 - A | A

ERNESTO DE SOUSA FERRAZ NETO

Arrogância

“O homem, em sua arrogância, pensa de si mesmo como uma grande obra, merecedora da intervenção de uma divindade” (Charles Darwin).

O arrogante é caracterizado pelo ato ou efeito de atribuir a si próprio benefício, direito, privilégio ou poder. É também a qualidade ou caráter de quem, por suposta superioridade moral, social, intelectual ou de comportamento, assume atitude prepotente ou de desprezo com relação aos outros; orgulho ostensivo, altivez, de acordo com dicionário de significados. 

A expressão tem ainda como significados uma “atitude de quem se sente superior aos demais ou da pessoa que assume um comportamento prepotente, desprezando os outros”. Pode ser sinônimo de atrevido, ação desrespeitosa, insolente, ou ousadia.

Pessoas arrogantes se consideram superiores em relação aos seus, ser altivo, que tem plena convicção que são expert em muitos assuntos e, por isso, não demonstram interesse em ouvir a opinião das demais pessoas. O que apresenta uma pessoa orgulhosa, soberba, presunçosa e extremamente vaidosa, enfim, são pessoas que dificilmente acatam conselhos ou escutam o seu próximo.

Especialistas no assunto do comportamento humano e suas regras sociais, afirmam que nenhuma dessas características associadas ao sentimento de arrogância é considerada positiva.

Somente a título de informação, o termo originou-se da expressão “para exigir”, em outras palavras, foi usado para definir uma pessoa extremamente exigente, portadora de uma personalidade que se achava no direito de ser reconhecido por todos, de uma realidade que não existe, ou seja, que não é merecedor desse reconhecimento.

A arrogância é considerada um dos piores defeitos que uma pessoa possa demonstrar. Trata-se de atitudes com alto grau de individualismo. Uma vez que a as pessoas colocam seus interesses pessoais acima de qualquer outro valor.

A expressão remete a ideia de alguém que é prepotente. Adjetivo pejorativo, uma vez que dá qualificação aquele que apresenta comportamento individualista e egocêntrico. Lembrando que a arrogância e a prepotência, embora consideradas palavras sinônimas, pelo fato de ambas serem características semelhantes de tiranos, ditadores, déspotas, não podem ser confundidas.

É importante fazer a distinção entre arrogância e autoestima ou a confiança que alguém tem si mesmo. Aquele que apresenta ter autoestima elevada ou confiar nas capacidades pessoais de si mesmo não supõe um defeito nem tem conotação negativa; pelo contrário, é saudável e vantajoso para a pessoa. No entanto, ser arrogante é um excesso desse sentimento.

O arrogante, em geral, atribuí importância desmedida baseada na sua própria imagem. Por se uma imagem distorcida e irreal de si mesmo, assim, todas as ações são errôneas e inverídicas.

Como perceber uma pessoa arrogante? Há alguns indícios que são fáceis de verificar: primeiro que essas pessoas tentem ser acharem melhores do que as demais pessoas; segundo essas pessoas acreditam que dominam quaisquer tipos de assuntos (sabem tudo!); são orgulhosas, autoritárias e acreditam estar sempre com a razão e que suas ideias são as melhores.  E ainda, elas sentem ser o centro das atenções. E pior ainda, elas tratam mal as demais pessoas ao seu redor.

São pessoas de difícil convivência em razão da sua personalidade. 

E por fim, “a arrogância que nos leva a acreditar que somos superiores aos outros, tem origem no medo de sermos inferiores”. (Mark W. Baker).

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]