Característica daquilo que é difícil, complicado, complexo, pode ser ainda algo trabalhoso, que exige certas atitudes ou tomadas de decisão. É uma ação que pode impedir a idealização de sonhos. O termo originou do Latim difficultas, que significa pobreza, ansiedade, má sorte.
As dificuldades existem para fortalecer as relações humanas. E elas podem ser manifestar de diferentes formas, uma vez que são em situações difíceis ou complexos que as relações se consolidam.
São nos momentos difíceis que o homem se desenvolve com mais propriedade e amadurece. São, portanto, momentos que contribuem para o nosso crescimento e desenvolvimento.
Vitor Hugo afirmou que “a água que não corre forma um pântano; a mente que não pensa forma um tolo”.
São também nas dificuldades que se descobrem os verdadeiros amigos.
Conhecida como a “escola da vida” as dificuldades nos possibilitam evolução e amadurecimento de forma ímpar. São elas que tornam o homem um ser melhor e mais forte.
Os termos custoso, penoso ou árduo são palavras que expressam muito bem o termo, que é considerado como algo difícil ou complicado. A superação das barreiras impostas pelos obstáculos da vida é sempre um grande desafio. Porém é um grande aprendido para qualquer indivíduo. São mais valores agregados à personalidade.
Neste sentido, Flávia Barros, ensina que “recomeçar é mais difícil que começar, pois requer a coragem do início e a superação do fracasso.”
As dificuldades podem surgir a qualquer momento de nossas vidas. Elas não escolhem pessoas e tão menos suas condições financeiras e não estão relacionadas à crença, cor e nem sexo. Surgem como provação e obstáculos e “quanto maiores são as dificuldades a vencer, maior será a satisfação”. (Cícero)
As dificuldades de aprendizagem são bastante comuns na esfera educacional. Também conhecidas como transtornos ou problemas de aprendizagem são desordens que dificultam o ritmo de aprendizado de uma pessoa, ocorre com maior intensidade nos primeiros anos de escolaridade.
Dentre tantos tipos de dificuldade na aprendizagem, tem-se a dislexia (que está relacionada ao aprendizado da leitura e escrita); discalculia (ligada diretamente em problemas para assimilar as regras, conceitos e operações matemáticas); disgrafia (que consiste no falta da percepção e capacidade da escrita); e TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), considerado o mais comum de todos; este transtorno é tido como uma doença crônica, que se apresenta com ansiedade, inquietação, agressividade, dificuldade na aprendizagem, entre outros. Em geral detectados na infância, mas que pode acompanhar o indivíduo por toda a sua vida.
De grandes dificuldades surgiram os grandes projetos. As ideias decorrentes correntes de momentos de crises são sólidas, consistentes e duradouras. As grandes invenções foram idealizadas em momentos de grandes dificuldades. As vacinas e os medicamentos são exemplos claros que surgiram em período de calamidades públicas quando a vulnerabilidade é notória.
Felizmente crescemos em momentos vulneráveis, quando a nossa fragilidade está mais latente.
*Ernesto de Sousa Ferraz Neto é professor na rede pública de ensino.