Mato Grosso ficou entre os sete estados brasileiros com maior número de medalhas nos Jogos da Juventude, que ocorreram de 13 à 28 de novembro, em João Pessoa - Paraíba. Coordenada pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), a delegação mato-grossense conquistou 12 medalhas. E uma dessas medalhas veio para Primavera do Leste, Kaylen Gomes, conquistou a medalha de bronze na modalidade Wrestling, popularmente conhecida como luta olímpica.
A jovem atleta sempre competiu no judô, porém uma mudança no regulamento a levou a competir na modalidade Wrestling. E graças a dedicação ela trouxe para cidade a medalha.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
“Eu sou atleta do judô e acabaram tirando último ano escolar do judô e eu acabei competindo nesta modalidade, eu usei os treinos do judô e acho que eu fui bem”, disse a jovem, que ainda cursa o segundo ano do ensino médio na Escola Estadual Cremilda de Oliveira Viana.
O sensei Ray Nunes é o responsável pelos treinamentos de Kaylen, ele destaca que a preparação para competir na modalidade foi de três meses, um curto espaço de tempo, mas que foram suficientes para ela subir no pódio, devido a dedicação da atleta.
“Como teve essa mudança no regulamento e os jogos estudantis acabam sendo uma vitrine para os atletas de um modo geral, pois tem muitos os olheiros nos clubes, onde surgem oportunidades gigantes, decidimos que ela iria competir no Wrestling. Treinamos por três meses e ela deu um show, se classificando e conquistando a medalha até então inédita para cidade”, destacou Ray.
Kaylen ainda cursa o Ensino Médio, e por isso precisa conciliar o estudo e o esporte. E na educação ela também é destaque.
“É preciso ser bem organizada e disciplinada. E o esporte ensina isso para gente, a ter disciplina, e com organização dá para se dar bem nos dois”, frisou a judoca.
A Escola Estadual Cremilda tem unido de forma exemplar duas chaves de transformação social o esporte e a educação, e isso tem feito da unidade escolar uma fábrica de vencedores, com alunos se destacando nas mais variadas modalidades escolares.
“Temos diretrizes que precisam ser seguidas. Se o aluno que compete alguma modalidade não vai bem na escola, ele não representa a escola nas competições. Hoje temos trabalhado para disseminar essa política, que se o aluno é um atleta e tem potencial para competições, ele precisa ter dedicação nos estudos, e muitos estudantes tem entendido isso. O resultado está na quantidade de atletas que representam a escola em competições esportivas”, destacou o diretor Weverton Fischerman.
Sobre os Jogos
O evento esportivo reúne os melhores atletas do Brasil, com até 17 anos, oriundos de escolas públicas e privadas de todo o país. Organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), os Jogos da Juventude simbolizam o início da carreira de grandes esportistas brasileiros, como os atletas olímpicos Darlan Romani do arremesso de peso e o corredor Alison dos Santos, a judoca Sarah Menezes e o mesatenista Hugo Calderano.
De Mato Grosso, 157 atletas de diferentes municípios se classificaram para a competição nacional, após competirem nas etapas regionais e estaduais dos Jogos Estudantis promovidos pela Secel. A pasta também custeou a viagem da delegação a João Pessoa em parceria com a Federação Mato-grossense de Desporto Escolar (FMDE).
De acordo com o superintendente de Eventos Esportivos da Secel, Marcelo Cruz, a meta era colocar Mato Grosso entre os 10 melhores do Brasil.
“Conseguimos ficar entre os sete no quadro de medalhas, deixando estados que sempre estiveram na ponta para trás. É uma marca fantástica dentro dos Jogos da Juventude, que é a maior competição nacional escolar nessa faixa etária”, celebra Marcelo, que também chefiou a delegação nos Jogos.
Sobre a Modalidade
O wrestling, também cha mado de luta olímpica, é considerado, segundo a CBW (Confederação Brasileira de Wrestling), o esporte de combate mais antigo do mundo. De acordo com o COB (Comitê Olímpico Brasileiro), essa luta fazia parte dos Jogos Olímpicos da Antiguidade, que aconteciam no século VIII a.C., e há registros de desenhos retratando essa modalidade que datam de 3000 a.C.. E como há semelhanças com o judô, a expectativa é que a modalidade passe a ser praticada também em Primavera do Leste.
“É uma modalidade que pretendemos pôr em prática e colocar mais pessoas para praticar o esporte e temos chance de conseguir bons resultados”, finalizou o sensei Ray.