Começou pouco depois das 10 horas, a sessão que poderá cassar pela segunda vez o mandato do vereador Adriano Carvalho por quebra de decoro parlamentar. A sessão extraordinária foi convocada após decisão do desembargador Márcio Vidal que concedeu liminar suspendendo a cassação do vereador.
Na mesma decisão, datada de 14 de fevereiro, o desembargador determinou a convocação de nova sessão, com a convocação de suplentes de três parlamentares que haviam se declarado impedidos. Por este motivo, foram empossados no início da sessão os suplentes Aldo Batista - UB e Uberdan Morsch - MDB. Também foi convocado o suplente Carlos Araújo - MDB, mas, por motivos de saúde , não compareceu, segundo a Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores. Cabe ressaltar que o suplente Rafael Abreu, também do União Brasil, tomou posse nesta manhã em substituição ao vereador Renato Cazanelli que se afastou por motivos de saúde.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
A decisão foi deferida em um agravo de instrumento interposto por Adriano Carvalho contra a decisão proferida pelo Juízo da Quarta Vara Cível da Comarca de Primavera do Leste, que indeferiu pedido liminar para suspender os efeitos do Decreto Legislativo nº 333 de 30 de agosto de 2023.
A defesa de Adriano Carvalho recorreu por entender que houve violação durante o processo legal que cassou o parlamentar, uma vez que vereadores que se disseram impedidos de participar da comissão processante, bem como o parlamentar que seria a suposta vítima da denúncia, participaram da votação normalmente, quando deveriam ter sido convocados os suplentes.
Na ocasião, se declaram suspeitos e, por isso, impedidos de participar da comissão, os vereadores José Paulo Zancanaro e Manoel Mazzutti, ambos do MDB. Já o vereador Iltemar Ferreira de Queiroz – Temazin Pedreiro do União Brasil, seria parte interessada por se a suposta vítima elencada na denúncia. Na votação, os três vereadores foram favoráveis à cassação.
A sessão deve se estender ao longo do dia e pode ser acompanhada presencialmente ou pelo YouTube.