Na semana passada, o site Clique F5 noticiou o fechamento de turmas de Ensino Médio que funcionam no período noturno na escola Estadual Cremilda de Oliveira Viana, localizada no bairro Poncho Verde. Para estes alunos, uma das saídas é passar a estudar, em 2025, na Escola Estadual Alda Gawlinski Scopel, no centro de Primavera do Leste.
A decisão da Secretaria de Estado de Educação – Seduc, leva em consideração a quantidade atual de alunos frequentes que, de acordo com a Diretoria Regional de Ensino – DRE, seria de apenas 53 alunos, dos 131 matriculados.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
Segundo os alunos, professores e funcionários, esta decisão, não só prejudicaria os atuais estudantes que permaneceriam na unidade no próximo ano, como novos alunos que residem na região da escola e bairros adjacentes, já que apenas duas unidades escolares com Ensino Médio ficariam disponíveis.
Uma dessas escolas seria a própria Alda Scopel, unidade mais próxima, e a Escola Estadual Paulo freire, no bairro Buritis. Além destas, a Escola Estadual Getúlio Dorneles Vargas, também no centro, oferece o ensino noturno, porém, apenas na modalidade de Educação de Jovens e Adultos.
A equipe de reportagem foi procurada pelos próprios alunos da unidade que questionavam a decisão da Seduc. Com o apoio da direção da escola e da comunidade escolar, providenciaram um abaixo-assinado para ser encaminhado para a Secretaria, reunindo quase 500 assinaturas.
Ainda não há nenhuma mudança quanto a decisão da Seduc e, por enquanto, os alunos continuam utilizando das redes sociais para expressarem seus sentimentos quanto a isso. Veja alguns comentários que foram postados nas redes sociais mantidas pelo jornal O Diário e site Clique F5.
@pedrokauan187
Depois reclama que ninguém quer estudar, muitos vão anoite pq precisam trabalhar durante o dia, tenho vergonha do Brasil
@joana_moreirajdms
Fico com dó dos alunos, muitos trabalham o dia todo e já chegam na escola cansados, isso porque estudam perto de casa, imagina se for pra longe. Com certeza a desistência será grande, uma pena.
@annah_.k
Isso é uma sacanagem com nós estudantes da escola Cremilda, estamos ralando dia a pós dia para que fechem o noturno? Estamos lutando para ter uma vida melhor e se dedicando para estar todos os dias nas aulas e tirando notas boas mesmo com o cansaço falando mais alto, cadê o incentivo e apoio que precisamos para continuar estudando e lutando para realizar nossos sonhos, principalmente o sonho de terminar o ensino médio e fazer uma faculdade? Pode até ser poucos alunos, só que os que vem mesmo tendo muitas faltas e tendo excelentes notas porq não queremos ficar para trás! Todos os nossos esforços já demostram que estamos tentando e fazendo acontecer de terminarmos os estudos para sermos uma pessoa na vida (para mim isso é uma falta de consideração e respeito por nós alunos! Com tanto esforço e dedicação que temos)
@casinha.retro
ao invés de abrir mais escolas tão é fechando
@_.b_u_e_n_n_000
Infelizmente eles não ligam, afinal si tem filhos são de escola particular q vão de carro. Já nos mais desfavorecidos só tem bike e nem são todos, e temos q passar por essa humilhação.
Seduc fala em reorganização
Há três meses, alunos de uma escola localizada em Cuiabá realizaram uma manifestação contra o fechamento do curso noturno na escola Liceu Cuiabano. Negando o fechamento das escolas, o secretário Allan Porto, falou que o objetivo da pasta é reorganizar a rede para o ano de 2025.
Segundo Porto, a pasta tem discutido com as unidades escolares para verificar quais têm vocação para ensino médio regular e educação jovens e adultos, a modalidade EJA, bem como para cursos noturnos. O objetivo, diz ele, é otimizar os recursos e melhorar a qualidade do ensino.
“Nós temos escolas que têm uma grande oferta. Inclusive eu estive no Pedra 90, na Escola Mário de Castro. Lá nós temos uma excelente escola que tem uma vocação. As salas estavam todas cheias. O ensino médio regular funciona lá”, contou.
Na época, o secretário destacou, no entanto, que essa não é a realidade de todas as escolas no estado. Diante disso, a pasta tem promovido uma reorganização para o próximo ano, afirmou o secretário
“Nós temos escolas que não têm oferta. Você chega na escola e não tem aluno. Por mais que exista a matrícula, nossa equipe trabalha na busca ativa. Então tem unidades que não faz sentido ter um ensino médio noturno porque não tem essa demanda. Estamos organizando e estruturando. Não é fechamento, não existe fechamento. O que a gente está fazendo é uma reorganização para o próximo ano de 2025”, disse Alan Porto em entrevista setembro.