21 de Novembro de2024


Área Restrita

NOTÍCIAS Quinta-feira, 21 de Novembro de 2024, 08:41 - A | A

Quinta-feira, 21 de Novembro de 2024, 08h:41 - A | A

EM PRIMAVERA

Homologação do concurso para o cargo de professor depende de conclusão de processo judicial

Parte do concurso foi suspensa após relatos de irregularidades no certame

Wellington Camuci

A tão aguardada homologação total do concurso público de Primavera do Leste, ainda não tem data para ocorrer. Realizado em novembro de 2023, cinco cargos sendo: procurador municipal, arquiteto, agente administrativo, controlador e professor, tiveram a homologação suspensa por determinação judicial.

A homologação parcial aconteceu no dia 15 de abril, com convocações já realizadas na sequência, porém, muitos ainda aguardam a homologação e convocação, principalmente para os cargos de professor.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Em dezembro, candidatos que prestaram o concurso para o cargo de professor protocolaram cerca de 55 denúncias no Ministério Público e na Defensoria Pública de Primavera do Leste. Boletins de ocorrências foram registrados junto a Polícia Civil para apurar falhas no certame.

Um dos pontos questionados é em relação a prova que, de acordo com eles, não seguiu o conteúdo programático previsto no edital, não constando questões sobre políticas educacionais, tendo cinco questões a mais de informática. Neste caso, após recursos, o Instituto Selecon cancelou as questões, redistribuindo a pontuação, o que acabou favorecendo alguns candidatos e desfavorecendo outros.

O grupo de educadores apontam que, entre alguns pontos, a banca organizadora do concurso, a Selecon, incluiu a nota de corte após o fim do prazo de inscrições. Segundo os candidatos, antes o edital previa a classificação de quem tivesse 50% de acerto, o que foi alterado para classificação apenas dos 150 primeiros classificados.

Com as denúncias, a Defensoria ingressou com uma Ação Civil Pública para que o município de Primavera do Leste, juntamente com o Instituto Nacional de Seleções e Concursos (SELECON), verificassem todas as possíveis falhas, suspendendo a homologação dos resultados.

Em consulta ao sistema PJe, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, foi constatado que a Ação Civil Pública ainda consta como conclusa para decisão. De acordo com o secretário de Administração Hélio Schneider, a prefeitura aguarda esta decisão para que possa homologar e convocar os candidatos, porém não há nenhuma previsão.

As provas objetivas aconteceram nos dias 19 e 26 de novembro de 2023. Foram ofertados mais de 130 cargos, sendo 153 vagas imediatas, além de cadastro reserva. Mais de 26 mil pessoas se inscreveram para participar do certame.

Comente esta notícia

Silvane Soares 21/11/2024

Na verdade o que acontece é que muitos que entraram com recurso na justiça não alcançaram a nota necessária. E os pontos são distribuidos igualmente para todos os candidatos. Ninguém sai perdendo.

positivo
0
negativo
0

1 comentários

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]