Sexta-feira (15), essa foi a data que representantes da Concessionária Energisa disseram que irão iniciar uma obra de remanejamento de cabos que deve amenizar o problema de oscilação e falta de energia no Parque Eldorado, em Primavera do Leste. A declaração sobre as medidas que serão adotadas foi feita durante uma reunião que ocorreu na manhã de terça-feira (12), na sede da concessionária, entre os representantes da concessionária, representante de moradores e de Lucas Telles, vereador eleito.
A reunião foi marcada, após diversas reclamações de moradores do referido bairro, sobre os problemas constantes que ocorrem desde setembro, com interrupções no fornecimento que chegam a durar o dia todo.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
“Desde setembro, são inúmeros os protocolos registrados junto a concessionária devido ao problema da energia aqui no bairro, porém nenhuma medida é adotada por parte da concessionária. Pagamos caro pela energia e não recebemos um serviço adequado. Em um único final de semana, chegamos a ficar o dia todo sem energia, e você liga lá e não tem nenhuma posição, um descaso total com o cidadão”, ressaltou Ronaldo Garcia, que mora no bairro há 11 meses.
Reunião foi realizada entre a concessionária de energia Energisa, representantes de moradores e o vereador eleito Lucas Telles
O morador ainda destaca que paga o valor de R$ 60,00 (sessenta reais) referente a taxa de iluminação, e sempre a iluminação da rua apresenta problemas, bem como os transformadores que tem no bairro desarmam, deixando todos os moradores sem energia.
Uma outra moradora, que pediu para não ser identificada, relatou a equipe de reportagem, que o marido faz uso de um medicamento que precisa ser refrigerado, e como está acontecendo a queda constante da energia, o medicamento está sendo mantido em um posto de saúde em outro bairro.
“Todos os dias eu tenho que sair de casa para buscar o medicamento, porque em casa nunca sabemos se irá faltar a energia ou não e não dá para correr o risco”, relatou a moradora.
Fabiana Guedes, que também mora no Parque Eldorado, disse que não consegue sequer utilizar os eletrodomésticos que tem casa.
“Sempre que precisamos, nunca tem energia. Sem falar na oscilação, onde corremos risco de perder um eletrodoméstico, eu prefiro deixar o disjuntor desligado, do que correr o risco de perder alguma coisa”, disse a moradora.
A falta de energia, na tarde de segunda-feira (11), fez com que os alunos do Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT fossem dispensados mais cedo de suas atividades no período da tarde.
O assunto ganhou as redes sociais e levou um representante do bairro, Ronaldo Garcia e o vereador eleito Lucas Telles, a se reunir com representantes da concessionária, que afirmaram que em breve devem iniciar uma série de obras e manobras que devem melhorar a prestação de serviço.
“Conversamos bastante sobre as demandas que tem a Energisa na nossa cidade, e o aumento dessa demanda em relação ao aumento populacional foi maior que 50% na nossa cidade. Mas que já está sendo feito algumas obras para melhorar isso. E na questão específica lá do Parque Eldorado, a partir de sexta-feira, eles vão fazer obras para poder acabar com a falta de energia lá naquela localidade”, ressaltou Telles, que ainda declarou que a concessionária não estimou um prazo para finalizar as obras.
Já Ronaldo, destacou que os representantes da concessionária também reconheceram que há algum problema na rede do bairro, mas que parecem dispostos a resolverem, e ainda se comprometeram a avisar sempre que for preciso desligar a rede.
“Realmente eles (Energisa) entendem que não tá certo o que tá acontecendo, faltar energia uma vez ou outra lá por alguma situação, ainda vai, mas da forma que está ocorrendo no bairro, não. Sendo assim, já tá programado a partir de sexta agora, a modificação de alguns cabeamentos que foram instalados de forma errada na questão técnica. Esses canos acabam promovendo um efeito dominó. Quando dá pane numa ponta da rede, começa a desarmar as bananas das outras pontas. Então toda e qualquer demanda, que vá ter que desligar a energia eles vão se antecipar e vão nos avisar, de forma a não surpreender”, disse o morador.
Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa da Concessionária Energisa, destacou que a falta de energia que afetou o bairro estava ligada a um acidente registrado na Avenida Dom Sebastião, no final de semana.
“Energisa informa que no domingo houve um acidente atingindo um poste e interrompendo a distribuição de energia no local. Para atender os clientes e restabelecer o fornecimento o mais rápido possível foi feito um remanejamento de carga para atender toda a população no domingo.
Hoje (12) foi desfeito esse remanejamento, por isso a população sentiu a oscilação, necessária para efetuar o serviço com segurança. Mas nesse momento toda rede encontra-se totalmente normalizada.
Além disso, a Energisa informa que nesse momento a equipe da concessionária está em reunião com representantes do bairro para ouvir a esclarecer todas as dúvidas”.