O movimento internacional Outubro Rosa tem o objetivo de promover conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero. E em Primavera do Leste, a Secretária Municipal de Saúde vai reforçar as ações nas unidades de Saúde com horário especial de atendimento. Serão ofertados exames clínicos das mamas, solicitação de exames como mamografia e ultrassonografia e exame preventivo (citopatológico do colo uterino).
As Estratégias de Saúde da Família (ESFs), que funcionam habitualmente das 07h às 11h e das 13h às 17h de segunda a sexta-feira, vão ter um dia especial para funcionamento noturno, até às 21h. Já a ESF 11, no Buritis, abrirá no sábado do dia 19 de outubro com atendimento das 7h até as 17h.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
O câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente em mulheres, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), após o câncer de pele. O câncer de colo uterino é o terceiro tumor mais incidente na população feminina no país.
“Quanto mais a gente bater na tecla da conscientização, do incentivo a essa mulher a fazer os exames, maior será o acesso aos diagnósticos, tratamentos e com isso poderemos contribuir para a redução da mortalidade em função de doenças como o câncer de mama, por exemplo”, explicou a secretária de Saúde, Paula Cristina Xavier.
A coordenadora da Atenção Primária de Primavera do Leste, Solange Santos Maia, reforça que o foco das ações são mulheres entre 25 a 64 anos, mas que não há restrição de idade, contanto que já tenham iniciado a vida sexual.
Campanha Outubro Rosa
O câncer de mama é o mais frequente entre as mulheres no Brasil e sua detecção precoce aumenta as chances de tratamento e cura. A campanha Outubro Rosa, promovida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), visa mobilizar a sociedade para a prevenção e detecção precoce do câncer de mama e do colo do útero.
O rastreamento mamográfico é recomendado para mulheres de 50 a 69 anos, com intervalos de dois anos. Para aquelas com histórico de câncer na família, o exame deve ser realizado anualmente a partir dos 35 anos. Além disso, hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada e prática de exercícios, são recomendados para a prevenção. A amamentação também é um fator protetor.
Em 2024, a campanha abrange o câncer do colo do útero, o terceiro mais comum entre mulheres no Brasil, prevenido pela vacinação contra o HPV e exames regulares, como o Papanicolau.
A vacinação está disponível no SUS para meninas e meninos entre 9 e 14 anos, sendo mais eficaz antes do início da vida sexual. Mulheres entre 25 e 64 anos devem realizar o exame de Papanicolau a cada três anos, permitindo a detecção precoce de lesões que podem evoluir para câncer.