19 de Setembro de2024


Área Restrita

NOTÍCIAS Quarta-feira, 06 de Março de 2024, 10:33 - A | A

Quarta-feira, 06 de Março de 2024, 10h:33 - A | A

COMUNIDADE

Primavera e Campo Verde são os municípios com mais casos de dengue em Mato Grosso

4 mortes foram confirmadas no estado, 2 delas em Campo Verde

Wellington Camuci

Dados do último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES) mostram que, até o dia 26 de fevereiro, mais de 5 mil casos de dengue já foram confirmados no estado de Mato Grosso. Primavera do Leste e Campo Verde lideram a lista no estado e acumulam juntas mais de 1.100 casos da doença.

Desde janeiro, o estado notificou 9.227, desses, foram registrados 7.098 casos prováveis da doença e confirmados 5.279. Quatro mortes foram registradas no estado sendo duas em Campo Verde, uma em Confresa e uma em Cuiabá. Outras quatro mortes seguem investigadas, duas em Várzea Grande e as outras em Campo Verde e Primavera do Leste.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

De acordo com os dados do boletim epidemiológico, mesmo apresentando uma redução de 56% em relação ao mesmo período do ano passado, Primavera do Leste encabeça a lista com 658 casos registrados. Em 2023 foram registrados 1.527 casos no período. Por outro lado, Campo Verde, que figura em segundo na lista, teve um aumento de 450% no número de casos, subindo de 81 em 2023, para 446 em 2024.

Além de Primavera do Leste e Campo Verde, a lista dos 10 municípios com mais casos inclui, Sinop (268), Peixoto de Azevedo (234), Barra do Garças (197), Confresa (196), Nova Guarita (182), Paranaíta (178), Pontes e Lacerda (178) e Cuiabá (158). Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá, vem na sequência com 157 casos.

 

SES-MT convoca todos os municípios para a Semana D contra dengue

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) irá realizar a “Semana D” contra a dengue entre 18 e 30 de março de 2024. O órgão apoiará ações municipais que ocorrerão em consonância com a mobilização nacional do dia 02, proposta pelo Ministério da Saúde, e convocará os municípios para aderir à ação do Estado, que se estenderá por uma semana.

De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes, a escolha pela “Semana D” tem o objetivo de facilitar a articulação junto às gestões municipais e propor um cronograma efetivo de combate à dengue. 

“A ‘Semana D’ é uma tentativa de unir forças e envolver diversos setores da sociedade nos municípios, de forma a construir uma força-tarefa para reduzir o risco de uma epidemia em Mato Grosso. Os municípios têm autonomia para realizar ações direcionadas ao Dia D, proposto pelo Ministério da Saúde, e a SES também trabalha em uma grande mobilização entre os dias 18 e 30 de março”, explica.

A “Semana D” propõe um cronograma intitulado “Ação Casa Limpa”, que consiste na visita a estabelecimentos e residências para a eliminação dos criadouros, visando a limpeza e o recolhimento de possíveis criadouros. O Estado planeja a ação, mas contará com o apoio dos municípios, que são responsáveis pela a execução das ações de combate às arboviroses.

 

Todas as datas da ação também serão destinadas à limpeza de residências. Veja o cronograma da “Semana D”:

18 de março – Escolas Municipais e Estaduais;

19 de março – Hospitais, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Pronto Atendimento (UPA);

20 de março – Farmácias;

21 de março – Órgãos públicos e privados;

22 de março – Entidades de classe;

23 de março – Instituições religiosas;

25 de março – Instituições de nível superior;

26 de março – Bancos e comércio;

27 de março – Supermercados;

28 de março – Rodoviárias, aeroportos e terminais de ônibus;

29 de março – Bares e restaurantes;

30 de março – Ação em um bairro de cada município.

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]