19 de Setembro de2024


Área Restrita

NOTÍCIAS Quinta-feira, 29 de Fevereiro de 2024, 09:35 - A | A

Quinta-feira, 29 de Fevereiro de 2024, 09h:35 - A | A

CULTURA

Teatro Faces promove a primeira residência artística sobre as práticas de um Grupo de Teatro de Mato Grosso

A programação diversificada da residência ofereceu oficinas práticas, rodas de discussão, apresentações artísticas e momentos de trocas estéticas e afetivas

Da Redação

No último final de semana, nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro, Primavera do Leste foi palco de um encontro repleto de afeto e troca entre artistas de diversos lugares do estado de Mato Grosso: a Residência Artística "Ensaio sobre a Dramaturgia Mestiça". Durante três dias intensos, os participantes tiveram a oportunidade de mergulhar na pesquisa sobre o território, do teatro como um processo de combate a colonialidade e da dramaturgia mestiça, conduzida pelos integrantes do Grupo Teatro Faces.

Nesse processo, foi possível que artistas que mantêm o teatro mato-grossense em todos os cantos do estado pudessem, além de compartilhar suas práticas e discutir sobre elas, entrarem em contato com o modo de fazer do Grupo Teatro Faces, que completa dia 20 de março 19 anos de existência e é referência em todo o país por sua política de formação, dramaturgia e estética de criação. Com apresentações artísticas, rodas de debates, oficinas, trocas de experiências, a residência não foi apenas um momento de aprimoramento de habilidades e técnicas, mas também um espaço de celebração das Artes da Cena e de fortalecimento dos laços do trabalho em grupo.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Durante o evento, uma variedade de atividades foi oferecida, incluindo oficinas práticas, rodas de discussão, apresentação de espetáculo e momentos de trocas estéticas e afetivas. Os participantes tiveram a oportunidade não apenas de conhecer, através dos membros do Grupo Teatro Faces, sobre a Dramaturgia Mestiça e a necessidade de luta pela valorização do teatro que pulsa em nosso estado em tantos lugares e formas diferentes, mas também de construir um manifesto sobre como sonhamos o teatro de Mato Grosso para os próximos 10 anos.

Imagem do WhatsApp de 2024-02-29 à(s) 08.58.27_c9c5a7ad.jpg

 

“Poucas vezes na minha vida me senti tão feliz e com a certeza de estar protagonizando um momento muito importante na história das artes da cena do meu Estado. Ver tantas pessoas importantes para o teatro de Mato Grosso, novos nomes em intercâmbio com pessoas que já estão há anos na luta construindo e preocupados com o futuro das artes da cena do nosso país... produzindo, criando, lutando, sorrindo... Intensidade e acolhimento, potência artística e futuro. As palavras ficam soltas dentro de mim porque ainda estou em êxtase. O Universo é muito generoso em permitir compartilhar minhas subjetividades com pessoas tão incríveis e ao mesmo tempo. É muito generoso por me permitir conviver e admirar o teatro de grupo promovido pelo Grupo Teatro Faces há 19 anos” comenta Wanderson Lana, idealizador da residência e pesquisador que propõe a ideia da existência de uma Dramaturgia Mestiça como resposta aos processos de colonialidade e apagamento que tentam promover as metrópoles que desconhecem o teatro brasileiro.

Para os organizadores e participantes, a Residência Artística "Ensaio sobre a Dramaturgia Mestiça" representou mais do que simplesmente um evento cultural; foi um verdadeiro catalisador de intercâmbio cultural e artístico. Ao abrir os processos artísticos do Grupo Teatro Faces e compartilhar suas reflexões, a residência abriu caminhos para se pensar na cena artística de Mato Grosso.

Imagem do WhatsApp de 2024-02-29 à(s) 08.58.27_2bff972a.jpg

 

Nesse contexto, a Residência Artística não apenas fortaleceu os laços entre os participantes, mas também destacou a importância de iniciativas culturais como esta para o fortalecimento da pesquisa e dos estudos sobre o teatro que produzimos, afetados pela Floresta Amazônica, o Cerrado e o Pantanal, nos apoiando para construir mais espaços de troca e fruição do conhecimento.

O projeto "Ensaio sobre a Dramaturgia Mestiça" é uma realização do Grupo Teatro Faces, através do programa Viver Cultura da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer do Governo do Estado de Mato Grosso, com apoio da Prefeitura Municipal de Primavera do Leste através da Secretaria de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude e do Governo Federal através do Ministério da Cultura e do projeto de manutenção de grupos “Faces em Flores”.

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]