17 de Julho de2024


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CAPA Domingo, 13 de Maio de 2018, 16:59 - A | A

Domingo, 13 de Maio de 2018, 16h:59 - A | A

OUTRA VEZ

Moradores voltam a reclamar da falta de coleta de lixo em Primavera

Segundo o poder público o problema foi resolvido no mesmo dia pela empresa contratada

Pérsio Souza

Através das redes sociais, o vereador Carlos Venâncio, o Carlinhos Instrutor, fez uma publicação onde se mostrou indignado com a empresa responsável pela coleta de lixo do município, que segundo ele, não vem cumprindo com o cronograma das coletas de lixo, com isso  a população sofre com o acúmulo dos resíduos. A reclamação foi divulgada na terça-feira (8). De acordo com a Prefeitura, não há nenhum problema com os carros de coleta e que os lixos citados pelo legislador foram recolhidos no mesmo dia.

Todo mês há reclamações contra a empresa contratada que realiza a coleta de lixo no município, a Oportuna, que segundo os primaverenses, vem deixando a desejar.

A publicação do vereador Carlinhos Instrutor foi referente a falta de coleta no Bairro Buritis, porém, através de comentários, outras pessoas também se manifestaram e relataram o mesmo problema nos bairros Primavera III, São Cristóvão e Padre Onesto Costa.

Um morador que pediu para não ser identificado, entrou em contato com nossa equipe de reportagem e cobrou uma resposta da empresa. “Por favor, cobrar desta importuna, pois não passou a coleta de lixo que seria terça-feira no bairro São Cristóvão III, tem lixo esparramado por todas as calçadas e sem falar do mal cheiro que está insuportável, alguém aí do jornal por gentileza faça contato com esta empresa que está deixando a desejar”, diz.

Nossa equipe de reportagem entrou em contato com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura e questionou sobre o problema relatado pelo vereador e através de nota, fomos informados que: “A Secretaria de Infraestrutura tomou conhecimento desta reclamação na manhã desta terça-feira (8) e identificou que somente duas lixeiras da Rua Umbauba, localizada no Bairro Buritis, estavam com os lixos sem recolher.

Não foi identificado nenhum problema com os carros de coleta da empresa terceirizada que presta os serviços na região. Os mesmos lixos da imagem foram recolhidos ainda nesta terça-feira.

A Secretaria recomenda que os moradores se atentem aos dias em que os caminhões coletam os resíduos em seus bairros.

Mais reclamações devem ser levadas à Secretaria para que as medidas cabíveis sejam tomadas: (66) 3498-1730”.

Apesar da nota dizer que foram identificadas apenas duas lixeiras, nas fotos publicadas pelo vereador mostram ao menos quatro, que podem ter sido retiradas pelos próprios moradores, por não aguentarem o mau cheiro.

MINISTÉRIO PÚBLICO:

 

Em fevereiro, o Ministério Público encaminhou para a Prefeitura de Primavera do Leste, uma recomendação para que o município não realize o pagamento à empresa Oportuna Serviços e Terceirizações, o motivo seriam irregularidades apresentadas nos contratos assinados.

Como a empresa possui contratos que impactam diretamente o dia a dia da sociedade, como a coleta de lixo, por exemplo, o prefeito Leonardo Bortolin se reuniu com o promotor, em março, para buscar as orientações em relação ao que fazer para que a população não fosse atingida.

Em contato com a Prefeitura, questionamos como está a situação com a empresa contrata, que conforme a reclamação da população não está cumprindo o devido serviço e, através de nota encaminhada via Assessoria de Imprensa, fomos informados que: “em atendimento à Ação Recomendatória do Ministério Público, a Prefeitura de Primavera do Leste está realizando o pagamento à empresa prestadora de serviço de limpeza Oportuna, apenas referente aos encargos com o pessoal da empresa.

O restante do valor do contrato se mantém retido até que o Ministério Público realize as devidas apurações”, esclarece.

COLETA DE LIXO SEGUE CRONOGRAMA DO PODER PÚBLICO

A coleta realizada pela Oportuna deve abranger 26 loteamentos de Primavera do Leste, ao todo, conforme o último levantamento da Prefeitura, são 83 loteamentos, ou seja, 57 loteamentos devem ser atendidos pelos cinco caminhões da Infraestrutura.

É importante saber que, a partir de agora, conforme a Secretaria, a coleta funcionará da seguinte forma:

- Às segundas, quartas e sextas-feiras – Primavera I, Primavera II, Jardim Veneza, Jardim Itália, Região Lago/Murão, Jardim Riva, Volta Grande, Tuiuiú, Guterres, Jardim Esperança, Parque Eldorado, jardins Universitário I e II, Cohabinha, Cohab Jaime Campos, Poncho Verde I, II, III, e IV, Jardim Luciana, Jardim América e Porto Seguro;

- Às terças, quintas e sábados – Centro Leste, Novo Horizonte, Poncho Verde I, II e III, Primavera III, Padre Onesto Costa, Buritis I, II, III e IV, Castelândia I, II, III, e IV, Pioneiro, Vila Popular, Santa Clara I e II, Região do Detran e Posto 2000, jardim América, São José, Gnoato, Jardim Milano, Jardim Progresso e Cristo Rei;

Os moradores da região do Vale Verde continuarão sendo atendidos com a coleta a cada uma vez por semana, nas sextas-feiras. Já o Distrito Industrial, que também é atendido uma vez na semana, deve ter os resíduos recolhidos às quartas-feiras.

A região central de Primavera do Leste deve contar com a coleta de lixo diariamente.

Com a mudança, a população deve se atentar porque em algumas partes da cidade a coleta passa a ser feita em dias diferentes. Além disso, a gestão encerrou a coleta noturna. Os servidores, que antes trabalhavam seis horas seguidas, passam a fazer o horário de quatro horas no período da manhã e mais quatro à tarde, podendo ser dispensados assim que a rota de coleta for finalizada. O remanejamento é para que as 40 horas semanais previstas no certame do concurso público sejam cumpridas.

 

COLETA DE GALHOS, FOLHAS E ENTULHOS

 

Outro problema que muitos moradores reclamam, é que o Poder Público demora dias para recolher as folhas, galhos e entulhos. Através de uma rede de interação mantida pelo jornal O Diário, um assinante questionou o por quê de não terem pego o saco de lixo com folhas que deixou em frente a residência e assim como já foi abordado por nossa equipe anteriormente, a Prefeitura não tem obrigação de recolher este tipo de material, apenas os resíduos sólidos.

Compete ao município zelar pela higiene pública, visando à melhoria do ambiente e o bem-estar da população, conforme determinado no Código de Posturas de Primavera do Leste. Já o recolhimento folhas, galhos e entulhos são de responsabilidade do morador, como previsto no Art. 77 em que: “os proprietários de imóveis urbanos são responsáveis pela construção, limpeza e conservação do passeio público e sarjetas fronteiriços à sua propriedade, zelando pelo seu uso devido”.

Um assinante identificado apenas como Everson, relata indignação por o município ter uma empresa contratada que não presta este tipo de serviço à população, sendo que quem paga é a própria população. “Acho um absurdo esse tipo de acordo entre a prefeitura e a empresa, onde a população que paga a conta, pois já paga os impostos pra ter esses serviços e não pode nem cortar a grama e colocar no lixo. Claro que ninguém vai colocar uma árvore no lixo, mas esses resíduos que se decompõem naturalmente deveriam ser prioridade na coleta. Sou a favor de uma separação do lixo reciclável e seco que poderia ser coletado uma vez por semana, isso reduziria muito o volume de lixo permitindo a coleta inclusive desse lixo biodegradável de quintal pela própria empresa de coleta de lixo”, relata.

Mesmo previsto por lei de que a obrigação da limpeza de entulhos é de responsabilidade do morador, a Prefeitura, através da Secretaria de Infraestrutura disponibiliza containers para o descarte destes materiais que posteriormente são recolhidos pelo município, não tendo nenhum custo extra à população.

 

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