18 de Maio de2024


Área Restrita

CAPA Sexta-feira, 17 de Agosto de 2018, 07:00 - A | A

Sexta-feira, 17 de Agosto de 2018, 07h:00 - A | A

ELEIÇÕES

“Primavera tem força para ter seus representantes, basta consolidar alianças” – diz Sirlei Theis candidata a vice-governadora do estado

Jaqueline Hatamoto

Na tarde desta quinta-feira (16), a candidata a vice-governadora do estado de Mato Grosso, Sirlei Theis (PV), visitou a redação do jornal O Diário, acompanhada de assessores e candidatos a deputado estaduais, a candidata que compõe a chapa encabeçada por Welington Fagundes (PR), aproveitou para falar sobre o cenário político atual.

Sirlei é advogada e servidora pública, natural do Rio Grande do Sul, chegou em Mato Grosso com 11 anos. Ela conta que resolveu colocar o nome à disposição após receber diversos convites. “No ano passado eu estava participando de uma câmara temática na Assembleia, que trata da autonomia gerencial das instituições de segurança públicas, como fui secretária adjunta de Administração Sistêmica da Secretaria de Segurança, e acabei coordenando os trabalhos, depois de tudo desenvolvido, recebi o convite do deputado Wancley, sobre a possibilidade de se filiar ao partido, mas de primeiro momento recusei, pois sou mais técnica, sempre trabalhei buscando melhorias para a segurança pública, mas nunca com esse fim político, mas sim de dar o melhor para população.  Depois vieram outros partidos. Porém, como me identifico mais com o Partido Verde, e todo a consciência ambiental, resolvi me filiar ao partido e colocar meu nome à disposição”, explicou.

Em relação a ter condições de ocupar o cargo já que não possui experiência política, Sirlei Theis afirmou que possui condições para ocupar o cargo de vice-governadora em razão da experiência obtida no serviço público. “Como servidora conheço muito bem a máquina pública, principalmente a Segurança Pública”, argumentou.

A candidata a vice-governadora do Estado, destaca que a apesar de as mulheres representarem a maioria do eleitorado brasileiro, a representatividade feminina na política vem evoluindo de forma tímida. “Nós vemos que a nível de Brasil, as mulheres representam 52% dos eleitores e no estado de Mato Grosso, somos mais de 50% do eleitorado, ou seja, somos a maioria do eleitorado, mas mesmo assim a participação na política é bem limitada. No cenário de Mato Grosso ainda vemos que as mulheres que estão na política são esposas de ex-politicos ou estão diretamente ligadas a eles. São poucas as mulheres no estado que se destacaram na política por mérito. Muitas vezes os partidos veem as mulheres apenas como cota, muitas vezes eles querem apenas para cumprir cotas, mas muitas vezes não dão as mesmas condições para as mulheres que dão para os homens. Então nós mulheres precisamos nos impor, se é para entrar na política que seja para ter a mesmas condições que os homens para se eleger, e assim mostrar o nosso potencial como legisladora”, frisou.

Em relação ao cenário político em Primavera do Leste, Sirlei acredita que a população tem força e condições de eleger um representante. “Primavera tem condições de eleger um deputado, de ter um representante na assembleia, o que eu vejo é que o município tem que se definir, ver as alianças que vai fazer, pois as vezes acaba se dividindo demais e não elege ninguém. A população é que vai definir isso e deve se unir e focar em quem quer eleger.  Nós temos candidatos bons aqui, temos o Luís Costa pelo PR e o Miley Alves pelo PV, e sem sombra de dúvidas são uma boa opção”.

Analisando o contexto geral do Estado, a candidata analisa que Mato Grosso precisa melhor em todos os quesitos e que para que isso ocorra, é necessário que se descentralize o sistema de gestão com controle. “Da forma que está sendo conduzido hoje, favorece a corrupção, por que não possível se fazer um controle e por isso nós precisamos mudar esse sistema de gestão, por que só assim conseguiremos mudar o estado”, opinou.

VÍDEO

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]