05 de Maio de2024


Área Restrita

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES Quarta-feira, 28 de Fevereiro de 2024, 13:00 - A | A

Quarta-feira, 28 de Fevereiro de 2024, 13h:00 - A | A

TRÂNSITO

Câmara realiza audiência pública para tratar de mobilidade em Primavera do Leste

Intuito é apresentar a sociedade e debater mudanças no projeto de mobilidade urbana

Wellington Camuci

Às 09 horas da próxima quinta-feira (29), a população de Primavera do Leste terá a oportunidade de conhecer e opinar no Projeto de Mobilidade Urbana que será apresentado em audiência pública realizada pela Câmara de Vereadores.

A audiência foi requerida pelo vereador José Paulo Zancanaro com o objetivo de ouvir da população os pontos que devem ser melhorados e/ou acrescentados no Projeto de Lei de autoria do Executivo Municipal, desenvolvido com a assessoria de uma empresa de engenharia de tráfego.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

“Na Câmara, nós levantamos alguns pontos que foram objeto de alteração na lei e que serão levados na audiência pública. Construção de um anel viário, educação para o trânsito, normas de circulação e parada de veículos de grande porte no perímetro central da cidade, normas para carga e descarga de mercadorias que abastecem o comércio local, normas de circulação e estacionamento de veículos de uma forma geral, regulamentação e cadastramento de serviços de moto-táxis, são os principais pontos que nós estamos levando nesta audiência”, destacou o parlamentar.

Audiência.jpg

 

Zancanaro destacou que é importante que a população participe da audiência pública com sugestões de melhorias, com críticas que possam aprimorar o plano de mobilidade urbana. “A sociedade experimentou uma industrialização, um crescimento muito grande nos últimos anos e o trânsito acaba ficando sobrecarregado, as vias não dão conta, então o município precisa criar normas de circulação, normas de estacionamento, normas para carga e descarga das mercadorias que abastecem o comércio local, então precisa ter horários corretos para isso, precisa ser feito com veículos de determinado porte, não dá para entrar um bitrem dentro da cidade para levar, por exemplo, uma mercadoria, batata, tomate em um supermercado, então a importância é criar normas que direcionem ações do poder público no sentido de garantir a circulação de pessoas e veículos com segurança”, ressaltou.

O projeto de mobilidade urbana é uma norma que visa direcionar o poder público para ações que garantam a circulação de pessoas e de veículos com segurança e imediatamente com ações imediatas, ações de curto, médio e longo prazo. Após a audiência pública, se necessário, o projeto será finalizado e colocado para votação em sessão. Sendo aprovado pelos vereadores e sancionado pelo executivo, o plano de mobilidade entra em vigor imediatamente.

“Todas as ações do município, a criação de um novo bairro, de uma nova via, uma nova avenida, uma nova rua, a instalação de um quebra-molas, tudo tem que obedecer ao plano de mobilidade urbana. E ele tem ações planejadas para dois, cinco e dez anos”, explicou José Paulo Zancanaro.

“Nós precisamos cada vez mais da participação da sociedade nos assuntos de interesse do município, nos assuntos políticos. A sociedade exerce seu direito de democracia através do voto, elegendo seus representantes e seus gestores. Através de uma participação direta, que é o caso da audiência pública, onde ele vai lá e dá opiniões e diz como ele quer que sejam feitas determinadas coisas. São poucos os exemplos de democracia direta, uma é a audiência pública e outros são os projetos de iniciativa popular, onde ao menos 5% da população pode se reunir e assinar um projeto de lei e mandar para a votação”, finalizou.

A audiência pública terá início às 09 horas do dia 29 de fevereiro no plenário da Câmara de Vereadores e também poderá ser acompanhada pelo canal do YouTube.

Comente esta notícia

José Roberto 05/03/2024

O que precisamos de extrema urgencia para Primavera do Leste em se tratando de mobilidade urbana de momento seria uma ou duas passagens a mais para cruzamento da BR 070, temos dois viadutos mais ainda não resolveu, é um caos tremendo para quem precisa atravessar principalmente no trajeto que liga o bairro castelandia passando pela rodovia ou se precisar atravessar na localização do Motta Materiais de construções para outro lado, tendo como a opção dar um volta grande, os viadutos que temos resolveu em partes mais o problema de acesso a cidade nesses trajetos ainda é uma dificultoso. Atenciosamente. José Roberto

positivo
0
negativo
0

1 comentários

1 de 1

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]