26 de Abril de2024


Área Restrita

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES Terça-feira, 26 de Julho de 2022, 13:00 - A | A

Terça-feira, 26 de Julho de 2022, 13h:00 - A | A

CAIU NA REDE

Policial que aparece agredindo mulher em vídeo foi afastado das ruas

Procedimento administrativo foi instaurado para apurar os fatos

Wellington Camuci

Um vídeo que circula nas redes sociais, mostram o momento em que um policial Militar agride uma mulher durante uma abordagem policial a um grupo de pessoas às margens da MT 130, sentido Paranatinga. Nas imagens é possível ver o momento em que o militar desfere um tapa contra o rosto da adolescente de 14 anos.

De acordo com o boletim de ocorrência, a Polícia Militar (PM) havia sido acionada na madrugada de domingo (24), para dispersar as pessoas que estavam causando transtornos na rodovia e causando perturbação das propriedades vizinhas a uma chácara onde tinha ocorrido uma festa, com som alto e ingestão de bebidas alcoólicas.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Segundo relatos do militar, foi realizado abordagem a algumas pessoas que estavam encostadas em um veículo e, durante a revista a um homem, a adolescente que, de acordo com o policial, estava exaltada e sob efeitos de álcool, avançou nos policiais seguida pela mãe dela. As duas foram detidas, algemadas e colocadas na viatura.

O motorista foi identificado e recebeu voz de prisão por perturbação do sossego alheio e corrupção de menores. No carro foram encontradas uma garrafa de whisky, uma de vodka, energético, caixa térmica e outros produtos. Os três foram conduzidos para a delegacia.

Em entrevista, o tenente-coronel Cleiton de Moura Viana, comandante do 14º Batalhão da Polícia Militar de Primavera do Leste, explicou que foram várias solicitações a respeito de perturbação de sossego alheio no local e que a agressão teria ocorrido durante a tentativa de abordagem a alguns suspeitos.

“Como é possível ver no vídeo foi realizado a busca pessoal em três indivíduos que se encontravam encostado no veículo e haviam três mulheres que elas estavam intervindo, aparentemente contrárias aquele procedimento policial. As imagens falam por si só, o policial realizando a abordagem, houve essa intervenção da mulher, onde verifica-se que o policial desfere um tapa na face de uma das mulheres e logo em seguida, da continuidade, algema uma delas”, disse o tenente-coronel.

Outro ponto que está causando discussão nas redes, é o fato de que as mulheres teriam sido abordadas por policiais homens. O comandante tenente-coronel Cleiton, ressalta que na ocasião não foi realizado abordagem e busca pessoal nas mulheres, apenas a detenção e condução. “Cabe ressaltar que naquela situação, as mulheres não foram abordadas pelo policial militar. O policial masculino ele pode até realizar a detenção e a condução de uma mulher, porém, a busca pessoal, essa busca mais íntima, ela só pode ser realizada através de uma policial militar feminina”.

Segundo o tenente-coronel Cleiton, através das imagens, será aberto um processo de investigação para apurar a conduta do militar, podendo ser repreendido ou até ser excluído da corporação e que o policial já foi afastado dos serviços operacionais nas ruas. “As imagens são imagens fortes e agora a Polícia Militar irá estar apurando os fatos trazidos através daquela filmagem, onde o policial militar já foi retirado do serviço operacional, realizando serviço somente de guarda do quartel, foi determinado, sumariamente, a instauração de processo investigatório para apurar a conduta desse policial militar. Caso seja verificado o excesso, o abuso de autoridade por parte desse policial, ele vai ser responsabilizado pelos seus atos e suas ações, cabendo dizer que essa punição ela pode ser desde uma repreensão até mesmo a exclusão das fileiras da corporação”.

Aglomeração na rodovia

O comandante do 14º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Cleiton, disse que as reclamações de perturbação e aglomeração às margens da MT 130 são constantes. Segundo ele, após a divulgação do vídeo, proprietários de imóveis da região, entraram em contato com ele e relataram que, inclusive, houve registros de acidentes envolvendo caminhões e maquinários agrícolas com danos em veículo de pessoas que ficam no local. De acordo com empresários, essas pessoas acabam seguindo esses funcionários e realizam ameaças.

“Essas solicitações elas vêm por parte dos proprietários, dos empresários que possuem propriedades ali, elas são muitas, inclusive, após a divulgação deste vídeo, empresários já fizeram contato comigo informando a respeito dessa aglomeração, desse problema que vem ocorrendo naquela região, inclusive de ameaças por parte de pessoas que estão ali e veículos que saem das empresas para trabalhar na madrugada. Alguns já colidiram causando danos a veículos dessas pessoas que estão estacionados de forma irregular, obstruindo a passagem de veículos que saem para fazer o seu trabalho e essas pessoas seguem esses profissionais até os locais de trabalho e realizam ameaças”, explicou o comandante.

Ele reforça que em casos como esses, a Polícia Militar deve sempre ser acionada para realizar a dispersão e, se necessário, realizar a condução de envolvidos. “Já orientei a esses proprietários que conversem com seus funcionários que forem submetidos a esse tipo de ação por parte dessas pessoas, que vão até a delegacia ou solicitem a presença da Polícia Militar para realizar o registro da ocorrência para responsabilização devida”, finalizou.

VÍDEO

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]